ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Conteúdo compartilhado no varejo

Conteúdo compartilhado no varejo

26 nov 2018

Este ano, os eventos Backstage do Varejo, promovidos pela Abiesv, reuniram mais de mil pessoas, de média a alta gerência, especialistas e profissionais autônomos, em torno de temas de extrema importância para o setor. Em 2018, os assuntos foram abordados — visual merchandising, iluminação, inteligência artificial, economia, mercado de Plus Size e sustentabilidade, entre outros — em palestras e debates, com apresentações de cases de sucesso e compartilhadas orientações sobre desafios.

“O evento é uma manhã de troca intensa de informações, que em muito enriquece os participantes. É um encontro único. Quem ainda não participou deve ficar atento para as chamadas dos próximos Backstage do Varejo em 2019, quando vamos para a 29ª edição, com muita satisfação”, diz Akira Nagata, presidente da Abiesv.

O ano começou com o Backstage do Varejo (27.03), sobre ‘Projeção da Economia para 2018 e Mercado Plus Size’, quando o palestrante Carlos Kawall, economista-chefe do Banco Safra, declarou: “Acreditamos em um político eleito que persista nas reformas econômicas, nas reformas dos gastos públicos, como a da previdência social. A gente quer um governo que gaste menos”. No mesmo evento, foram dadas informações preciosas sobre o mercado de Plus Size, segmento que hoje representa 5% do mercado de varejo de moda no Brasil. “O País ainda precisa ser muito explorado neste setor”, disse Douglas Santana, presidente da Associação Brasileira de Plus Size – ABPS. Segundo o empresário, este mercado tem um imenso potencial de crescimento no Brasil. “Hoje movimenta 7 bilhões de reais, apresentando um crescimento de 8,1% ao ano. E 56% da população está acima do peso ou obesa. Cerca de 112 milhões de brasileiros. Destes, 64 milhões são homens”.

Com o mesmo teor intenso, o dia em que o Backstage do Varejo debateu ‘Inteligência Artificial – Cases e Startups’ (19.6), experts do varejo e de tecnologia apresentaram resultados mensuráveis e expectativas da aplicação da IA no dia a dia. A palestrante Milena Carrera, coordenadora da CRM da Arezzo&Co, disse que estamos no meio de um processo de aculturamento digital. “Com a Inteligência Artificial dando suporte, a sofisticação do trabalho é bem maior, ainda mais quando a empresa tem uma base grande de clientes”. O também palestrante Charles Schweitzer, gerente de inovação da Leroy Merlin Brasil, afirmou que a tecnologia não substituirá totalmente o atendimento pessoal, que continuará sendo requisitado pelos clientes. O executivo falou sobre como fazer para implantar a cultura da inovação nas empresas. “A ideia é que a IA permeie todos os canais da Leroy Merlin para atender a todas as expectativas do cliente”.

Com plateia lotada, a realização do Backstage do Varejo sobre ‘Visual Merchandising e Iluminação’ (26.09) foi um sucesso e teve a presença de palestrantes também internacionais, que dividiram as experiências que tiveram em seus países: “A loja deve abrir novos mundos, novas vivências. Deve transportar o cliente para lugares que nunca esteve antes, para aprender, brincar e se envolver”, diz Eric Feigenbaum, conselheiro editorial e diretor da New York Magazine, que no evento da Abiesv, falou sobre ‘O design é o desejo’. “A loja é uma ferramenta de comunicação, o seu design tem que despertar as emoções e o desejo nos clientes”, completa Feigenbaum.

O ano foi fechado brilhantemente pela Abiesv que, em 8.11, promoveu o 28º Backstage do Varejo, sobre ‘‘Store Design e Sustentabilidade’, reunindo todos ao redor de um case de prestígio, a Omnistory Ayrton Senna (loja física no Shopping Villa Lobos e também digital), cuja profissional que participou da sua criação, Sandra Hayashida, sócia-diretora da GS&Digital, disse: “Não basta ser Omnichannel, a marca tem que ter alma”. A executiva contou sobre os bastidores da criação da loja inovadora, que é uma integração entre o universo físico e digital.

Também entre os palestrantes do dia, o publicitário Márcio Mendes, diretor de Relações Institucionais do comitê de Relações Sustentáveis da AMPRO, associação brasileira de Live Marketing e diretor da Abraps — Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, falou, no mesmo dia, sobre a importância da atuação dos profissionais de varejo na construção de lojas e modelos de negócios mais sustentáveis e como isto impacta positivamente nos resultados das organizações. “O destino do varejo e de qualquer outro negócio é o desenvolvimento sustentável”.

Fique atento(a) nas chamadas dos Backstage do Varejo de 2019 e participe, as inscrições são gratuitas.