ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Brasileiros preferem empresas com políticas alimentares que reduzam o impacto ambiental

Brasileiros preferem empresas com políticas alimentares que reduzam o impacto ambiental

02 jun 2023

E maioria prefere frequentar estabelecimentos que oferecem alimentos à base de plantas, cujo mercado mundial deve crescer de US$ 29,4 bilhões, em 2020, para US$ 162 bilhões, em 2030

A maioria dos brasileiros (75%) concorda que as empresas devem adotar políticas alimentares que reduzam o impacto ambiental. E 74% consideram que as empresas que oferecem alimentos à base de plantas estão contribuindo para um mundo mais sustentável. Esses são dados de pesquisa realizada pela Ipsos para o programa EscolhaVeg, que teve o objetivo de revelar como o público avalia a relação das empresas com a alimentação e a sustentabilidade.

O programa EscolhaVeg, operado pela ONG Mercy For Animals no Brasil (MFA), oferece suporte gratuito ao food service na inclusão e promoção de opções plant-based em seus cardápios e estabelecimentos. A iniciativa visa promover um sistema alimentar mais inclusivo, saudável e sustentável e oferece auxílio na elaboração de alternativas à base de plantas, capacitação teórica e prática, criação de materiais educativos e informativos, bem como suporte na divulgação.

Mais dados da pesquisa apontam que 69% das pessoas preferem frequentar estabelecimentos que oferecem alimentos à base de plantas e 67% afirmaram ter uma imagem favorável de comércios que oferecem este tipo de alimentação.

Outros dados interessantes da pesquisa incluem que 57% dos entrevistados consideram provável falar com sua rede de contatos sobre estabelecimentos que oferecem alimentos à base de plantas e que 54% têm maior disposição de frequentar esses locais.

Para Julia Seibel, gerente de Parcerias Corporativas do EscolhaVeg, os resultados da pesquisa estão alinhados com as práticas ESG (Ambiental, Social e Governança), que vêm ganhando força no mundo dos negócios. “Empresas que adotam iniciativas sustentáveis, como a oferta de produtos plant-based e o compromisso com a redução de seu impacto ambiental, estão cada vez mais valorizadas, tanto como investimento quanto pelas pessoas consumidoras”, analisa.

Além disso, prossegue a executiva, “essas práticas podem contribuir para a construção de uma imagem positiva da empresa e para o fortalecimento de sua reputação no mercado. Portanto, é importante que as empresas considerem essas indicações como parte de uma estratégia mais ampla de ESG, que busca conciliar o sucesso financeiro com a responsabilidade social e ambiental”, completa Julia.

Pesquisa liderada pela Bloomberg Intelligence mostra que o mercado mundial de produtos plant-based deve crescer de US$ 29,4 bilhões, em 2020, para US$ 162 bilhões, em 2030, o que corresponde a 7,7% do mercado mundial de proteínas. O estudo apontou ainda que, até o fim desta década, o mercado global à base de plantas pode crescer até cinco vezes.

Para a conclusão da pesquisa, foram feitas 1.001 entrevistas, por meio da plataforma Ipsos. Digital, com representatividade da população brasileira: abrangência nacional, pessoas entrevistadas acima de 18 anos e das classes ABCDE, entre janeiro e fevereiro deste ano. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 p.p.

Ipsos – empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 18.130 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo.

Crédito: Freepik