ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
As recentes iniciativas de sustentabilidade:  Magalu, Burger King e Privalia

As recentes iniciativas de sustentabilidade: Magalu, Burger King e Privalia

16 out 2022

No último mês algumas iniciativas de sustentabilidade chamaram a atenção, como a do Magalu que inaugurou Centro de Distribuição sustentável no Estado do Pará; do Burger King, que adotou totens sustentáveis de autoatendimento; e da Privalia, que passou a utilizar embalagens produzidas com material biodegradável.

O novo Centro de Distribuição do Magalu, com 53 mil m² de área total, fica em Benevides, na região metropolitana de Belém, no Pará, e segue os mais avançados padrões de sustentabilidade ambiental.

As suas instalações foram planejadas para garantir uma operação sustentável. Exemplos:  a irrigação da grama e dos jardins é feita com uso de água de chuva; o aquecimento da água dos vestiários e do restaurante é realizado por energia solar; o restante da operação é alimentado por energia gerada de fonte 100% renovável; e o tratamento do esgoto é feito por meio de um jardim filtrante, sem uso de produtos químicos.

O CD está em uma localização estratégica para a logística e distribuição de produtos, com acesso fácil à capital e interior. Atende 36 municípios e abastece 59 lojas físicas no Pará e 26 no Maranhão.

Tem áreas de armazenagem, auditório, alimentação, lazer e de descanso para os colaboradores: um total de 230 diretos e 125 profissionais terceirizados. O centro vai colaborar com a qualidade de entrega do Magalu no Estado. Hoje, mais de 60% dos pedidos feitos no Pará são entregues no dia seguinte à compra, e quase 80% em 48 horas.

Em quatro anos, o Magalu triplicará a sua estrutura logística na região. Contará com 2 milhões de m² de áreas de armazenagem, formadas por 450 hubs logísticos e centros de distribuição e por 1.680 lojas físicas, usadas como pontos de coleta e entrega de produtos da marca e de seus mais de 200 mil vendedores. Tudo para acompanhar o crescimento do e-commerce no Norte do País.

Outra iniciativa de sustentabilidade é da Zamp, máster franqueada, que está implementando totens sustentáveis nos restaurantes Burger King no País. Inicialmente serão em média 350 totens, fabricados com a utilização de mais de 70 mil garrafas pet.

Os equipamentos são feitos de um composto de materiais reciclados, validados por laboratório credenciado pelo Inmetro, onde foram testados resistência, durabilidade, inflamabilidade e deformação com as diferenças de temperatura.

A fabricação de um totem sustentável tem 95% de redução de aço em relação ao totem tradicional.

A implementação dos totens faz parte do compromisso de ESG assumido pela Zamp no ano passado, que consiste em 100% dos novos equipamentos ou substituições utilizarem tecnologias ecologicamente eficientes.

A linha de autoatendimento sustentável que está sendo implantada no Burger King é a primeira do tipo instalada em uma rede de fast food nacional com presença global e ganhou o nome de Ecokiosk. Todos os novos restaurantes ou substituições em lojas reformadas daqui para frente oferecerão o novo modelo. E mais: cada tótem tem um QR Code por meio do qual é possível saber mais sobre a iniciativa.

A linha EcoKiosk foi desenvolvida para diminuir o impacto ao meio ambiente e ajudar na preservação dos recursos naturais, sem perder o foco na agilidade do atendimento.

Outra iniciativa recente, que também faz parte do processo de implementação crescente de práticas ESG na empresa, é da Privalia, maior outlet do Brasil, que passou a utilizar embalagens produzidas com material biodegradável. Até o final desse ano, todos os panfletos de entrega devem ser sustentáveis, uma redução de 70 toneladas de plástico produzidos ao ano.

A ação tem a parceria da BioElements, startup chilena que produziu a fórmula do bioplástico. Conhecido por BIOE-8, o material das novas embalagens é feito de uma resina de base vegetal e não tóxica, e se degrada na natureza em um período que varia entre seis e 20 meses.

Maior outlet do Brasil, a Privalia é uma plataforma digital que oferece as melhores marcas nacionais e estrangeiras com até 85% de desconto, no modelo flash sales. A companhia iniciou suas atividades no país em 2008 e, desde 2016, faz parte do grupo francês Veepee, presente em 14 países. Com mais de 1500 parceiros e 17 milhões de clientes cadastrados, proporciona uma experiência de compra exclusiva em 10 categorias de produtos: moda, calçados, acessórios, esportes, beleza, kids, pets, bebidas & gastronomia, eletrônicos e casa.

Imagem: Divulgação