Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Via e Americanas são as maiores empresas do varejo brasileiro
Ranking desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC edição 2023 mostra que as ‘300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro’ tiveram em 2022 um faturamento bruto de R$ 1,046 trilhão, apresentando crescimento de R$ 153,6 bilhões sobre 2021.
As grandes e médias varejistas cresceram 20% no ano passado, mostrando uma recuperação pós-pandemia, sobretudo em função de terem acelerado a digitalização, ganhando maior agilidade — 74% das empresas do ranking vendem online, índice que sobe para 91% nas empresas de segmentos não-alimentares. A digitalização do varejo continua acelerada. O número de empresas com e-commerce em operação subiu de 162 para 222, nos últimos três anos.
O Carrefour lidera com um faturamento bruto de R$ 108 bilhões, se tornando a primeira empresa do varejo brasileiro a vender anualmente mais do que R$ 100 bilhões. Em seguida, vem o Assaí, com R$ 59,7 bilhões. E o terceiro lugar na lista das maiores varejistas do Brasil é ocupado pela Magazine Luiza (R$ 44,7 bilhões em vendas). Para completar as cinco maiores empresas do varejo brasileiro: Via (R$ 39 bilhões) e Americanas (R$ 34,4 bilhões).
Juntas, as cinco, têm um faturamento de R$ 285,9 bilhões, referente a 27,33% do faturamento das 300 maiores e 10,95% do faturamento total do Varejo Ampliado brasileiro. As próximas cinco empresas do ranking são: Raia Drogasil, Grupo Boticário, Natura, Grupo Mateus e Grupo Pão de Açúcar.
O setor com maior número de empresas no Ranking é o de Supermercados, com 152 representantes, sendo que quatro estão no top 10 do varejo. E o segundo lugar fica com o setor de Moda, Calçados e Artigos Esportivos, com 38 empresas.
A pesquisa teve o apoio técnico da BTR-Educação e Consultoria, Varese Retail, Centro de Estudo e Pesquisa do Varejo (CEPEV – USP) e Käfer Content Studio.
O ranking das 10 maiores varejistas do Brasil:
- Grupo Carrefour Brasil: R$ 108 bilhões (vendas em 2022)
- Assaí: R$ 59,7 bilhões
- Magazine Luiza: R$ 44,7 bilhões
- Via: R$ 39 bilhões
- Americanas: R$ 34,4 bilhões
- Raia Drogasil: R$ 30,9 bilhões
- Grupo Boticário: R$ 23,6 bilhões
- Natura&Co R$ 20,7 bilhões
- Grupo Mateus: R$ 20,4 bilhões
- Grupo Pão de Açúcar: R$ 18,4 bilhões
Fontes: Mundo Marketing, Itforum, Metropoles
Foto da abertura: Divulgação Carrefour