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A força das gerações Z e Alpha e os desafios para conquistá-las — NRF Retail’s Big Show 2023

A força das gerações Z e Alpha e os desafios para conquistá-las — NRF Retail’s Big Show 2023

27 jan 2023

Em sua 113ª edição, a NRF Retail’s Big Show 2023, maior feira mundial de varejo, que teve 350 palestrantes e reuniu 35 mil pessoas, mais uma vez apresentou muito conteúdo, principalmente sobre as novas gerações, como a Z, nascida entre 1995 e 2010, as suas influências e contradições.

O tema esteve no painel de Kristin Patrick, chief marketing officer (CMO) da Claire’s (rede de acessórios, joias e brinquedos para pré-adolescentes e adolescentes), e de  Leslie Ghize, vice-presidente da Doneger | Tobe, consultoria de tendências.

A geração Z é considerada com maior consciência ambiental e luta contra o consumo em excesso, “eles seguem tendências e são altamente influenciáveis e, também, querem influenciar; são conscientes, mas compram bolsa de marca de luxo; são nativos digitais, porém gostam de produtos analógicos; e ao mesmo tempo que incentivam a beleza natural, adquirem produtos que tornam o corpo artificial”, aponta Leslie algumas contradições dessa geração.

Para Kristin, a geração Z é muito empreendedora e quer opinar nas decisões das marcas. “Para o varejista uma boa estratégia é oferecer produtos personalizáveis, assim essa geração pode transformá-los”. Além disso, segundo a executiva, a geração Z pede conteúdos nos mais diversos canais.

Segundo elas, a geração Alpha, nascidos a partir de 2010, em breve entrarão no mercado de trabalho, com visões sem limites entre online e offline, então, os varejistas devem oferecer experiências entre as lojas físicas e online, além de estarem muito bem-preparados para dialogar corretamente e ter valores alinhados com esse público. Quer dizer, na verdade os varejistas ainda estão se adaptando às mudanças resultados de comportamento da geração Z e já devem se preocupar com as tendências de consumo trazidas pela geração Alpha.

No evento, também, foi apresentada pesquisa pela AdWeek, que mostrou que 50% dos jovens da geração Z declararam que pensam em fazer suas próprias roupas, enquanto mais de 25% dizem ser econômicos para comprar roupas e acessórios. Destaque também para a consciência com relação a sustentabilidade.

Segundo Susan Reda, vice-presidente de educação estratégica da National Retail Federation, os varejistas devem buscar novas formas de se comunicar com os consumidores. “Essas gerações de mais novos querem se relacionar bastante com as marcas e têm consciência de sustentabilidade, igualdade, inclusão, e pedem experiências diversas”. Tudo isso significa que as gerações Z e Alpha vêm chegando com muita força e cobrando que as marcas tenham valores e propósitos claros.

“Para a Geração Alpha as redes sociais são um estilo de vida. É onde eles aprendem as últimas tendências nos mais variados segmentos e, também, por onde eles se alimentam de poder”, afirma Susan. Completando esse raciocínio, Andrea Bell, vice-presidente de Consumer Insights da WGSN, explica que, particularmente para a geração Z, as plataformas digitais não se referem mais às conexões e sim a entretenimento. Os jovens buscam experiências gratificantes na vida, em vários aspectos, inclusive no consumo. É a Cultura Digital Descentralizada, a ressignificação das redes sociais.

Destaques no varejo de NY

A equipe da KT Retailing, escritório de arquitetura de varejo associada à ABIESV, esteve na NRF e, também, visitou lojas inovadoras em Nova York, e ressalta algumas delas em suas redes sociais: a Reddy e o Tim Building by Jean-Georges (vídeos aqui).

Reddy – loja exclusiva para cães, inaugurada no bairro do Soho, em 2018, com produtos de alta qualidade. É focada no lifestyle dos cães, nas categorias de moda, acessórios e alimentação saudável. O visual merchandising é exposto por coleção e valorizado através dos pontos focais e, também, do cross merchandising, incentivando a venda casada. Criando um ecossistema do mundo pet, a loja é um ponto de encontro para os pets e seus tutores, tem uma área de customização e personalização, espaços instagramáveis e em todas as visitas uma degustação de chantily para os cães.

Tim Building by Jean-Georges – no Pier 17, market place gastronômico moderno, que conecta comerciantes de mercado com um food hall, com restaurantes deliciosos. A jornada começa no piso térreo, que tem um espaço com vista para o Pier 17. Uma escada rolante leva ao piso superior, toda tratada com sinalização digital. A marca tem uma excelente curadoria e tudo dá vontade de experimentar.

Crédito foto de abertura: Freepik