ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
A expansão da marca em diferentes modelos de operações – é assunto no 36º BACKSTAGE DO VAREJO

A expansão da marca em diferentes modelos de operações – é assunto no 36º BACKSTAGE DO VAREJO

10 out 2022

“A arquitetura estratégica ajuda a escalar um negócio, a fazê-lo de forma modular e flexível”, explica Juliana Neves, Vice-presidente da ABIESV e CEO da Kube Arquitetura, que é uma das palestrantes do nosso 36º BACKSTAGE DO VAREJO, presencial e gratuito, a ser realizado no dia 20 de outubro, das 8h00 às 12h30, na FAAP Business Hub.

Juliana dividirá o palco com Livia Abrão, Gerente de Visual Merchandising, Design Manager da Natura Latin America, na apresentação sobre ‘Natura: Como a Arquitetura Estratégica e VM facilitam a expansão da marca em diferentes modelos de operações’, que explica sobre arquitetura estratégica, que nada mais é do que uma boa arquitetura, que nasce de forma a transformar custo em investimento. “Ela é uma solução incrível e necessária para quem quer expandir de forma sustentável e rentável”, explica Juliana.

Segundo a arquiteta, o conteúdo apresentado no BACKSTAGE DO VAREJO contará como essa arquitetura estratégica foi pensada para poder ajudar na expansão da Natura, que hoje tem modelos de negócios diferentes, dependendo da praça. “Como todas as peças deste trabalho foram montadas de acordo e de forma a que ficassem dentro do budget pretendido da marca”, conclui.

Segundo Livia, o grande ponto da palestra do evento é sobre como se faz a expansão de um modelo de negócio, sem perder o DNA da marca. “Utilizamos do nosso espaço da loja para contar nossa própria história, as causas que defendemos e nossos compromissos de marca. Usamos, através das paredes e detalhes na comunicação, um fio condutor que leva o cliente a sentir a imersão em nossa marca”, diz a gerente.

Entre os modelos de negócios da Natura estão:

. a loja conceito, modelo focado na máxima experiência, imersão na marca e portfólio selecionado, presença da flagship da marca;

. loja com amplo portfólio de produtos, com foco em conveniência;

. e o novo modelo, o intermediário entre os existentes, escalável, que segue o look & feel (olhar e sentir) das lojas conceito, e as diretrizes da marca Natura, e que atende um formato franqueável.

O modelo intermediário segue os elementos visuais das lojas conceito, mas de maneira escalável. É uma loja ‘Presenteável’, que tem os presentes permeando todas as categorias de uma marca presenteável e a arquitetura e VM foram desenhados para atender essa estratégia; ‘Democrática’, que não inibe o cliente de entrar e com portfolio adaptado à microlocalidade; ‘Autosserviço’, loja mais autosserviço do que as lojas conceito, porém sem perder a venda por relações, que é um dos diferenciais da Natura e uma das formas com as quais a empresa é reconhecida.

A ideia, conforme explicam as especialistas, é fazer uma loja que seja convidativa à experimentação e prática para reposição.  E, por fim, a arquitetura estratégica – flexível para mudança de mix, modular e pré-fabricada, com elementos/legos que se encaixem em diversos formatos e não engessem a loja. “A ideia é dessa forma ir compondo, rearrumando, rearranjando, reagrupando a cada loja as peças da marca”, explica Juliana.

O trabalho também inclui a evolução no mobiliário da categoria, oferecendo alta flexibilidade, ajudando o dia a dia da operação, com investimento de baixo custo a longo prazo para troca de portfólio.

O 36º BACKSTAGE DO VAREJO, também terá o bloco intitulado “O papel do design na loja: interação, imersão e experimentação”, com palestras de Claudia Vizzotto, Lider de Planejamento da Design Novarejo, sobre o comportamento do consumidor; de Marcos Morrone, Sócio-diretor da Design Novarejo, que contará os cases das lojas conceito: Loja do Mecânico, Leo Madeiras e Grupo Amarelinhas Tinta. E mais: os varejistas dessas marcas também farão apresentações.

O evento terá, ainda palestra que aborda tecnologia: “A importância da tecnologia na expansão da Constance Calçados — Inovação, agilidade e resultados no ponto de venda aliados ao software de gestão”, com as apresentações de Rachel Mendonça, Diretora de Tecnologia, Inovação e e-commerce na Constance Calçados, e de Alex Marques, Diretor Comercial da Data System.

O 36º BACKSTAGE DO VAREJO tem o patrocínio da Lemca Iluminação e da Data System e os apoios do Conselho de Varejo da Associação Comercial de São Paulo – ACSP e da Couromoda.

Sobre as palestrantes/marcas

Livia Abrão — Formada em Desenho Industrial com pós-graduação em Design Estratégico pela ESPM, Livia Abrão soma mais de 14 anos de atuação em design e visual merchandising. Especialista pela IED Barcelona, carrega como sua marca a tangibilização de propósitos de Marcas em espaços de venda, gerando maior conexão e experiência para o consumidor. Ao longo de sua carreira, participou de projetos  estratégicos para o varejo, como a concepção do Visual Merchandising para novos conceitos de loja, além de liderar um olhar integrado para o lançamento de campanhas para as mais de 700 lojas, entre próprias e franquias, para Brasil e América Latina.

Natura — Fundada em 1969, é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”.

Juliana Neves Arquiteta | Professora IED Rio/PUC-Rio | Autora — Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e mestre em Design pela PUC-RJ, com pesquisa em Design e Emoção e ênfase em Design para todos os sentidos. Foi pesquisadora na Brown University e possui especialização em Branding e em Experience Design pela escola dinamarquesa Kaospilot. Hoje, Juliana é professora convidada do curso de Retail Design & Branding da PUC-Rio, de Projetos Comerciais no curso Saperfare de Interiores IED Rio, além de ministrar palestras e workshops pelo Sebrae e pela Azov Consultoria, com Luiz Antônio Secco. Está à frente da Kube Arquitetura, escritório especializado em arquitetura comercial e sensorial. Em sua pesquisa para o mestrado em Design pela PUC-RJ, ela estudou o modo como os sentidos podem influenciar a conexão emocional das pessoas e espaços projetados. Como consequência deste estudo publicou, em 2017, o livro Arquitetura Sensorial: A Arte de Projetar para Todos os Sentidos.

Kube Arquitetura – tem como marca registrada e respirar varejo. Somos um escritório de arquitetura estratégica para varejo. No portfólio da Kube há marcas como Hugo Boss, YSL, Natura, AquaRio, Alphabeto, DuLoren, Outer. Shoes, Paineiras-Corcovado, Cellairis, UVLine, FOM, Lecadô, Sapatella, Sara Joias, Euro Colchões e Compactor. Atualmente trabalha em projetos de lojas em Brasília, São Paulo, Foz do Iguaçu, Manaus, Salvador e Belém, além de projetos em andamento no Panamá, México, Chile, Uruguai e Portugal. Em 2017, conquistou três prêmios no A’ Design Award (Itália), uma das maiores premiações internacionais da categoria, com a Loja do AquaRio (ouro), Restaurante Mirante Paineiras (prata) e Outer.Shoes Nova América. Nesse mesmo ano, o projeto da loja do AquaRio recebeu o prêmio Prix Versailles (Paris), promovido pela Unesco e pela União Internacional de Arquitetos.

Serviço:

36º BACKSTAGE DO VAREJO

Data: 20 de outubro, das 8h00 às 12h30

Local: FAAP Business Hub (rua Alagoas, 903, entrada G2. Higienópolis).

Inscrições AQUI

Crédito da foto: Luiza Florenzano – Chá