Cresce número de empresas de varejo no Brasil signatárias do Pacto Global da ONU
O grupo Aramis Inc. (das marcas Aramis e Urban Performance), grife de moda masculina, acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, se unindo a marcas como Ambev, Americanas, Natura, Carrefour, Boticário, Nestlé, Renner, entre outras, que já aderiram ao Pacto e têm o compromisso de alinhar suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.
A Aramis Inc., em 2022, começou a publicar o Relatório de Sustentabilidade, oferecendo transparência a políticas e processos internos. Também no ano passado, passou a integrar o grupo de marcas que apoiam o Sou de Algodão, movimento de conscientização da cadeia de moda sobre a relevância do algodão para o mundo e a importância do incentivo às práticas responsáveis no setor.
Dobra número de membros
Lançado há 23 anos, o Pacto Global das Nações Unidas tem 20 mil empresas membro, entidades e instituições mundiais (em 164 países), sendo 1.900 signatários no Brasil – número que praticamente dobrou nos últimos dois anos e que coloca o país entre as três maiores redes no mundo, ao lado de Espanha e França –, com o objetivo de tornar o planeta mais sustentável. Também é um dos principais promotores da chamada Agenda 2030, composta pelos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Há um ano, o Pacto Global no Brasil criou a estratégia Ambição 2030, que consiste em oito movimentos com metas específicas em áreas como equidade de gênero e raça, saúde mental, mudanças climáticas e economia circular, entre outras. Da qual já aderiram 300 empresas.
Entre as metas do Pacto Global/ Ambição 2030 estão:
. alcançar 1,5 mil empresas com mais de 15 mil pessoas negras (ou de origem indígena e quilombola) e 11 mil mulheres em posições de liderança até 2030;
. engajar 1.000 empresas e impactar 10 milhões de trabalhadores em programas estruturantes de saúde mental;
. garantir 100% de salário digno aos funcionários e suas cadeias de valor
. e promover um movimento de universalização do acesso a água e saneamento básico, beneficiando 100 milhões de pessoas.
No último mês de março, o Pacto Global realizou um evento a respeito, em São Paulo, onde se discutiu os avanços rumo ao cumprimento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O CEO do Pacto Global no mundo, Sanda Ojiambo, destacou que, no ano passado, 90% das empresas afiliadas afirmaram que a adesão à iniciativa as ajudou a promover políticas e práticas de responsabilidade corporativa.
Segundo pesquisa (de março desse ano) do Pacto Global em parceria com a Stilingue, plataforma de monitoramento digital com inteligência artificial e com a consultoria Falconi, 78,4% das empresas no Brasil afirmaram ter inserido a agenda ESG (em português Ambiental, Social e Governança) na elaboração de suas estratégias de negócios.
O estudo, que envolveu 190 empresas e organizações, mostra também que 62,1% das empresas têm investido em iniciativas de redução das emissões de gases de efeito estufa, especialmente nos setores de indústria, infraestrutura, comércio e agronegócio.
Aramis — fundada em 1995 pelo empresário francês Henri Stad, inaugurou a primeira loja no Brasil no Shopping Iguatemi (SP/SP). Em 2003, expandiu a marca com lojas em todo País – e foi quando nasceu a primeira franquia. Em 2014, Richard Stad (filho do fundador Henri) assume como CEO, transformando a marca com uma visão inovadora. Em 2017 é lançado o e-commerce da Aramis e inaugurada a loja conceito. Hoje, a Aramis tem 88 lojas no Brasil e 5 outlets.
Loja da Aramis no Shopping Pátio Paulista, em São Paulo
Foto: Divulgação
Fontes: Mercado e Consumo; Época Negócios; Portal Pacto Global