ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Cresce interesse de compras no Dia do Consumidor

Cresce interesse de compras no Dia do Consumidor

10 mar 2023

O Dia do Consumidor, 15 de março, tem se firmado como uma data importante para as vendas do varejo.  De acordo com a Zoox Smart Data, empresa de soluções de inovação e tecnologia nos negócios, 60,97% dos consumidores aguardam pelas promoções em março com a mesma expectativa com que esperam a Black Friday, em novembro. A empresa consultou 14,7 mil pessoas, que são os clientes via rede de smart wi-fi – solução inteligente de rede sem fio para empresas (a partir das normas da LGPD).

Outra pesquisa com 2 mil empresários e empreendedores digitais mostrou que essa foi a segunda data comercial mais utilizada no e-commerce em 2022 – também atrás apenas da Black Friday. E, conforme relatório da Alli N / Social Miner, o faturamento do varejo cresceu 46% nesta data. Mesmo sendo uma promoção relativamente nova, o Dia do Consumidor já está incluído no calendário de compras do ano e vem preencher uma lacuna entre as vendas de final de ano e Dia das Mães, pois, até então, o mês de março era considerado um dos mais fracos em vendas.

Esse ano, o Dia do Cliente cai nessa sexta-feira, mas as promoções e o movimento de compras já tiveram início dia 12 de março (último domingo) e vão até esse sábado, 18 de março. A estimativa é que participem do evento mais de mil lojas, com descontos que chegam a até 80% de diferentes segmentos e produtos, tanto para quem comprar nas lojas físicas como no online. São eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, calçados, livros, itens de cuidados pessoais, pacotes de viagens entre outros. Além de incentivar o consumo, a data promove parceria das marcas com os clientes.

Entre as marcas participantes estão: Magazine LuizaBuscapé, Decolar, Casas BahiaAmericanas, Havan, CarrefourMercado Livre, Submarino, Shoptime, O Boticário entre outras. Também estarão as redes Marisa, Renner, Dafiti, Centauro, Netshoes, Pernambucanas, VestCasa, Marabraz, Havan, Além da Natura, Quem Disse, Berenice e Eudora.

Magalu

Para ter uma ideia de como essa promoção ocorre em uma grande rede, um exemplo é a Magazine Luiza que terá desconto, que promete ser de até 70%, em vários de seus itens, desde eletroportáteis, smartphones até brinquedos. Frete grátis, cupons de desconto e cashback em milhares de produtos, também estão acontecendo. As promoções valem para o site e as lojas da marca – quem for nas lojas físicas, inclusive pode contar, ainda, com o pagamento parcelado no Carnê digital Magalu. A comunicação da marca informa que os itens mais procurados são celulares, televisores, games, móveis, eletrodomésticos e utilidades para casa.

Como surgiu o Dia do Consumidor

A data foi criada em 1962 por John F. Kennedy, na época presidente dos Estados Unidos, com a intenção de se tornar um marco na defesa dos direitos dos consumidores. Em 1985, foi reconhecida como uma data mundial pela ONU (Organização das Nações Unidas).

No Brasil, o Dia do Consumidor despontou em 2014, sobretudo pela iniciativa do site Buscapé, que estabeleceu a data em parceria com mais de 500 empresas de e-commerce, como Walmart, Americanas e Dell. E já em sua primeira edição, a data teve um faturamento em vendas de R$ 174 milhões.

Crédito: Freepik