ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
A expansão das marcas em 2023

A expansão das marcas em 2023

21 abr 2023

As vendas no varejo brasileiro aumentaram 3,8% em janeiro, se comparado a dezembro último. Considerando todos os meses do ano, a porcentagem foi a mais elevada desde julho de 2021 (segundo Pesquisa Mensal de Comércio/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE).

A pesquisa traz uma boa notícia, da mesma forma que a expansão de várias marcas varejistas confiantes de que “os ventos sopram a favor”, como a Dengo, que recentemente abriu sua primeira loja fora do País; a Hering, que fez investimento forte em nova e ampla unidade; a Caedu, que há pouco tempo inaugurou três unidades; e a Bob’s com sua primeira loja pé na areia. Sem contar o Assaí Atacadista que vem forte desde o ano passado, com suas dezenas de unidades inauguradas e que, agora, está criando Centros de Distribuição.

As expansões

A marca de chocolates Dengo abriu, recentemente, a sua primeira loja fora do Brasil. Localizada no tradicional bairro boêmio de Montmartre em Paris, na França, a unidade tem cerca de 70 m². No plano de internacionalização da marca estão previstas mais duas lojas na França esse ano, e, também, estão na mira os mercados da Ásia, Estados Unidos e Oriente Médio. Segundo os dirigentes da Dengo, a expansão no Brasil segue sendo a principal meta, onde a marca tem 33 lojas e projeção de crescimento de 20% ainda em 2023.

Já a Hering investiu R$ 3 milhões em uma nova unidade no Shopping Piracicaba (cidade de Piracicaba/SP), inaugurada recentemente, com 450 m² de área. A nova megastore tem frente aberta para a entrada dos consumidores e um provador com tecnologia de serviço e assistência das equipes da loja. A marca conta, ainda, conta com omnichannel, sistema que permite fazer o pedido no site e retirar na loja ou receber em casa.

A Caedu, por sua vez, é outra marca em expansão, que inaugurou, há menos de um mês, três unidades nas cidades do interior de São Paulo: Limeira, Araraquara e Barueri. A Caedu visa expandir presença, também, em estados que ainda não está presente. Hoje, tem quase 70 lojas, localizadas em São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, com produtos de moda feminina, masculina, infantil, lingerie, calçados e acessórios.

Outra que está avançando é o Bob’s, que inaugurou recentemente o seu primeiro restaurante (franquia) pé na areia em Morro de São Paulo, um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia. Com 50 lugares, a meta da loja é atender mais de sete mil clientes por mês. Ainda em abril, o Bob’s também inaugura o primeiro drive-thru da marca na Chapada Diamantina/BA.

Já mostrando força desde o ano passado, quando inaugurou 60 unidades em 16 Estados e 36 cidades brasileiras, a Assai Atacadista saltou de 212 unidades em 2021, para 263, em 2022. Em função desse volume de novas lojas, a companhia abriu novos Centros de Distribuição (CDs) em regiões de demanda crescente (Belém/PA, Rio de Janeiro/RJ e Arujá/SP) e foram adquiridas tecnologias. Hoje tem um total de 12 CDs no Brasil.

Espera-se que da mesma forma que janeiro desse ano, as vendas no varejo continuem apresentando alta e que as marcas estejam sempre em expansão.

Foto de abertura: Unidade da marca brasileira Dengo em Paris. Imagem: Divulgação