Marcas de chocolate se preparam para vendas da Páscoa, que serão maiores do que no ano passado
A Páscoa deve movimentar R$ 2,49 bilhões esse ano, conforme projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O volume de vendas deve crescer 2,8% em relação ao mesmo período de 2022.
As expectativas das próprias marcas de chocolate – Cacau Show, Nestlé e Lacta –, também, são positivas. A Cacau Show espera aumentar em quase 40% as suas vendas com relação a 2022, chegando a 23 milhões de ovos de Páscoa. As suas ações esse ano envolvem lançamento de um novo mix de produtos e parcerias com marcas internacionais, como Warner, NBA e Looney Tunes. Já a Nestlé produziu 12 milhões de ovos de chocolate, 10% a mais do que no ano passado. E a Lacta contratou 2 mil funcionários para atuarem na produção e comercialização de seus produtos. Inclusive esse ano, a Páscoa gerou 7,9 mil vagas de trabalho temporário na indústria de chocolate, conforme pesquisa da KPMG para a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoin e Balas – ABICAB.
Os chocolates artesanais também têm uma representação significativa nas vendas, conforme aponta a Kantar IBOPE Media, quase metade do volume consumido na Páscoa. O menor preço médio por quilo na comparação com os industrializados, a diversidade de produtos e a maior possibilidade de personalização são os motivos que resultam nas boas vendas desses itens.
Outro aspecto interessante é que segundo pesquisa da CNDL/SPC Brasil, os jovens influenciam na escolha do presente de Páscoa. No ano passado, os filhos foram os principais presenteados (54,4%). Além dos sobrinhos (33%) e afilhados (14,4%). Sendo assim, as marcas devem ficar atentas as preferências desse público.
Vendas por região
Para a Pásco 2023 são esperados crescimentos das vendas nos principais estados, mas três estão em destaque: Santa Catarina promete aumentar em 7,9%; Ceará em 7%; e Espírito Santo em 6,8%. Entretanto, os maiores volumes de faturamento, serão em São Paulo (R$ 977 milhões), Minas Gerais (R$ 273 milhões) e Rio de Janeiro (R$ 244 milhões). Juntas, essas três unidades da Federação responderão por 60% do volume financeiro gerado pela Páscoa deste ano.
Fontes: Portal da CNC, Varejo AS, portal da ABICAB, jornal O Tempo e Negócios SC
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