ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Como usar corretamente o Marketing Digital

Como usar corretamente o Marketing Digital

04 mar 2021

O erro de muitas empresas é acreditar que só ter um perfil bonito e produtos de primeira qualidade é o suficiente para dizer que tem ‘posicionamento digital’, é necessário saber o que seu cliente gosta de comer, ler, falar, compartilhar, e até mesmo do que ele gosta de rir. É tudo sobre pessoas, mesmo no meio digital”

 Essa é apenas uma das boas dicas dadas nessa entrevista por Rafael Cunha, responsável pelo posicionamento de brand da Omega Light, da marca cearense de fitness La Clofit e da AsBAI (Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação), com formação em marketing e especialização em Customer Experience.

Rafael Cunha. Foto: divulgação

  1. Quais os principais recursos do Marketing Digital para o varejo?

O Digital em sua totalidade é um recurso que pode ampliar a experiência de consumo. Seja as redes sociais, como o instagram e o TikTok que estão em alta, os canais de vendas como o e-commerce próprio ou marketplaces, os aplicativos de comunicação como WhatsApp e Telegram, todos possuem funcionalidades que integrados, se tornam fortes recursos que podem prospectar, atrair e converter necessidades em consumo.

O Importante é que as marcas estabeleçam diálogos diários com seus clientes, não somente oferecendo produtos, mas sim compartilhando conteúdos que façam parte do cotidiano dessas pessoas. Uma dica é estar sempre atento aos assuntos do dia e fazer deles caminho para provocar conversas entre o consumidor e a marca, recentemente a Colgate realizou um estudo onde identificou que pacientes de COVID-19 ao escovarem os dentes constantemente, diminuem a quantidade de vírus no interior da boca. Um assunto de grande interesse público utilizado como espaço para vendas de cremes dentais. Ela divulgou isso em seus principais canais digitais e ganhou repercussão orgânica nas redes sociais.

  1. Por que o varejo deve investir em marketing digital?

Investir em Marketing Digital não deve ser visto apenas em ter perfis em redes sociais, é necessário uma compreensão muito maior das formas de consumo de seus clientes do que se pode imaginar. O erro de muitas empresas é acreditar que só ter um perfil bonito e produtos de primeira qualidade é o suficiente para dizer que tem “posicionamento digital”, é necessário saber o que seu cliente gosta de comer, ler, falar, compartilhar, e até mesmo do que ele gosta de rir. É tudo sobre pessoas, mesmo no meio digital. Então, antes de investir pesado promovendo postagens no instagram, estude seus seguidores, perceba o que sua marca pode fazer para participar efetivamente e afetivamente da vida deles.

  1. Como usar o marketing digital para faturar mais no varejo? E fortalecer a identidade da marca?

Na verdade é necessário primeiro fortalecer a identidade da marca para depois começar a faturar, pois mesmo com pesado investimento é bem difícil a marca vender muito sem antes não conquistar seus consumidores. Pois ainda somos muito ligados ao sentido do tato, quando queremos consumir, precisamos ver, tocar e sentir, como no meio digital isso, por hora, é impossível, precisamos então confiar muito em um produto para comprá-lo às cegas de sentidos. É necessário ter um investimento em apresentar a marca, em firmar parceria com influencers que experimentam e falam bem sobre seus produtos, criar espaços de experimentações físicas, mandar amostras, brindes e o melhor de todos: ter aprovação social, pessoas falando bem do seu produto ainda é a forma mais eficiente de ganhar novos clientes.

  1. Quais as dicas para construir o marketing digital para o varejo? Qual o planejamento básico?

Primeiro, ter uma marca bonita, atraente e com personalidade. É muito importante entender seu público-alvo, afinal você não vai vender filtro solar para quem odeia praia. Estruturado seu posicionamento é a hora de falar sobre os seus produtos de forma a atender a dor de seu público, e se essa dor não existe, crie. Promova conteúdos com assuntos que chamem a atenção de seus seguidores, e dentro deles, fale sobre seus produtos e serviços. Mantenha uma comunicação visual uniforme, com cores, fontes e tom de fala, isso cria mais conexão, devido a continuidade e expressividade. Seja extremamente cordial, gentil e amigo do seu cliente, faça o sentir especial em todos os pontos de contato que ele tiver com sua marca, criando experiências que sejam memoráveis. E o mais importante: crie produtos que sejam realmente significativos para seus clientes, mantendo a atenção para as tendências de consumo como sustentabilidade e minimalismo etc.

  1. A Omega utiliza ou já utilizou o Marketing digital, quais recursos utilizar e como foi a experiência?

A Omega Light como uma das principais fornecedoras de produtos e serviços de iluminação da América Latina, tem um posicionamento digital diretamente conectado aos profissionais que fazem parte do segmento, como arquitetos, engenheiros e lighting designers. Utilizando seus principais canais digitais para criar e compartilhar experiências que promovam a luz como agente transformador na vida das pessoas. Em sua última ação durante a edição digital do LEDForum, em novembro de 2020, em parceria com a AsBAI (Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação), realizou uma ação enviando para convidados kits de drinks para que todos participassem de um brinde on-line, ao som da música ‘Anunciação’, de Alceu Valença, que foi trilha sonora de um vídeo montado com a participação de todos os envolvidos, um momento que emocionou e ficou marcado para todos. A Ação criou uma experiência antes, durante e após evento com a marca, ampliando identificação e engajamento.

Ação durante a LEDForum

Crédito: divulgação

Foto da abertura: Pixabay