ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Especialista em VM e Design de Interiores fala sobre como criar espaços que atraiam e encantem clientes

Especialista em VM e Design de Interiores fala sobre como criar espaços que atraiam e encantem clientes

13 Maio 2021

As tecnologias usadas hoje no varejo, o reaproveitamento de cenários e equipamentos, e a tendência do Raw Beauty, estética da beleza crua, “de cara limpa” são alguns dos assuntos abordados por Sarah Barbosa, a entrevistada dessa semana no Portal do Varejo

Formada em Moda e Design de Interiores, pós-graduada em Moda, Arte e Contemporaneidade pela UNIFACS – Universidade Salvador/BA, Sarah é membro do Comitê de Visual Merchandising da ABIESV, atua na área de Retail Design, com 10 anos de experiência em projetos para espaços comerciais e técnicas de VM, aplicadas ao PDV. Na carreira, foca na criação de design que traz melhorias para os espaços. Trabalhando sempre com a exposição estratégica de produtos em lojas, já atuou em grandes marcas do varejo, como: Espaço Fashion, Mara Mac, Forever 21 e Arezzo.

“O mercado precisa estar em constante transformação”, diz Sarah. E é nesse tom que a especialista conversa no pingue-pongue.

. Como atrair o cliente pela vitrine, nos dias de hoje?

S.B. – Em um momento de crise sanitária mundial, o conceito do que é essencial para cada indivíduo se altera devido a inúmeras variáveis, que influenciam no poder de compra e no comportamento. Dentro dessa nova realidade em que vivemos, apresentar produtos com um bom custo/benefício pode ser uma ótima estratégia para atrair clientes. Não deixando de lado, também, a ferramenta on-line, que ganhou ainda mais força para auxiliar lojistas e empresas a se comunicarem e atraírem seu público-alvo. O artifício da tecnologia, também, é um apelo forte de atração. Videowall (equipamento com uma série de monitores conectados, de modo a formar uma grande tela), telas interativas, realidade aumentada (RA) e aplicativos de fidelização são estratégias muito usadas por marcas em suas vitrines ou PDV. Mensagens de positivismo, prosperidade e empatia são uma ótima pedida para se aproximar do consumidor que está a tanto tempo longe.

. Como encantar o cliente no interior da loja: araras, espaços de compras e provadores? O que é preciso, nos dias de hoje, tanto em lojas de moda como em outros setores?

S.B. – É imprescindível uma equipe bem treinada, com conhecimento do produto que está a venda, sorriso no rosto e empatia para transmitir conforto e carinho para esse cliente, que, aos poucos, está voltando a frequentar os centros comerciais. É importante que a escolha de materiais e revestimentos aliados as estratégias de exposição de produtos em uma loja, estejam sempre alinhados ao branding da marca e o seu público-alvo para ser uma receita de sucesso. O próximo passo é seguir com todo critério as regras em vigor para distanciamento social no comércio e a limpeza do ambiente e produtos. Hoje, em qualquer tipo de ambiente comercial, o cliente busca a segurança em primeiro lugar para que se sinta confortável e apto a reviver a experiência de uso/compra em quaisquer espaços físicos.

. Com a pandemia, quais as mudanças mais acentuadas no visual da loja?

S.B. – Além dos protocolos de distanciamento e higienização, que devem estar presentes em todos os espaços comerciais, percebo que está acontecendo um “reaproveitamento” de cenários, displays, mobiliários e ambientações de loja em geral. Os espaços, vitrines e equipamentos tem recebido um makeover, dando assim uma renovada no visual, mesmo que seja para oferecer produtos que já estavam em loja. Algumas empresas estão passando pela dificuldade de abastecimento de produtos, já que a crise acaba atingindo toda a cadeia de produção de uma indústria. Sendo assim, contrate um profissional especializado na área de Visual Merchandising para orientá-lo sobre quais as melhores estratégias de exposição de produtos em loja.

. O que tem feito de projetos e visto de mais inovador este ano, que possam servir de tendências?

S.B – Aos poucos o varejo está voltando à ativa e a demanda de trabalhos também. Claro! Tudo em um novo formato e com logísticas adaptadas. Mas existem setores do varejo que, assim como outros serviços, tiveram um crescimento inesperado nesse período de pandemia. Tenho feito trabalhos para o setor de Home Décor e noto um crescimento na oferta de produtos, ambientes, moda, cosméticos e até serviços inspirados na tendência do Raw Beauty. Essa estética da beleza crua, “de cara limpa”, minimalismo, com cores neutras e texturas naturais, está fortemente presente nas tendências de consumo desses novos tempos. Fiquem atentos as novas marcas que estão surgindo e, também, as estratégias de marketing e branding que vem atreladas a elas. O mundo muda, o consumidor se atualiza e o mercado precisa estar em constante transformação.

Vitrine  (Mara Mac) — Montagem dos projetos Sarah Barbosa

VT Ação Jeans Espaço Fashion – Montagem dos projetos Sarah Barbosa

Foto da abertura: ambientação Showroom Arezzo (criação dos conceitos criativos para vitrine e ambientação Sarah Barbosa)