Estética e estratégia combinadas estimulam as vendas
Em palestra na Couromoda, realizada mês passado, Endrigo Pontes, visual merchandiser e diretor de eventos da Abiesv, transmitiu preciosas dicas de estímulo às vendas.
Saiba quais são nas Pílulas do Varejo de hoje.
Estética e estratégia combinadas estimulam as vendas
1 – Trabalhar de forma estratégica o ponto de vendas e não somente a vitrine
2 – Além da vitrine, o espaço interno deve ser convidativo e fazer não apenas o cliente se encantar, mas também oferecer funcionalidade aos vendedores, sempre com a mesma identidade visual. Para tanto, é preciso analisar a empresa desde o cliente que se quer atender até a arquitetura da loja, passando pelo mix de produtos, formato de exposição e pesquisas qualitativas e quantitativas;
3 – Não basta replicar fórmulas de sucesso de outras lojas; é preciso saber se essa fórmula se adéqua ao seu público consumidor e ao produto que se vende;
4 – Além disso, é importante organizar o espaço de acordo com o momento comercial (lançamento; campanhas publicitárias; promoções, etc.), com mobiliário versátil e boa iluminação. “Mais que bonita, uma loja deve ser vendável”;
5 – É preciso estar atento, uma vez que o consumidor mudou e essa transformação tem sido constante. É preciso estimular os sentidos do comprador, do visual ao tato, oferecer produtos diferentes, com valor agregado e pensar de forma global e local também.