ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Associados da ABIESV conquistam 10 prêmios na 9ª edição do Prêmio RDI de Design de Varejo 2022

Associados da ABIESV conquistam 10 prêmios na 9ª edição do Prêmio RDI de Design de Varejo 2022

12 dez 2022

Na última 5ª feira (08/12) aconteceu a 9ª edição do Prêmio de Design de Varejo, promovida pela Retail Design Institute – RDI, no Instituto Europeo de Design (IED). O evento teve recorde de inscrições, com 117 projetos inscritos em 8 categorias.  Associados da ABIESV levaram 10 prêmios durante o evento, que visa reconhecer os melhores projetos do Brasil.

Segundo Renato Fregnani, presidente da RDI, o prêmio é uma ocasião para confraternizar e reconhecer, cada vez mais, o trabalho dos profissionais do setor. “Só foi possível escolher os 42 premiados, entre tantos projetos inspiradores, por contarmos com um corpo de jurados super qualificado, formado por 49 profissionais de diversos setores do varejo. Um desafio e tanto”, diz.

Entre os premiados, os associados da ABIESV foram destaque, levando 10 prêmios de diversas categorias, como KT Retailing, com dois projetos vencedores, Fal Design, com quatro, e Equipa Group, também com quatro.

KT Retailing

A KT Retailing marcou presença levando dois prêmios em duas categorias: Lojas Especializadas, com Casas Bahia Mega Loja, e Food Market, com o projeto ‘Da Santa’. “Costumamos dizer que nos envolvemos em projetos de arquitetura de negócios, não apenas de arquitetura. Para a ‘Casas Bahia Megaloja’ trouxemos parceiros para compor o sortimento da loja e elevar a jornada do cliente. Nos 8.000 m² de loja é possível experienciar produtos tecnológicos, jogar games e disputar campeonatos na imensa área que abre a loja, além de contar com o suporte de ‘personal techs’, possibilitando que o cliente saia da loja com o smartphone já operando em todas as funcionalidades. Esse estímulo experimental faz com que o cliente queira percorrer todos os espaços, desde a área de mobilidade – onde é possível fazer um test drive de bike, por exemplo – passando pela área de cosméticos e seus serviços de beleza disponíveis, até a área gourmet, que conta com um espaço para eventos e ativações”, comenta Rosely Kawahara, sócia-diretora da KT Retailing.

Fal Design

Foram quatro prêmios no total, nas categorias Fashion, Food Market e Healthcare. De acordo com Alessandra Bizzeta, “esse é um evento especial, que marca o meu primeiro prêmio na categoria profissional, após ter vencido como estudante do IED na edição de 2021. Entre os projetos, o da Austral (categoria Fashion) foi bastante desafiador, onde o pequeno espaço da loja foi totalmente otimizado, integrando a logística à jornada do cliente de forma inovadora e criativa”, comemora.

Equipa Group

A Equipa Group também abocanhou quatro prêmios, nas categorias Healthcare, Serviços Especializados e Quiosques, sendo vencedora de dois projetos nessa última: Quiosque Giorgio Armani e Quiosque LVEB 10 anos.

Homenagem

Marcos Morrone e Mauro Minniti, da Design Novarejo, receberam a homenagem desta edição, marcada pela fala emocionante de Morrone: “Sinto orgulho dos profissionais que acompanho ao longo desses 33 anos de trajetória e que hoje estão pelo mundo, realizando projetos em grandes escritórios,  com entregas espetaculares. São amigos que o varejo me deu, assim como toda a equipe da Desing Novarejo e o meu sócio e parceiro Mauro Minniti. Quanto maior a dificuldade, maior é o gatilho para vencer os desafios”, conta. Em seu discurso de agradecimento, o sócio-diretor de criação Mauro Minniti agradece o Retail Design Institute e complementa: “a régua do varejo vem subindo e os trabalhos que vejo atualmente me inspiram, tanto da concorrência quanto dos jovens, que considero como a grande força desse mercado”, finaliza.

Prêmio Loja do Ano

Com o projeto Loja Circular Renner Re+, A R4Design levou o prêmio de Loja do Ano e também o primeiro lugar na categoria Fashion Grandes Formatos. Os sócios Marcelo Cunha, Marlon Braga, Francisco Groch e Leonardo Blumm comemoram e explicam que “o novo conceito arquitetônico e de Visual Merchandising de loja, denominado RENNER RE+, abraça e amplifica o compromisso corporativo da Renner com a sustentabilidade e economia circular. A este objetivo, que contempla iniciativas e respostas efetivas nos âmbitos econômico, social e ambiental, foram adicionados outros objetivos estratégicos, como a atualização da jornada do cliente; a integração da experiência digital e a aceleração das iniciativas de construção do ecossistema de omni-canalidade. Tal desafio demandou esforços de pesquisa e prospecção de soluções técnicas e criativas, de revisão e abertura de cadeias de fornecimento, e de atuação integrada da equipe projeto, num ambiente de elevada colaboração com o cliente. Todos os objetivos do projeto foram alcançados e o Conceito Lojas Renner Re+ foi homologado como novo padrão e modelo a ser seguido no roll-out da rede”.

Vencedores do Prêmio RDI de Design de Varejo 2022

CATEGORIA 1A – FASHION – Grande

1º lugar: R4Design – projeto Loja Circular Renner Re+

2º lugar: Retail Desing Lab – projeto Namari Multibrand

3º lugar: Fal Design – projeto Marisa

CATEGORIA 1B – FASHION – Média

1º lugar:  PKB Arquitetura – projeto Reserva Shopping Leblon

2º lugar: Hausen Construtora – projeto Lore

3º lugar: MQ Design de Consumo – projeto Degalls

CATEGORIA 1C – FASHION – Pequena

1º lugar: Valéria Casttro Arquitetura – projeto La Clofit

2º lugar: 3P Studio – projeto Nutti

3º lugar: Fal Design – projeto Austral

CATEGORIA 2A- FOOD MARKET – Grande

1º lugar: Espaçonovo Projetos de Arquitetura – projeto Empório Santa Maria

2º lugar: Total Varejo – projeto Atacado Superdia

3º lugar: KT Retailing – projeto Da Santa

CATEGORIA 2B – FOOD MARKET – Média

1º lugar: Aquadrado Arquitetura – projeto Empório Fasano

2º lugar: Arqbsb – projeto Supermercado Primor

3º lugar: Total Varejo – projeto Empório Quartetto 

CATEGORIA 2C – FOOD MARKET – Pequena

1º lugar: Estúdio Jacarandá – projeto Casa Bauducco

2º lugar: Aquadrado Arquitetura – projeto Casa da Manteiga Aviação

3º lugar: Fal Design – projeto Zé Bodega

CATEGORIA 3A – FOOD SERVICE – Grande

1º lugar: Estúdio Jacarandá – projeto Bob´s Conecta

2º lugar: Total Varejo – projeto Terraço do PAN

3º lugar: Thiago Adrião Arquitetura – projeto Restaurante Aragón

CATEGORIA 3B – FOOD SERVICE – Média

1º lugar: M2P LAB Arquitetura e Design – projeto Sucão – Un. São José dos Campos

2º lugar: StudioFAV Retail Design – Cosi Gelato

3º lugar: Total Varejo – projeto Parrilla do Campo

CATEGORIA 3C – FOOD SERVICE – Pequena

1º lugar: Lubianca Arquitetos – projeto Frühling Bolos e Tortas

2º lugar: M2P LAB Arquitetura e Design Sucão – Un. São Caetano

3º lugar: studiozeh arquitetura – projeto Lolla Meets Fire – Parklet

CATEGORIA 4 – HEALTHCARE

1º lugar: Estúdio Jacarandá – projeto Corner Natura Biome

2º lugar: Fal Design – projeto Opaque

3º lugar: Equipa Group – projeto LUMINA 3.0

CATEGORIA 5 – LOJAS ESPECIALIZADAS

1º lugar: KT Retailing – projeto Casas Bahia Mega Loja

2º lugar: StudioFAV Retail Design – projeto Egrano

3º lugar: Superlimão – projeto Westwing Ipanema 

CATEGORIA 6 – SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

1º lugar: VMSP – projeto Espaço Bioma

2º lugar: Equipa Group – projeto Espaço Recriar

3º lugar: Apollo Iluminação – projeto Centro de Experiência Nutrien Rio Verde – GO

CATEGORIA 7 – QUIOSQUES

1º lugar: Equipa Group – projeto Quiosque Giorgio Armani

2º lugar: Estúdio Jacarandá – projeto La Basque – quiosque conceito

3º lugar: Equipa Group – projeto Quiosque LVEB 10 ANOS

CATEGORIA 8 – VISUAL MERCHANDISE E ATIVAÇÕES

1º lugar: Alice Wonders – Projeção Mapeada ABYAT

2º lugar: Alice Wonders – Experiências Digitais CARAPRETA

3º lugar: Alice Wonders – projeto Galeria Interativa Laguna

LOJA DO ANO

R4DESIGN | Arquitetura para Marcas – projeto Loja Circular Renner Re+

Associados da ABIESV Premiados

KT Retailing

Categoria Food Market – Grande

3o lugar com o projeto ‘Da Santa’

Categoria Lojas Epecializadas

1º lugar com o projeto ‘Casas Bahia Mega loja’

Fal Design

Categoria Fashion – Grande

3º lugar com o projeto ‘Marisa’

Categoria Fashion – Pequena

3º lugar com o projeto ‘Austral’

Categoria Food Market – Pequena

3o lugar com o projeto ‘Zé Bodega’

Categoria Healthcare

2º lugar com o projeto ‘Opaque’

Equipa Group

Categoria Healthcare

3º lugar com o projeto ‘Lumina 3.0’

Categoria Serviços Especializados

2º lugar com o projeto ‘Recriar’

Categoria Quiosques

1º lugar com o ‘Quiosque Giorgio Armani’

3º lugar com o ‘Quiosque LVEB 10 anos’

A 9ª edição do Prêmio RDI de Design de Varejo 2022 teve o apoio da ABIESV, de algumas empresas associadas, além da inscrição de vários projetos de escritórios associados. A sinergia das entidades que apoiam o varejo é importante para o fomento dos negócios de retail e para o mercado varejista.

Retail Design Institute é a maior e mais antiga associação internacional sem fins lucrativos dedicada ao planejamento e design de lojas. Fundada nos Estados Unidos, em 1961, visa a coesão de uma comunidade internacional e colaborativa com profissionais de arquitetura e design do setor de varejo.

Crédito foto: Dankie Comunicação