ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Cresce número de empresas de varejo no Brasil signatárias do Pacto Global da ONU

Cresce número de empresas de varejo no Brasil signatárias do Pacto Global da ONU

30 jun 2023

O grupo Aramis Inc. (das marcas Aramis e Urban Performance), grife de moda masculina, acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, se unindo a marcas como Ambev, Americanas, Natura, Carrefour, Boticário, Nestlé, Renner, entre outras, que já aderiram ao Pacto e têm o compromisso de alinhar suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

A Aramis Inc., em 2022, começou a publicar o Relatório de Sustentabilidade, oferecendo transparência a políticas e processos internos. Também no ano passado, passou a integrar o grupo de marcas que apoiam o Sou de Algodão, movimento de conscientização da cadeia de moda sobre a relevância do algodão para o mundo e a importância do incentivo às práticas responsáveis no setor.

Dobra número de membros

Lançado há 23 anos, o Pacto Global das Nações Unidas tem 20 mil empresas membro, entidades e instituições mundiais (em 164 países), sendo 1.900 signatários no Brasil – número que praticamente dobrou nos últimos dois anos e que coloca o país entre as três maiores redes no mundo, ao lado de Espanha França –, com o objetivo de tornar o planeta mais sustentável. Também é um dos principais promotores da chamada Agenda 2030, composta pelos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Há um ano, o Pacto Global no Brasil criou a estratégia Ambição 2030, que consiste em oito movimentos com metas específicas em áreas como equidade de gênero e raça, saúde mental, mudanças climáticas e economia circular, entre outras. Da qual já aderiram 300 empresas.

Entre as metas do Pacto Global/ Ambição 2030 estão:

.  alcançar 1,5 mil empresas com mais de 15 mil pessoas negras (ou de origem indígena e quilombola) e 11 mil mulheres em posições de liderança até 2030;

. engajar 1.000 empresas e impactar 10 milhões de trabalhadores em programas estruturantes de saúde mental;

. garantir 100% de salário digno aos funcionários e suas cadeias de valor

. e promover um movimento de universalização do acesso a água e saneamento básico, beneficiando 100 milhões de pessoas.

No último mês de março, o Pacto Global realizou um evento a respeito, em São Paulo, onde se discutiu os avanços rumo ao cumprimento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O CEO do Pacto Global no mundo, Sanda Ojiambo, destacou que, no ano passado, 90% das empresas afiliadas afirmaram que a adesão à iniciativa as ajudou a promover políticas e práticas de responsabilidade corporativa.

Segundo pesquisa (de março desse ano) do Pacto Global em parceria com a Stilingue, plataforma de monitoramento digital com inteligência artificial e com a consultoria Falconi, 78,4% das empresas no Brasil afirmaram ter inserido a agenda ESG (em português Ambiental, Social e Governança) na elaboração de suas estratégias de negócios.

O estudo, que envolveu 190 empresas e organizações, mostra também que 62,1% das empresas têm investido em iniciativas de redução das emissões de gases de efeito estufa, especialmente nos setores de indústria, infraestrutura, comércio e agronegócio.

Aramis — fundada em 1995 pelo empresário francês Henri Stad, inaugurou a primeira loja no Brasil no Shopping Iguatemi (SP/SP). Em 2003, expandiu a marca com lojas em todo País – e foi quando nasceu a primeira franquia. Em 2014, Richard Stad (filho do fundador Henri) assume como CEO, transformando a marca com uma visão inovadora. Em 2017 é lançado o e-commerce da Aramis e inaugurada a loja conceito. Hoje, a Aramis tem 88 lojas no Brasil e 5 outlets.

Loja da Aramis no Shopping Pátio Paulista, em São Paulo

Foto: Divulgação

 

Fontes: Mercado e Consumo; Época Negócios; Portal Pacto Global