ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Da segurança às vendas, varejo ganha CFTV cada vez mais inteligente

Da segurança às vendas, varejo ganha CFTV cada vez mais inteligente

28 nov 2023

O CFTV (Circuito Fechado de TV) é uma das soluções mais utilizadas entre os lojistas no Brasil. A 6ª Pesquisa de Perdas no Varejo Brasileiro, elaborada pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), aponta que em geral o CFTV está presente em 97% dos principais varejistas do país. E o sistema, a cada ano, experimenta uma evolução em sua tecnologia, principalmente com o advento da inteligência artificial, que traz informações precisas sobre comportamento de clientes e visitantes nas lojas, além da já tradicional segurança à empresa contra furtos e roubos.

A Sesami disponibiliza o Retail Video Analitycs (RVA), que, por meio de tecnologia embarcada (sem necessidade de servidores locais), utiliza imagens capturadas por câmeras especiais transformando-as em dados para inteligência de marketing, vendas e gestão. Além disso, é possível definir indicadores e analisar dados que permitem ao varejista criar novas estratégias para aumentar a performance e mix de produtos nas lojas.

O RVA, analítico de vídeo para o varejo, pode ser personalizado de acordo com a necessidade de cada loja. “Ele consegue medir a atratividade de cada gôndola ou expositor, quem passou por ela e quanto tempo permaneceu naquele espaço. Para os times de Marketing e Vendas esses dados são importantíssimos para elaboração de campanhas e atração de clientes”, argumenta Marcelo Andrade, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Sesami.

Alia-se ao RVA agora a nova câmera Fisheye e identificação facial da Sesami. Com ela é possível analisar as entradas e os provadores da loja, contabilizar o número de clientes que passaram por ela, inclusive por sexo e devidamente separados por uma média de faixa etária.

A Fisheye possibilita ao varejista ter o mapa de calor, que aponta as áreas mais visitadas da loja com dados numéricos, gestão de filas, com a emissão de alertas para ações que minimizem o tempo de espera do cliente, e a gestão de áreas nobres, o que faz a equipe de vendas ser mais assertiva na abordagem aos consumidores e obter maior conversão de vendas.

Em termos de novidades há ainda, também com tecnologia embarcada na linha IP, a câmera que faz a contagem de pessoas apenas pela leitura facial, gerando informações importantes para inteligência do negócio. “O varejista consegue visualizar quem está passando por sua vitrine e quantas efetivamente entraram na loja”, explica Andrade.

Boa novidade em breve no mercado – A Sesami vai apresentar ao mercado também, muito em breve, uma câmera termográfica que permitirá ao varejista acompanhar o cliente pela temperatura do corpo. “Se um cliente tentar sair com uma picanha do mercado presa ao corpo, essa área onde está a peça estará destacada na câmera. Assim a equipe de segurança pode ser acionada para fazer uma abordagem muito mais segura”, comenta Andrade.

A grande vantagem da Sesami no mercado é a forma como a companhia entrega os serviços. “Se usarmos apenas o software, as informações já existem, mas é preciso organizá-las de maneira que os varejistas a entendam. Por isso, por meio de uma API, disponibilizamos as informações capturadas diretamente nas câmeras de maneira inteligente e com baixíssimo consumo de banda da loja, no dashboard do portal Sesami”, explica Andrade.

Esses dados, aliados a uma análise mais detalhada obtida com tecnologia, como diz o executivo da Sesami, funcionam para guiar as estratégias dos varejistas. “Da exposição dos produtos, às promoções e medições de resultado de campanhas de marketing, tudo isso pode ser melhorado com a ajuda das análises de vídeo”, afirma.

_______________________________________________________

 SOBRE A SESAMI (https://www.sesami.io/)

A Sesami Management Technologies Corp. é uma recém-criada fruto da união da sueca Gunnebo Cash Management e da norte-americana Tidel em 2022. Com capacidade para atendimento global, a Sesami é uma plataforma aberta, integrada e sofisticada de business intelligence (BI) que oferece serviços personalizáveis, incluindo software, dispositivos inteligentes e serviços gerenciados para ecossistemas de caixa de ponta a ponta e operações de automação de PDV.

_______________________________________________________