ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Black Friday deve faturar R$ 10 bilhões

Black Friday deve faturar R$ 10 bilhões

23 out 2021

Do pequeno ao grande lojista, os preparativos para o evento comercial já têm início e alguns irão antecipar a data

A Black Friday, data na qual o varejo de todo o Brasil oferece descontos bem atraentes, tem projeção esse ano de faturamento de R$ 10 bilhões para a economia brasileira. O evento será dia 26 de novembro, última sexta-feira do mês, mas muitos lojistas aproveitam para iniciar suas promoções bem antes, como é o caso da Rede de Lojas Minas, de moda e calçados, do Grupo EMES, que começará a oferecer seus descontos já no início de novembro, com a ação leve 2 e pague 1.

“Esperamos um crescimento da ordem de 10 a 15% nas vendas no período se comparado ao ano passado”, afirma o mineiro José Bernardes Fernandes Neto, 32 anos, que há sete anos mora em Sergipe/PE, e é diretor de marketing da Rede de Lojas Minas. “Nesse 2º semestre a inflação vem pesando bastante, mesmo assim esperamos cumprir essa meta de aumento de vendas”, explica o empresário. “Também tem a questão de que no último trimestre do ano passado teve o auxílio emergencial e esse ano não. A estratégia de antecipar o Black Friday foi pensando em tudo isso, porque deixar para concorrer com outros no mesmo período há o risco de não alcançar um bom resultado”, completa. Segundo Neto, no acumulado do ano, a rede apresentou um pequeno crescimento, já no 2º semestre teve uma leve queda. “Caiu o fluxo de pessoas nas lojas. É a inflação pegando pesado no bolso do consumidor”.

Com visão empreendedora, Neto, junto com os dois sócios da Rede, os irmãos Jean Marques Lopes e Julio Marques Lopes (que também são mineiros e chegaram antes dele em Sergipe), criou no começo da pandemia a plataforma crediáriolojaminas.com.br, de modo a digitalizar rapidamente suas vendas de crediário. A iniciativa, junto com algumas ações de marketing bem assertivas, salvou o negócio, enquanto muitas lojas fecharam com a paralisação das atividades comerciais. “Na época estudamos formas de e-commerce, sendo que 75% do faturamento das vendas da rede era por crediário. Foi então que digitalizamos todo o processo, com emissão de boleto online”, explica Neto. A marca tem mais de 10 mil produtos sendo comercializados no e-commerce e a intenção é ter cada vez mais (www.lojaminas.com.br // instagram: @lojaminas).

O ticket médio do negócio das lojas Minas é de R$ 150,00 e um dos diferenciais é que a Rede vende, por exemplo, produtos das marcas Nike e Adidas em até 12 parcelas. “Damos acessibilidade à moda de boas marcas para consumidores das classes C e D”.

A Rede de Lojas Minas, que existe há 15 anos, possui 5 unidades nas regiões sul e centro-sul de Sergipe (uma no município de Itabaianinha, outra em Tobias Barreto; e 3 lojas Itaporanga d’Ajuda). Uma delas, além de moda e calçados, também vende artigos de cama, mesa e banho. Em breve irá expandir com a abertura de mais uma unidade, dessa vez, na Bahia, na cidade de Ribeira do Pombal.

Até 80% de desconto

­­­­­­­­­­­­­­­Já as redes de lojas de calçados e moda, Sete4Sete, Pop e Zamara, localizadas no interior de Minas Gerais, oferecerão até 80% de desconto em suas peças, calçados e confecções, na linha de eletroportátil e de colchão. João Flávio Apolinário Braga, 33 anos, um dos proprietários das marcas (junto com seus irmãos Fernando Apolinário Braga, 31, e Alana Lazara, 32), conta que divulgarão as promoções em chamadas nas rádios locais, postagens nas redes sociais das lojas e propaganda volante, que no interior funciona bem. Da mesma forma que Neto, Braga também diz que terá diferença do ano passado por causa do auxílio emergencial. “Esse ano é um pouco diferente, mas, mesmo assim, estimamos um crescimento em torno de 25% durante o período da Black Friday”, afirma o empresário.

Os sócios dessas lojas físicas também se reinventaram na pandemia, criando várias ações, incluindo parcerias com influencers da região e aquisição de bikes elétricas para agilizar as entregas e vendas por WhatsApp. Tudo para que suas lojas continuassem faturando. “Só a marca Sete4Sete tem 7 mil clientes cadastrados no crediário, na cidade de Buritis, que possui 25 mil habitantes. Chega a ser 25% da população, um número significativo”, conta Braga.

São 4 lojas da Rede Pop em Buritis, Chapada Gaúcha, Arinos/MG e Cabeceiras/GO (@popcalcadosburitis//@popcalcados_cabeceiras//@pop_calcadosarinos e @popcalcados_chapadagaucha); a Sete4Serte e a Zamara (@zamaracalcados) ficam em Buritis/MG. “Cada marca tem um perfil, então, as ações de marketing se diferenciam. Essa pandemia fez acontecer um processo de transformação inimaginável”, afirma o empresário.

A diretora de Visual Merchandising da ABIESV, Sonia Paloschi, por meio de seu escritório Purchase Comunicação e Marketing, está realizando um trabalho tanto na loja Sete4Sete para se tornar um magazine, quanto na nova loja da Bahia, de José Bernardes Fernandes Neto, onde está responsável pela comunicação, logomarca e VM, trabalho que se expandirá para toda a rede de lojas.

Expectativa de crescimento

Já a marca Puro Estilo Men, de moda masculina, que tem uma loja física na cidade de Carmo da Mata/MG e vende e-commerce na plataforma ‘Apoie o Pequeno’, criada no começo da pandemia pela ABIESV, tem seu dono bem otimista nessa Black Friday. “Colocarei meus produtos estrela (carros-chefes), que mais vendem na loja, trazem mais rentabilidade, como a calça jogger e as camisetas básicas, com descontos estratégicos, entre 20% e 40%. Enquanto outras peças terão até 50% de desconto, que demandam de mais esforço para vender”, conta Matheus Viotti, de 23 anos, proprietário da marca. “As divulgações serão através de parceiros e influenciadores, alguns deles são clientes, além de anúncios no Facebook ADS”.

Segundo Viotti, na Black Friday geralmente o fluxo é muito grande e, em relação ao ano passado, acredita que irá crescer em média 275%. Questionado por esse aumento tão grande em comparação ao que afirma os demais varejistas, o empresário responde: “Porque a empresa vem se comportando com esse grande aumento de faturamento. Em torno de 274% com relação ao mesmo período de 2020”. E se sabe do que Viotti é capaz, acreditar nele fica mais fácil: o empresário adquiriu a Puro Estilo Men, de moda masculina, há dois anos, fazendo o faturamento das vendas da marca saltar de 4 mil reais/mês para 60 mil reais/mês. Viotti atribui esse sucesso a fatores como sua ambição – ‘o sonhar alto’, como diz -, seus investimentos assertivos em marketing e publicidade, além de sua ampla visão do mercado de varejo.

Além da forma como conduziu durante a pandemia. “Logo previ que complicaria se ficasse apenas com a loja física. Com a suspensão das atividades comerciais, percebi que precisava de um canal de vendas online para continuar trabalhando, então, após pesquisar plataformas de e-commerce, me identifiquei com a ‘Apoie o Pequeno’ (www.apoieopequeno.com.br), que oferece gratuitamente todo apoio ao cliente, auxiliando bastante tanto no passo a passo para criação da loja virtual, até depois nas vendas. Hoje, do faturamento, 60% vêm das vendas na loja física e 40% da loja online.

Site: https://www.puroestilomen.com.br/

Instagramhttps://www.instagram.com/puroestilomen/

O evento esse ano

Dados de pesquisas confirmam que o Black Friday esse ano tem tudo para ser um sucesso. Segundo estudo feito pelo UOL, 92% dos consumidores farão pesquisas dos produtos de interesse antes de comprar para conseguir o melhor desconto.  Já pesquisa da Méliuz (plataforma que disponibiliza cupons de descontos de lojas online), demonstrou que mais de 70% dos consumidores querem comprar na Black Friday, 17,3% vão antecipar as compras de Natal e, ainda, 6,3% comprarão também para datas comemorativas adiante. E 24,5% pretendem gastar entre R$ 1.000 a R$ 2.999,00 na data e 17,1% dizem que gastarão sem limite.

Esse dia se consolidou nos Estados Unidos onde acontece uma sexta-feira após o Dia de Ação de Graças.  Em 2010 foi realizada a primeira Black Friday no Brasil.