ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
ABIESV realiza evento gratuito sobre ‘O Impacto de um Design Inovador na Experiência de Compra’

ABIESV realiza evento gratuito sobre ‘O Impacto de um Design Inovador na Experiência de Compra’

16 out 2022

É a 36ª edição do BACKSTAGE DO VAREJO, que será realizada nessa quinta-feira, dia 20 de outubro, na FAAP Business Hub, em uma manhã de intenso conteúdo

Evento tradicional de varejo e aguardado com grandes expectativas chega a sua 36ª edição, o BACKSTAGE DO VAREJO, promovido pela ABIESV e que em uma manhã traz temas da atualidade com palestrantes especialistas nos mais diversos segmentos do setor. Com o tema “O Impacto de um Design Inovador na Experiência de Compra”, o evento gratuito acontece nessa quinta-feira, dia 20 de outubro, das 8h00 às 12h30, na FAAP Business Hub. Inscrições AQUI

A programação está repleta de conteúdo, a começar pelo bloco intitulado “O papel do design na loja: interação, imersão e experimentação”, com Claudia Vizzotto, Líder de Planejamento da Design Novarejo, que falará sobre o comportamento do consumidor no cenário atual; e Marcos Morrone, sócio-diretor da Design Novarejo, que nos contará sobre três cases de lojas conceitos de segmentos diferentes: Leo Madeiras, Grupo Amarelinha Tintas e Loja do Mecânico. As informações serão enriquecidas com apresentações dos próprios varejistas dessas marcas: Vinicius Capatto Miguel da Silva, Gerente Regional do Grupo Amarelinha Tintas; e Thiago Ferreira Gurgel, CEO Gente & Tech.

Outras palestrantes serão Juliana Neves, Vice-presidente da ABIESV e CEO da Kube Arquitetura, que dividirá o palco com Livia Abrão, Gerente de Visual Merchandising, Design Manager da Natura Latin America, na palestra sobre ‘Como a Arquitetura Estratégica e VM facilitam a expansão da marca em diferentes modelos de operações’.

O evento, também, terá palestras que abordam tecnologia: “A importância da tecnologia na expansão da Constance Calçados — Inovação, agilidade e resultados no PDV aliados ao software de gestão”, com as apresentações de Rachel Mendonça, Diretora de Tecnologia, Inovação e E-commerce na Constance Calçados, e de Alex Marques, Diretor Comercial da Data System.

O 36º BACKSTAGE DO VAREJO tem os patrocínios da Lemca e Data System e os apoios do Conselho do Varejo da Associação Comercial de São Paulo – ACSP, da Couromoda e da ABCasa.

 Os cases

Leo Madeiras – a loja conceito está localizada na Avenida dos Estados, na capital de São Paulo. “A ideia foi criar um perfil de loja que conversasse com os diferentes públicos: o marceneiro mais maduro, o marceneiro da nova geração, o arquiteto e o consumidor final”, conta Marcos Morrone.  “A loja piloto da Leo Madeiras já foi replicada tanto o seu projeto inteiro como em uma versão mais enxuta”, completa.

Loja do Mecânico – de ferramentas, voltada totalmente para o mecânico, fez um caminho inverso. Começou virtual em 1993 e inaugurou a sua primeira loja física no começo desse ano, em Jundiaí/SP, e já está com várias unidades no interior de São Paulo. “O site da loja tem 15 milhões de acessos/mês e mais 1 bilhão de páginas visitadas”, conta Morrone. A loja tem 1000 m2 e 70 mil itens, expostos e no online.  “A parte da loja da área de operação é toda de vidro, o que permite aos frequentadores ver tudo o que está sendo feito. No espaço tem um mega painel, onde é possível fazer simulações de ambiente de mecânica. Tem, também, áreas destinadas a cursos e eventos”, diz o palestrante.

Grupo Amarelinhas Tintas – de uma loja tradicional de tintas se transformou em um PDV mais premium, voltado para o arquiteto, engenheiro e consumidor final. A loja conceito fica em Jundiaí/SP e é, segundo Morrone, experiencial, onde a maioria dos produtos estão aplicados em projetos na loja ou expostos de forma experimental.

Para Vinicius Capatto Miguel da Silva, Gerente Regional do Grupo Amarelinha Tintas: “os arquitetos e engenheiros trazem seus clientes para que escolham os acabamentos de seus projetos e representam a maior parte do faturamento da loja. Mas o que nos surpreendeu foi a adesão dos pintores, que também levam seus clientes, independentemente do poder aquisitivo, para escolher e consumir em nossa loja, e a circulação orgânica de consumidores finais que vão experimentar nosso conceito”.

Natura – o grande ponto da palestra, segundo a gerente Livia Abrão, é sobre como se faz a expansão de um modelo de negócio sem perder o DNA da marca. “Utilizamos do nosso espaço da loja para contar nossa própria história, as causas que defendemos e nossos compromissos de marca. Usamos, através das paredes e detalhes na comunicação, um fio condutor que leva o cliente a sentir a imersão em nossa marca”.

Entre os modelos de negócios da Natura estão:

. a loja conceito, focado na máxima experiência, imersão na marca e portfólio selecionado, presença da flagship da marca;

. loja com amplo portfólio de produtos, com foco em conveniência;

. e o novo modelo, o intermediário, escalável, que segue o look & feel das lojas conceito, e as diretrizes da marca Natura, e que atende um formato franqueável.

“A arquitetura estratégica ajuda a escalar um negócio, a fazê-lo de forma modular e flexível. É uma solução incrível e necessária para quem quer expandir de forma sustentável e rentável”, explica a arquiteta Juliana Neves.

Tecnologia

Constance Calçados – implantou recentemente tecnologia de ponta (softwares de gestão), que permitiu a marca crescer em vendas. “Melhorou nossos processos e garantiu a integridade e segurança das nossas informações”, conta a diretora Rachel Mendonça. Segundo ela, foi possível obter ferramentas de gestão, com indicadores de performance, que permitiram aos gerentes e franqueados atuação imediata com time de vendas ao longo do dia. “Além disso, implantamos ferramentas de gestão de compra, com compras mais assertivas, para melhorar a qualidade e quantidade de produtos no PDV, alavancando ainda mais os resultados e metas de vendas”, conclui.

Com relação a implantação dessa tecnologia, Alex Marques, Diretor Comercial da Data System, empresa líder no desenvolvimento de software para lojas de calçados e roupas, fala sobre os benefícios dessa tecnologia para o PDV. “Um dos principais desafios do ponto de venda, principalmente de moda, é a integração de diferentes canais de vendas, os canais físico e digital. Vivemos por muito tempo com um PDV estático, convencional, a forma de atender os clientes dentro de uma loja é quase que padronizada. A necessidade de realizar atendimentos móveis, integrar diferentes canais de vendas e ter a informação disponível de uma forma rápida e confiável, elevou a necessidade de termos mais tecnologia nos PDVs”.

Serviço:

36º BACKSTAGE DO VAREJO

Data: 20 de outubro, das 8h00 às 12h30

Local: FAAP Business Hub (rua Alagoas, 903, entrada G2. Higienópolis).

Promovido pela ABIESV – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo.