ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Especialistas em VM dão dicas preciosas para aumentar as vendas da loja neste Natal

Especialistas em VM dão dicas preciosas para aumentar as vendas da loja neste Natal

01 dez 2019

Três das mais qualificadas profissionais em VM do País orientam sobre como melhorar o PDV na principal época do ano para o comércio:

  • Sonia Paloshi, cuja contribuição para a evolução do VM no varejo foi das mais valiosas, diretora de VM da Abiesv e sócia-diretora da Purchase Comunicação e Marketing;
  • Lilian Salmim, professora em VM, que hoje tem seu estúdio onde desenvolve projetos de designer store e técnicas de VM exclusivas;
  • Sylvia Demetresco, foi professora de VM na Suíça e Paris, e hoje leciona na FAAP e Belas Artes e é autora de dezenas de livros sobre vitrine, entre outros temas.

O Natal é a data mais importante do ano, segundo Sonia Paloshi, “é quando os números ultrapassam qualquer data do varejo e as lojas vendem mais, tem mais produtos e maior visibilidade”.

Para aproveitar a oportunidade, a especialista orienta que, em primeiro lugar, é fundamental ter a loja abastecida e não deixar o cliente sair sem sua compra. “O VM tem como tarefa encher os olhos dos consumidores, arrumando de forma eficiente os produtos. O importante é que o cliente consiga ver, através das técnicas do VM, tudo o que existe na loja, com qualidade, atratividade e preços imbatíveis, pois uma boa apresentação agrega valor ao produto. E, claro, sem deixar de lado um excelente atendimento”. Conforme Sonia, as vitrines seguem mais cenográficas e quanto mais natalinas, mais atraem para dentro da loja todos que passarem por ela.

Outra sênior em VM, Lilian Salmim, orienta o varejista de que o Natal  precisa ter uma programação planejada, que vai desde o mix de produtos até a decoração da vitrine, e isso deve ser feito com muita antecedência. “Um mix de produtos que atenda essa época é aquele presente com valor mais acessível e possa ser sinalizado na vitrine. Mas é valido lembrar que as pessoas se presenteiam, também, com um look, um celular etc…É muito importante que sua vitrine tenha essa variedade”. Outra boa dica de Lilian é levar em consideração que algumas religiões não comemoram o Natal, por isso o “Feliz Natal” na vitrine, pode ser substituído por “Boas Festas”.

Vitrine de Natal na Canal – portfólio Lilian Salmim

E uma tendência que tem conquistado internautas são os espaços instagramáveis, ambientes criados para os clientes interagirem nas redes sociais, gerando conteúdo para marca e divulgação. “Esse ambiente precisa ser visualmente atrativo, para que o cliente possa tirar fotos e selfies. Nas redes sociais com a utilização do hashtag isso é uma grande estratégia de Marketing e VM.”, explica a especialista.

Já, as tendências de VM no exterior, segundo Liliam estão relacionadas desde muita tecnologia, até movimentos de sustentabilidade, simples e criativo. “A tecnologia trás opções como a realidade aumentada, onde o virtual consegue parecer real. Uma tendência do exterior e agora já presente no Brasil é o aplicativo da empresa Expor Manequins, que possibilita a visualização de manequins no espaço de vitrine da loja. Boa dica para quem quer confirmar o que fica visualmente melhor”.

Reaproveitar é uma tendência que também pode ser interessante. A especialista conta que empresas como a Anthropologie (varejista de roupa americana) utiliza materiais que poderiam ser descartados na natureza, gerando lixo, e dão um formato criativo nas vitrines, como pneus, garrafas pet, pratos descartáveis, entre outros.

Para o pequeno varejista também é possível deixar a loja mais atraente nesta época do ano. “Como temos acesso a informações hoje, é possível por exemplo ver várias opções de decoração “faça você mesmo”, por meio de aplicativos. Um deles é o Pinterest, que tem muitos tutoriais”.

Aplicativo da Expor manequins para
Visualização de manequins no seu
espaço de vitrine.

Cores

Verde, vermelho, prata e dourado são as cores mais usadas para decoração de Natal, e todas chamam muito atenção. “O prata e o dourado trazem um aspecto mais sofisticado e neutro, vermelho e verde traduzem a essência do Natal com mais ênfase”, diz Lilian.

Já Sylvia Demetresco, professora de pós-graduação de arquitetura e design e do curso livre de VM da FAAP e de cenografia comercial na área de design na Belas Artes, acredita que o vermelho e verde já estejam ‘um pouco batido’. Segundo a especialista, boas cores para as lojas usarem no Natal são nas composições branco, azul e dourado ou branco, turquesa e dourado. “O bom é que essas cores servem também para o Réveillon, basta tirar por exemplo os detalhes de azul e deixar o branco e o dourado”, explica. Sylvia conta, como curiosidade, que na Alemanha e Suíça as cores predominantes nesta época do ano são violeta, verde e prata.

Segundo a professora tem outros fatores que ajudam nas vendas: oferecer experiência de compra ao cliente, bom atendimento e a boa exposição do produto. “86% dos consumidores entram na loja atraídos pelo que está na vitrine. Não vale a pena lotar a vitrine. O ideal é colocar dois produtos, com acessórios, bolsa, sapato, por exemplo”. E outras questões que a especialista ressalta: “o que está na vitrine tem que estar em evidência dentro da loja e a iluminação é fundamental, na vitrine e nos pontos focais”.

Sonia Paloschi — com 30 anos de atuação na área de varejo e hoje à frente do Grupo Purchase Marketing & Visual Merchandising (https://www.purchase.com.br/), responsável por projetos de Store Design e Visual Merchandising, além de diretora de VM da Abiesv. Com uma contribuição valiosa para a evolução do VM no varejo, a executiva já desenvolveu projetos como gestora para a C&A, Riachuelo, Mappin, Mesbla e Ponto Frio, entre outros. Há 21 anos no comando do Grupo Purchase, realizou trabalhos para Marisa, Hering, Petz, Tramontina, Sena Madureira, O Boticário, além de ter repetido alguns clientes do seu tempo de gestora. O Purchase, inaugurado em 1998, começou no nicho de Shopping Centers, como Shopping Eldorado e Parque D. Pedro Shopping, em Campinas (SP). Hoje está consolidada no mercado de consultoria em desenvolvimento de formato de loja, correspondendo aos três pilares: Marketing, Operações e Compras.

Lilian Salmim – Sênior em Visual Merchandising, atua na área há mais de 16 anos. Formada em Designer de Interiores, com especialização em Visual Merchandising, em Londres, na College Fashion, e outros cursos extracurriculares todos voltados para VM e Vitrinismo. Com tantos anos de experiência também lecionou no Senac, e em outros cursos livres. Desde 2014 tem seu próprio Estúdio de VM, o LS Visual Merchandising, que leva no nome suas iniciais, e onde desenvolve Projetos de Designer Store exclusivos e apresenta técnicas de VM que possam melhorar o Ponto De Venda. Sua missão profissional é realizar sonhos, tornar as lojas mais bonitas e traduzir a essência através de inteligentes estratégias. Esse é o seu universo criativo! Acompanhe duas redes sociais: @liliansalmim // LS Visual.

Sylvia Demetresco — Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com pós-doutorado em Semiótica no Instituto Universitário da França, em Paris. Professora de Visual Merchandising na Ecole Supérieure de Visual Merchandising, em Vevey, na Suíça, de 2003 a 2018; editora da revista internacional INSPIRATION, especializada em visual merchandising, na Suíça de 1980 a 2013. Professora na escola do luxo ISTEC, em Paris 2004 a 2013. Trabalhou como diretora de VM na empresa Relógios Rolex, por 30 anos, de 1972 a 2002. VM da Loja Natura Paris de 2005 a 2010. Presta consultoria e ministra aulas em várias escolas, universidades nacionais e internacionais. Exposição de colagens em Genebra, Paris, São Paulo – PUC. Eventos de VM, Imagens Urbanas, Rio de Janeiro 2009, 2010, 2011. Evento consumo PUC e Anhembi, 2011, 2013, 2014. Autora de 13 livros sobre vitrinas e VM. Artigos na revista World Fashion, sobre vitrinas, desde 2013. Atualmente é professora na pós-graduação de arquitetura e design e no curso livre de VM da FAAP, 2015 a 2019; cenografia comercial na área de design na Belas Artes e no curso de moda no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, 2017 a 2019. Participação do Colóquio de Moda desde o 1º até o 14º como palestrante, comitê científico- tema – VM e Semiótica. Evento Homem Brasileiro de Mário Queiroz, coordenado da exposição com Noemi Saga, 2015 a 2018. Autora de vários livros sobre vitrinas, entre outros: VITRINA CONSTRUÇÃO DE ENCENAÇÕES, pela editora SENAC, 2000, 1ª edição, 6ª edição 2015; VITRINAS E EXPOSIÇÕES: ARTE E TÉCNICA DO VISUAL MERCHANDISING. Editora Érica, São Paulo, 2014; VITRINAS: ARTE, HISTÓRIA E CONSUMO de São Paulo. Editora Via das Artes, São Paulo, 2014.

 

Foto principal: Vitrina de natal esse ano, na Secia Modas no Brás, do portfólio de Lilian Salmim.