ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Consumidor brasileiro está menos pessimista, diz economista da ACSP, em palestra no 29º Backstage do Varejo

Consumidor brasileiro está menos pessimista, diz economista da ACSP, em palestra no 29º Backstage do Varejo

28 mar 2019

Marcel Domingos Solimeo, superintendente institucional da Associação Comercial de São Paulo, foi um dos palestrantes do evento promovido pela Abiesv

 Outro palestrante foi Fernando Seabra, líder do maior projeto de incentivo ao investimento anjo de startup da América Latina. O encontro teve, ainda, apresentações de quatro startups que fizeram a diferença no varejo brasileiro

Hoje (28.03), estiveram reunidos na FAAP, renomados especialistas para a 29ª edição do Backstage do Varejo, evento promovido pela Abiesv, com temas da atualidade: ‘Projeção da Economia em 2019 e a Influência das Startups no Crescimento do Varejo’.

“Há anos a confiança do consumidor não transita na faixa do otimismo. Digamos que hoje ele está menos pessimista do que esteve nos últimos anos”, afirma em palestra o consultor e economista Marcel Domingos Solimeo, superintendente institucional da Associação Comercial de São Paulo – ACSP. Para dar este depoimento, Solimeo se baseia no Índice Nacional de Confiança – INC, pesquisa realizada pela ACSP desde 2005, que fechou o último mês de fevereiro demonstrando que a confiança do consumidor está em 98 pontos, cinco a menos do que em janeiro deste ano, quando  obteve 103 pontos – o INC varia entre zero a 200 pontos, sendo o intervalo de zero a 100 o campo do pessimismo e, de 100 a 200, o do otimismo.

“O fato é que a população ainda aguarda melhoras reais sobretudo na taxa de desemprego, que está muito elevada, são 12 milhões de desempregados no País, o que resulta em renda mais baixa”, explica. Segundo Solimeo, haverá nos próximos anos, um aumento no oferecimento de empregos de melhor qualidade. “Mas também isso depende muito da indústria, que desacelerou brutalmente nos últimos anos. Mesmo assim, se espera um crescimento do varejo, de 2 a 2,5% este ano, e de 3% nos próximos anos. Na verdade, não é bem crescimento e sim recuperação do que perdeu nos últimos anos”. E o economista tenta ser mais otimista: “Decisões importantes para o desenvolvimento da economia, como a Reforma da Previdência, ainda estão por vir e devem melhorar este cenário”, conclui.

Outro palestrante do Backstage do Varejo, Fernando Seabra, líder do maior projeto de incentivo ao investimento anjo em startups da América Latina, apresentou dados interessantes à plateia, como: “hoje existem somente 300 startups atuando no varejo brasileiro, número ainda bem pequeno e que tende a crescer bastante. O varejo é uma oportunidade e tanto para as startups, é um oceano azul total”.

Seabra é líder do GRI – Grupo de Relacionamento com Investidores do Departamento da Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera FIESP, onde está no comando do Concurso Acelera Startup (que já gerou R$ 41 milhões de investimentos). Também lidera a equipe de analistas do programa Shark Tank Brasil (exibido pelos canais Sony e TV Bandeirantes), por onde analisa centenas de projetos, a cada temporada de três meses. Por essas qualificações, tem propriedade em dizer: “Hoje a taxa de fracasso de startups é de 96,7%. Para que o negócio dê certo o requisito número 1 é que o empreendedor conheça muito bem e viva a dor a qual pretende desenvolver alguma solução, assim ele terá autoridade para tratar do assunto”. Para o especialista, a maioria empreende por motivos errados: “porque acha o chefe ruim,u quer trabalhar menos e ficar rico rápido. Cerca de 40% lançam produtos e serviços que o mercado não precisa”, conclui.

O executivo conta que hoje não se tem idade para empreender e que auxilia startups comandadas pelos dois extremos, uma criança de 9 anos de idade e um senhor de 81 anos. Para ajudar cada vez mais na área, Seabra criou uma comunidade no watsApp chamada de ‘Fábrica de Unicórnios’, hoje com 3 mil seguidores, onde responde perguntas referentes a startups. Os interessados podem entrar em seu instagram fernando.seabra e clicar no link referente.

Advogado formado pela PUC-SP, Wharton Business School – Entrepreneurship and Acceleration Program, Seabra tem especialização em Marketing pela UC-Berkeley e MBA pela Peter F. Drucker School of Business, onde foi professor assistente de eCommerce e consultor da Lexus/Toyota. Morou nos USA, França, Suíça, Panamá e Brasil.

Cases de startups – Na manhã de intensa troca de experiências, também, o ocorreu o debate Big 4, com apresentações de algumas das maiores startups do varejo no Brasil. Entre os participantes, Fabio Avellar, executive partner da ICX Labs, que inaugurou o Fitting You – espelho interativo –, na Hering Experience (Shopping Morumbi/SP), que permite navegar por catálogos de produtos escolhendo modelos e variações de cores, e traz o conceito de omnichannel, que integra o e-commerce com a loja física.

Outro integrante foi José Jarbas Pereira, CEO da Consume, que falou sobre ‘A importância da gestão da reputação online no sucesso do varejo 4.0”. A Consume criou o único monitor de reputação online global para o varejo e de satisfação do consumidor, o Reptmonitor – www.reptmonitor.com; e foi selecionada  para integrar o programa da Oracle de aceleração de startups, Oracle Global Startup Ecosystem.

Também na mesa debatedora do Big 4, Ricardo Infantozzi, sócio-fundador da Centésimo, desenvolvedora de projetos de tecnologias como games, realidade aumentada e realidade virtual, que contou sobre o trabalho junto a alguns clientes, como o Boticário, onde foi implantada uma tecnologia de propagação de conhecimento.

No debate, ainda, Jefferson Fernandes, sócio-diretor da Smart Points, inteligência de vendas que identifica e fideliza clientes, que criou um programa na qual o cliente gera pontos em todas a suas visitas ao estabelecimento, resgatando brindes ou descontos. O mediador do debate foi Bruno Ghizone, sócio-fundador da Nerds Investimentos.

Backstage do Varejo — Evento criado em 2012, já reuniu mais de 5000 pessoas, de média à alta gerência, especialistas e profissionais autônomos. Discute temas que compõem o dia a dia do setor. Atualmente, tem o patrocínio das empresas Lemca Iluminação e Omega Light. E o apoio da Associação Brasileira de Franchising -ABF, Associação Brasileira de Shopping Centers- Abrasce, Associação Comercial de Campinas – ACIC, Espaço APAS, e da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC.

Informações à imprensa

EBC – Escritório Brasileiro de Comunicação

Deborah Ferreira – cel.: 11 972522360 | dferreira02@terra.com.br