ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
As grandes apostas das marcas de produtos infantis

As grandes apostas das marcas de produtos infantis

02 jul 2022

Alphabeto, Bibi, Milon e Tip Top são algumas das marcas de produtos infantis que anunciaram recentemente aberturas de lojas, próprias e impulsionadas pelas franquias, que oferecem as mais diversas experiências, o que mostra crescimento do varejo destinado ao público infantil.

A mineira Alphabeto, que comercializa roupas coloridas, divertidas e com estampas exclusivas, tem como previsão a abertura esse ano de 12 lojas e 4 quiosques, todos franqueados. Inaugurada em 1993, a marca já tem 93 operações, 22 próprias e 71 franqueadas, distribuídas por vários estados brasileiros, como Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santos, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

A fábrica da Alphabeto produz 215 mil peças por mês. Só em maio, a marca cresceu mais de 34% nas vendas física e digital. E a grande novidade é que vai lançar, em julho, um e-commerce em Portugal, onde comercializará o mesmo mix de produtos — o carro-chefe são os vestidos, que representam 35% da receita nos pontos de vendas. Os planos são o de atender também a Espanha.

Na pandemia, em 2020, a marca, que já estava nas principais praças, queria entrar em cidades e centros comerciais de pequeno a médio porte, quando é necessário um metro quadrado de loja com modelos mais enxutos, um pouco mais barato. Iniciou, então, um trabalho com a Kube Arquitetura, que criou um conceito para as lojas full da Alphabeto, que se chamava Visita à Fábrica dos Sonhos. A equipe de arquitetos enxugou e lapidou o projeto, ao longo de inúmeras lojas que fizeram para a marca, e foram ajustando até conseguir criar uma arquitetura estratégica de forma que isso pudesse ser replicável. Um projeto também encantador e mágico com elementos mais simples, que fazem com que o investimento por metro quadrado da loja seja um pouco mais viável para praças menores.

Hoje, a parceria já desenvolveu 30 unidades, entre lojas novas e reformas. As maiores têm em média 80 m2 e as menores em torno de 35 m2. No layout, a fachada é aberta, emoldurada por um pórtico laranja convidativo para a entrada na loja e logo se vê um grande trenzinho — montado como parte do layout e que dá um ar de brinquedo. “Nas lojas menores, a gente leva toda essa conexão do mundo lúdico com o mesmo encantamento. Conseguimos fazer isso perfeitamente com a Kube”, conta o diretor comercial, Sérgio Pereira.

Já a Bibi, rede varejista de calçados e acessórios infantis, é outra marca em expansão, cujos planos são os de abrir mais 37 lojas – 25 no Brasil e 12 no exterior. As unidades chegarão repaginadas para seguir um novo conceito criado pela marca com foco na experiência do consumidor infantil, como, por exemplo, ter logo na entrada da loja uma réplica grande de um modelo de tênis Roller, sucesso da marca, que já teve mais de 5 milhões de unidades vendidas.

Na parte de dentro, as crianças encontram diferentes opções de entretenimento, como painel interativo de pinos, pula-pula, piscina de espuma, além de produtos personalizados com o nome das crianças e itens com múltiplas funções, como a linha “multi way”, que se transforma em tênis, papete e meia.

Fundada em 1949, com fábricas no Rio Grande do Sul e Bahia, a Bibi produz mais de 2 milhões de pares ao ano. Hoje, a rede tem 130 lojas no Brasil e em mais de 3.500 pontos de venda multimarcas, além de e-commerce e 140 lojas franqueadas. A marca tem 17 operações no exterior, em países como Peru, Equador, Guatemala e Chile. Uma das metas da empresa no mercado externo é chegar em 100 lojas em diferentes países da América Latina até 2030.

Em 2021, a Bibi aumentou seu faturamento em 40%, se comparado a 2020. Para este ano, a expectativa é de um crescimento em torno de 30% no faturamento anual tanto na indústria quanto na rede de loja.

Da mesma forma que a Alphabeto, a Bibi tem dois modelos de negócio, o formato de loja Standard, criado para ser implantado em shopping centers de capitais e grandes metrópoles (com investimentos a partir de R$ 580 mil). E o conceito Light indicado para cidades com, em média, 200 mil habitantes (custo de R$ 450 mil).

Crédito: Divulgação Bibi

Outra marca do segmento infantil, de vestuário, a Milon, do Grupo Kyly, tem como meta atingir 100 lojas físicas até 2023. Hoje a marca tem 80 unidades, 45 franquias e 35 lojas próprias e o objetivo é inaugurar 10 lojas em diferentes regiões do Brasil, mas com prioridade no Nordeste.

Inaugurada em 2010 na cidade de Joinville/SC, a Milon tem seus produtos comercializados em lojas multimarcas no Brasil e em outros 30 países.

Marca reformulada

Também em expansão se encontra a Tip Top, rede de franquias de roupas e acessórios para bebês e crianças, que tem sua marca totalmente reformulada, do logo ao projeto das lojas (os balõezinhos símbolos da marca continuam presentes), e tem investido em lojas de rua. Outra mudança da Tip Top, no início da pandemia, foi a implantação da venda omnichannel.

Com quase 70 anos, atualmente, tem 125 unidades, 18 delas inauguradas na pandemia e a meta é abrir 40 nos próximos meses, com prioridade em Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL) e Natal (RN), entre outras.

A empresa oferece três modelos de lojas: tradicional (roupas e acessórios infantis), mega store (especializada em carrinhos, cadeirinhas e enxovais, e roupas) e outlets (coleções passadas). O investimento inicial é a partir de R$ 300 mil.

Foto de abertura: Divulgação Alphabeto