ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Como a Natura engaja seu consumidor em suas causas

Como a Natura engaja seu consumidor em suas causas

19 set 2022

“Amazônia Viva”, “Mais Beleza e Menos Lixo” e o “Cada Pessoa Importa” são as três causas da Natura. Em palestra no painel ‘A comunidade e sua relação com as lojas físicas de varejo”, do Latam Retail Show, realizado na semana passada, Luciana Luvizeto, Gerente de Retail Marketing LATAM / Natura, explicou que o papel principal da loja física da empresa é servir como ampliadora dessas causas. O painel foi intermediado por Camila Salek, sócia-fundadora da Vimer Retail Experience (associada da ABIESV).

Segundo Luciana, o modelo de negócio da Natura sempre preza para que se trabalhe com a sociedade de uma forma colaborativa, justa e consciente. A executiva conta quando a empresa despertou para uma nova forma de fazer negócio: “foi em 2000 quando inauguramos o Natura Ekos”. Desde então, a Natura passa a fazer negócio cuidando de comunidades da Amazônia, levando renda. Essa contribuição vem conservando ao longo desse período dois milhões de hectares de floresta. “É a causa Amazônia Viva, que busca junto com as comunidades da Amazônia o plantio e a colheita de forma cuidadosa e organizada. Hoje temos 40 comunidades com a gente. São 8 mil famílias que trabalham conosco e é muito lindo de ver a gratidão delas por toda a evolução obtida em renda e na questão socioeconômica”, conta a executiva.

Em 2011, conforme Luciana, é lançado o Natura Amazônia, onde se passa a remunerar essas famílias não só pelo plantio e colheita, mas também por patrimônio genético e por conhecimento tradicional associado adquirido. “Nós pagamos por tudo que fazem e pelo conhecimento que só eles têm. Conseguimos fazer coisas muito bonitas lá, como levar água encanada entre outras ações que fazem com que a vida das comunidades fique melhor”.

Já sobre a causa “Mais beleza menos lixo”, o grande exemplo, segundo Luciana, é com a comunidade que a Natura tem nas lojas físicas. “Temos o programa recicle com a Natura, na qual o cliente vai até a nossa loja e pode fazer o descarte correto de todas as embalagens e produtos, independentemente de ser um produto Natura ou não. Nós damos um seguimento correto a esse descarte. Essa causa, vem comovendo muito nossos consumidores, por contribuírem para um ambiente melhor. É um programa legal de conexão com a comunidade ao entorno de nossas lojas”.

E na terceira causa “Cada Pessoa Importa”, foi realizado o índice de desenvolvimento humano das 2 milhões de consultoras da Natura, para medição da qualidade de vida. E, a partir disso, se propõe programas de saúde, educação e de renda digna para as consultoras. “E dentro do varejo, a Natura propicia isso para o empreendedorismo das consultoras que cresceram com a gente. No caso, elas pediram uma loja ou a gente ofereceu para elas, e hoje estamos juntas aumentando renda, gerando empreendedorismo feminismo. Tudo muito bonito de se ver”, diz Luciana.

Experiências nas lojas físicas — Antes de qualquer ação com as comunidades do entorno das lojas, a Natura estuda como elas são para saber quais experiências são mais adequadas. Por exemplo, a unidade da Oscar Freire, além de loja, é uma galeria de arte, na qual a Natura fez uma parceria com os Irmãos Campana. Para que o consumidor possa ver, conhecer e sentir, como se tivesse dentro de uma galeria de arte. “Com a retomada de experiência que vem acontecendo, queremos levar bastante conteúdo pra dentro das nossas lojas, para conectar esse consumidor”, afirma a executiva.

“Nossos espaços físicos têm o propósito de continuar ampliando essa voz desses povos, dessa comunidade da Amazônia. Também conseguimos nos nossos espaços tangibilizar toda essa cadeia e chamar o consumidor para ele nos ajudar a contar essas histórias. Então, é isso que as lojas propiciam, não só comprar, mas também vivenciar. A relação da marca com a comunidades em um ciclo virtuoso, e os consumidores utilizam esses produtos que aquelas mulheres tão fortes fizeram para a gente”, conta Luciana, que atua há 19 anos no mundo de marketing e planejamento estratégico, 12 deles na Natura e há 3 anos se juntou ao time de varejo.

Hoje a Natura está em 10 países, América, Ásia e Europa, tem mais 850 produtos, que tem muito cuidado para impactar o menos possível o meio ambiente. Tem quase 600 lojas de consultoras, com um plano de crescimento. E 67 lojas próprias no Brasil, que é onde a empresa testa, traz coisas novas e onde o cliente pode experimentar o melhor da marca.

O Latam Retail Show tem o apoio da ABIESV.

Foto: Divulgação