ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
A importância do treinamento da equipe da loja  na implantação do VM

A importância do treinamento da equipe da loja na implantação do VM

23 abr 2021

Não basta apenas fazer o Visual Merchandising da loja. É preciso treinar a equipe para que o trabalho funcione bem e se mantenha. A entrevista dessa semana é com Ará Candio, integrante do Comitê de VM da ABIESV, especialista no setor há mais de 20 anos e que há 10 anos está no comando da VIU – Visual Identidade Única, especializada em projetos de cenografias de vitrinas, Store Design e Consultorias de VM. Ele já fez dezenas de treinamentos na implantação de VM em estabelecimentos e atuou em marcas como Lush, Guerreiro Joias e Daslu, além de ter trabalhado como coordenador de VM para Levi´s, da Inglaterra, e para a loja de Departamentos David Jones, na Austrália. Candio é docente do Curso Livre VM Arte e Técnica, do Centro Universitário Belas Artes de SP.

O especialista conta sobre o processo e a importância desse treinamento com toda a equipe da loja, na implantação do trabalho de Visual Merchandising. “O objetivo principal é desenvolver o processo de pensamento em VM da equipe para que não fique com aquele pensamento antigo de “só quero vender”. Transmitir a importância em se manter a loja com um VM digno de ser um vendedor silencioso”, afirma Candio.

. Como é o processo de treinamento de VM com a equipe da loja? Acontece antes, durante e depois da implantação do VM?

A.C. – Como todo processo de consultoria, para podermos avaliar qual tipo de necessidade de treinamento da equipe da loja, é necessário averiguar o seu layout, por meio de visita técnica, de teste no atendimento/serviço da loja (geralmente através de cliente oculto) e acompanhamento, por alguns dias, da capacidade de qualidade e noção de VM de todos os responsáveis pela venda dos produtos.

Geralmente, iniciamos estes treinamentos com um workshop mais generalizado, que demonstre a importância em se manter um bom VM. Já, durante o processo de consultoria é necessário um treinamento mais específico, teórico e prático, e que aplique melhorias e capacitações da equipe de loja. Levantamos as necessidades de cada cliente. Esse treinamento, quando possível, fica muito mais completo e compreendido se puder ser aplicado na própria loja (para exercícios práticos e que expliquem as teorias).

Feita toda essa implantação, entregamos um Guia Prático de VM da loja/marca, que permite a equipe continuar aplicando o que foi implantando, e, também, demonstrar a novos integrantes como funciona o VM da loja. Em minhas consultorias costumo dizer que esse processo de compreensão requer um prazo e que eu só fico feliz quando não necessitam mais de mim.

. Qual o objetivo/importância deste treinamento de VM?

A.C. – O objetivo principal é desenvolver o processo de pensamento em VM da equipe de loja para que não fiquem com aquele pensamento antigo de “só quero vender”. Transmitir a importância em se manter a loja com um VM digno de ser um vendedor silencioso, além do serviço da loja.

. Como é esse treinamento, o que é ensinado?

A. C. – Dependendo do grau de utilização e compreensão de VM da loja/marca, o treinamento consiste em capacitarmos toda equipe para que se mantenha sempre organizada, com uma linha de raciocínio própria em termos de exposição de produtos e sugestões de uso. Para isso, é necessário, muitas vezes, o ensinamento do “beabá de VM”. No geral, o ensino vai desde teorias do que é, porque necessitamos utilizar VM, até práticas in loco da equipe de loja em situações do dia a dia. Para lojas de Moda, por exemplo, há sempre uma necessidade em capacitar e melhorar a equipe sobre conhecimentos da área, styling e tecidos.

. O treinamento pode ser feito com quantos e quais profissionais da loja?

A.C.- Não há um número específico. Realizamos treinamentos com duas até centenas de pessoas. O que pode ocorrer, já que equipes de lojas trabalham em turnos, é dividirmos esse treinamento para melhor adequar os horários que toda equipe possa participar. Não adianta apenas colocar equipes de loja. Há uma grande necessidade de nos fazer entender por responsáveis das áreas de comercial, marketing, estilo, supervisão de vendas, compras e diretoria.

O VM é uma ferramenta integrada a todos os setores que fazem parte de uma empresa de varejo. Portanto, quanto mais profissionais da equipe da loja integrarem esse treinamento, menos “ruídos” irá gerar o processo ao se trabalhar o VM.

. Todos que fazem VM realizam este treinamento? Ou deveriam fazê-lo?

A.C. – Acredito que existem diferentes tipos de profissionais de VM. No meu caso, iniciei minha carreira com consultorias de VM e esse serviço ainda é meu forte, além dos criativos para store design e vitrinismo.

Nem todos os profissionais trabalham com capacitação de funcionários de loja, mas VM é algo que necessita ter assiduidade e continuidade, portanto, acho difícil implementações na área que continuem a funcionar sem o entendimento de funcionários da loja em relação ao que o VM aplicou.

. Conte o case de um dos últimos trabalhos de VM que fez? O que mudou nessa pandemia em VM e seus treinamentos?

A. C. – Um ótimo exemplo de capacitação de funcionários para treinamento e desenvolvimento do setor de VM foi a implementação de treinamento, sério e de longo prazo, para equipes de loja da Rede Besni. Neste treinamento, após visitas em loja e levantamento de possibilidades de responsáveis de VM em cada unidade, todos receberam treinamentos geral e específico da marca para poderem ter esta responsabilidade na loja onde atuam.

Cada funcionário eleito, obteve um certificado de 20h00 adicionais de curso e foram aplicadas até práticas de criação de cenário de vitrine para a rede — é escolhido um projeto final a ser executado. Eu amo fazer cenografia de vitrines, mas o retorno afetivo que esse tipo de capacitação gera não tem preço.

Com relação a mudanças devido a pandemia, poderia citar obviamente a própria inclusão de treinamentos realizados mais online, o que nos permite atender clientes distantes e ter custo menor de deslocamento. Isso torna o investimento mais atrativo.

Outra mudança foi a maior capacitação de treinamento de equipes de vendas sobre a jornada do produto. Desde a maneira que é apresentado em mídias sociais até a hora da venda física. O “discurso” dessa jornada ficou mais extenso, tornou a loja mais ampla sobre a maneira como quer ser apresentada ao mundo. Então, é necessário fazer essa capacitação de entendimento da equipe de loja sobre ter que dar continuidade a essa jornada até de fato a hora da venda. Seja na loja física ou até mesmo via WhatsApp.

 

Foto loja: Malagueta Munny