Especialistas em VM dão dicas preciosas para aumentar as vendas da loja neste Natal
Três das mais qualificadas profissionais em VM do País orientam sobre como melhorar o PDV na principal época do ano para o comércio:
- Sonia Paloshi, cuja contribuição para a evolução do VM no varejo foi das mais valiosas, diretora de VM da Abiesv e sócia-diretora da Purchase Comunicação e Marketing;
- Lilian Salmim, professora em VM, que hoje tem seu estúdio onde desenvolve projetos de designer store e técnicas de VM exclusivas;
- Sylvia Demetresco, foi professora de VM na Suíça e Paris, e hoje leciona na FAAP e Belas Artes e é autora de dezenas de livros sobre vitrine, entre outros temas.
O Natal é a data mais importante do ano, segundo Sonia Paloshi, “é quando os números ultrapassam qualquer data do varejo e as lojas vendem mais, tem mais produtos e maior visibilidade”.
Para aproveitar a oportunidade, a especialista orienta que, em primeiro lugar, é fundamental ter a loja abastecida e não deixar o cliente sair sem sua compra. “O VM tem como tarefa encher os olhos dos consumidores, arrumando de forma eficiente os produtos. O importante é que o cliente consiga ver, através das técnicas do VM, tudo o que existe na loja, com qualidade, atratividade e preços imbatíveis, pois uma boa apresentação agrega valor ao produto. E, claro, sem deixar de lado um excelente atendimento”. Conforme Sonia, as vitrines seguem mais cenográficas e quanto mais natalinas, mais atraem para dentro da loja todos que passarem por ela.
Outra sênior em VM, Lilian Salmim, orienta o varejista de que o Natal precisa ter uma programação planejada, que vai desde o mix de produtos até a decoração da vitrine, e isso deve ser feito com muita antecedência. “Um mix de produtos que atenda essa época é aquele presente com valor mais acessível e possa ser sinalizado na vitrine. Mas é valido lembrar que as pessoas se presenteiam, também, com um look, um celular etc…É muito importante que sua vitrine tenha essa variedade”. Outra boa dica de Lilian é levar em consideração que algumas religiões não comemoram o Natal, por isso o “Feliz Natal” na vitrine, pode ser substituído por “Boas Festas”.
Vitrine de Natal na Canal – portfólio Lilian Salmim
E uma tendência que tem conquistado internautas são os espaços instagramáveis, ambientes criados para os clientes interagirem nas redes sociais, gerando conteúdo para marca e divulgação. “Esse ambiente precisa ser visualmente atrativo, para que o cliente possa tirar fotos e selfies. Nas redes sociais com a utilização do hashtag isso é uma grande estratégia de Marketing e VM.”, explica a especialista.
Já, as tendências de VM no exterior, segundo Liliam estão relacionadas desde muita tecnologia, até movimentos de sustentabilidade, simples e criativo. “A tecnologia trás opções como a realidade aumentada, onde o virtual consegue parecer real. Uma tendência do exterior e agora já presente no Brasil é o aplicativo da empresa Expor Manequins, que possibilita a visualização de manequins no espaço de vitrine da loja. Boa dica para quem quer confirmar o que fica visualmente melhor”.
Reaproveitar é uma tendência que também pode ser interessante. A especialista conta que empresas como a Anthropologie (varejista de roupa americana) utiliza materiais que poderiam ser descartados na natureza, gerando lixo, e dão um formato criativo nas vitrines, como pneus, garrafas pet, pratos descartáveis, entre outros.
Para o pequeno varejista também é possível deixar a loja mais atraente nesta época do ano. “Como temos acesso a informações hoje, é possível por exemplo ver várias opções de decoração “faça você mesmo”, por meio de aplicativos. Um deles é o Pinterest, que tem muitos tutoriais”.
Aplicativo da Expor manequins para
Visualização de manequins no seu
espaço de vitrine.
Cores
Verde, vermelho, prata e dourado são as cores mais usadas para decoração de Natal, e todas chamam muito atenção. “O prata e o dourado trazem um aspecto mais sofisticado e neutro, vermelho e verde traduzem a essência do Natal com mais ênfase”, diz Lilian.
Já Sylvia Demetresco, professora de pós-graduação de arquitetura e design e do curso livre de VM da FAAP e de cenografia comercial na área de design na Belas Artes, acredita que o vermelho e verde já estejam ‘um pouco batido’. Segundo a especialista, boas cores para as lojas usarem no Natal são nas composições branco, azul e dourado ou branco, turquesa e dourado. “O bom é que essas cores servem também para o Réveillon, basta tirar por exemplo os detalhes de azul e deixar o branco e o dourado”, explica. Sylvia conta, como curiosidade, que na Alemanha e Suíça as cores predominantes nesta época do ano são violeta, verde e prata.
Segundo a professora tem outros fatores que ajudam nas vendas: oferecer experiência de compra ao cliente, bom atendimento e a boa exposição do produto. “86% dos consumidores entram na loja atraídos pelo que está na vitrine. Não vale a pena lotar a vitrine. O ideal é colocar dois produtos, com acessórios, bolsa, sapato, por exemplo”. E outras questões que a especialista ressalta: “o que está na vitrine tem que estar em evidência dentro da loja e a iluminação é fundamental, na vitrine e nos pontos focais”.
Sonia Paloschi — com 30 anos de atuação na área de varejo e hoje à frente do Grupo Purchase Marketing & Visual Merchandising (https://www.purchase.com.br/), responsável por projetos de Store Design e Visual Merchandising, além de diretora de VM da Abiesv. Com uma contribuição valiosa para a evolução do VM no varejo, a executiva já desenvolveu projetos como gestora para a C&A, Riachuelo, Mappin, Mesbla e Ponto Frio, entre outros. Há 21 anos no comando do Grupo Purchase, realizou trabalhos para Marisa, Hering, Petz, Tramontina, Sena Madureira, O Boticário, além de ter repetido alguns clientes do seu tempo de gestora. O Purchase, inaugurado em 1998, começou no nicho de Shopping Centers, como Shopping Eldorado e Parque D. Pedro Shopping, em Campinas (SP). Hoje está consolidada no mercado de consultoria em desenvolvimento de formato de loja, correspondendo aos três pilares: Marketing, Operações e Compras.
Lilian Salmim – Sênior em Visual Merchandising, atua na área há mais de 16 anos. Formada em Designer de Interiores, com especialização em Visual Merchandising, em Londres, na College Fashion, e outros cursos extracurriculares todos voltados para VM e Vitrinismo. Com tantos anos de experiência também lecionou no Senac, e em outros cursos livres. Desde 2014 tem seu próprio Estúdio de VM, o LS Visual Merchandising, que leva no nome suas iniciais, e onde desenvolve Projetos de Designer Store exclusivos e apresenta técnicas de VM que possam melhorar o Ponto De Venda. Sua missão profissional é realizar sonhos, tornar as lojas mais bonitas e traduzir a essência através de inteligentes estratégias. Esse é o seu universo criativo! Acompanhe duas redes sociais: @liliansalmim // LS Visual.
Sylvia Demetresco — Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com pós-doutorado em Semiótica no Instituto Universitário da França, em Paris. Professora de Visual Merchandising na Ecole Supérieure de Visual Merchandising, em Vevey, na Suíça, de 2003 a 2018; editora da revista internacional INSPIRATION, especializada em visual merchandising, na Suíça de 1980 a 2013. Professora na escola do luxo ISTEC, em Paris 2004 a 2013. Trabalhou como diretora de VM na empresa Relógios Rolex, por 30 anos, de 1972 a 2002. VM da Loja Natura Paris de 2005 a 2010. Presta consultoria e ministra aulas em várias escolas, universidades nacionais e internacionais. Exposição de colagens em Genebra, Paris, São Paulo – PUC. Eventos de VM, Imagens Urbanas, Rio de Janeiro 2009, 2010, 2011. Evento consumo PUC e Anhembi, 2011, 2013, 2014. Autora de 13 livros sobre vitrinas e VM. Artigos na revista World Fashion, sobre vitrinas, desde 2013. Atualmente é professora na pós-graduação de arquitetura e design e no curso livre de VM da FAAP, 2015 a 2019; cenografia comercial na área de design na Belas Artes e no curso de moda no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, 2017 a 2019. Participação do Colóquio de Moda desde o 1º até o 14º como palestrante, comitê científico- tema – VM e Semiótica. Evento Homem Brasileiro de Mário Queiroz, coordenado da exposição com Noemi Saga, 2015 a 2018. Autora de vários livros sobre vitrinas, entre outros: VITRINA CONSTRUÇÃO DE ENCENAÇÕES, pela editora SENAC, 2000, 1ª edição, 6ª edição 2015; VITRINAS E EXPOSIÇÕES: ARTE E TÉCNICA DO VISUAL MERCHANDISING. Editora Érica, São Paulo, 2014; VITRINAS: ARTE, HISTÓRIA E CONSUMO de São Paulo. Editora Via das Artes, São Paulo, 2014.
Foto principal: Vitrina de natal esse ano, na Secia Modas no Brás, do portfólio de Lilian Salmim.