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As bem-sucedidas estratégias D2C da Swift

As bem-sucedidas estratégias D2C da Swift

11 out 2023

Por meio de ações assertivas de coleta de dados e identificação do cliente, além de comunicação personalizada e oferecimento de benefícios exclusivos, em seu programa de relacionamento, a Swift tem hoje mais de 3,5 milhões de clientes cadastrados. “Só no primeiro semestre desse ano foram mais de 43 milhões de e-mails entregues e muitas campanhas realizadas. Temos um trabalho de comunicação e de personalização muito forte”, conta Marcos Carvalho, Diretor de Marketing da Swift, em palestra na 8ª edição do Latam Retail Show, no painel ‘Dominando o Jogo com Estratégias Diretas ao Consumidor (D2C).

A Swift é a única empresa do Grupo JBS que tem venda direta para o consumidor e está presente nos EUA, México e Canadá com o nome Wild Fork. “O propósito da marca é forte: transformar a forma como as pessoas compram e consomem proteína. E o que nos faz únicos é que o nosso congelado é a verdadeira carne fresca. Temos uma cadeia de valor integrada excepcional. O padrão de excelência da JBS é gigantesco”, afirma Carvalho.

Ele explica que a carne exige um nível de cuidado que nem sempre as empresas conseguem ter, incluindo seu transporte e colocação na geladeira. “Tudo influência no sabor e na consistência da carne. A JBS queria provar que se consegue vender a proteína com uma qualidade alta, mantendo as características de uma carne do abate, fresca. Desde que se tenha todo cuidado necessário, com o congelamento adequado e da forma certa”.

Carvalho conta que é usada uma tecnologia na carne muito interessante, que chama de turbo congelamento, na qual a carne entra em um túnel, e sai congelada do outro lado em 15 minutos. No Centro de Distribuição (CD) da marca em Andradina/SP se produz 60% do que vendem na Swift (os outros 40% vêm de parceiros) e se controla 100% da cadeia. “Quando a carne chega no CD vai direto para um lugar congelado e depois para as nossas lojas, com utilização de caminhões próprios. Chegou na loja, os profissionais têm 5 minutos para colocar tudo dentro da câmera congelada. A carne chega nas casas com o pico de frescor da fábrica. E vale ressaltar que hoje a Swift tem um grande sortimento não é mais só carne”, completa o executivo.

A Swift tem mais de 650 lojas físicas, basicamente no Estado de São Paulo (duas flagships, uma na Oscar Freire, em SP/SP, e outra em Brasília). Há dois anos, também entrou no centro oeste e Rio de Janeiro e vai avançar agora para o resto do Brasil. Sem contar o seu e-commerce, criado em 2018, que cresceu absurdamente na pandemia. “Na loja online mantemos o padrão visual das lojas físicas. E é uma quebra de paradigma porque comprar picanha online é coisa atual”.

A grande virada aconteceu em 2015

Em 2015, a Swift passou por um trabalho de branding. “Mudamos o seu logotipo e as cores das lojas. Antes as lojas eram brancas e passaram a ser coloridas, com destaque para o laranja. Essas foram apenas algumas das mudanças. E tivemos uma resposta grande”, explica Carvalho.

De 2015 a 2023, a marca cresceu 14 vezes em volume de vendas, 8 vezes em transações e 16 vezes em faturamento. “Outra estratégia foi antes de ir para o supermercado, criamos uma marca que fosse objeto de desejo do varejo. Quando isso aconteceu entramos no varejo da forma que queríamos, com: visual nosso de loja, toda sinalização da loja de rua, todo sortimento e uma equipe nossa no local, que controla o abastecimento. Assim, consegue manter o mesmo padrão de qualidade das lojas”, diz Carvalho.

Conforme ele explica, as lojas de rua constroem e valorizam a marca dentro do supermercado; e hoje são mais de 45 varejistas parceiros, entre eles Extra, Barbosa e Carrefour. “E sobretudo pelo fato de trabalhar com carne, a Swift compensa 100% do impacto ambiental que suas embalagens podem causar”, conclui.

Segundo Carvalho, a marca também tem trabalhado seus canais sociais muito fortemente, tanto diretamente com o consumidor como com os varejistas.  Tem perto de 2 milhões de seguidores e média de alcance por mês de quase 16 milhões, sobretudo no Instagram e Facebook, mas também no Youtube e Tik Tok. Além disso, a Swift trabalha muito com influenciadores.

Foto: Swift em Santos. Divulgação/Reproduçao