ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
O varejo está preparado para receber o novo consumidor, pós- pandemia? Pergunta palestrante no 34º Backstage do Varejo

O varejo está preparado para receber o novo consumidor, pós- pandemia? Pergunta palestrante no 34º Backstage do Varejo

20 jun 2021

Marcel Morgado, designer gráfico que desenvolveu projetos para o Grupo Santander e Carrefour, falou em evento promovido pela ABIESV, que também contou com demais especialistas de várias áreas

Como promover experiências online e offline; a jornada do cliente e os impactos em tempos de pandemia; como fortalecer a marca e gerar percepções positivas; as formas, cores, texturas e sensações no PDV e no digital; a neurociência aplicada na arquitetura do varejo; e as estratégias em redes sociais. Esses foram alguns dos assuntos do 34º Backstage do Varejo, evento virtual, promovido pela ABIESV na última quarta-feira, dia 16/6. Com o tema “Os ambientes de Marca: Físico e Digital”, foi transmitido ao vivo pelos Facebook e Youtube.

“Daqui um tempo todos estarão vacinados e essa pandemia vai acabar. Será que o varejo estará pronto para receber esse novo consumidor? Será que seu negócio está adequado para isso? É preciso planejar. As pessoas estão querendo interagir, sentem muita falta desse contato, estão com saudades das relações, vão querer, cada vez mais, experiências novas”, afirmou Marcel Morgado, designer gráfico da Novarejo, um dos palestrantes do evento.

Morgado, que tem mais de 20 anos de mercado e que já desenvolveu projetos para o Grupo Santander, Grupo Pão de Açúcar e Carrefour, entre outros, falou sobre “Neurobranding, comunicação e comportamento do consumidor: online e offline”, dando dicas preciosas, como: “Para qualquer ação, deve se pensar bem no seu público e como atendê-lo da melhor forma. Por exemplo, não adianta criar um aplicativo se seu público-alvo é idoso. Neste caso, o ideal é criar um serviço de televendas”.

Segundo ele, uma experiência de compra envolve dois tipos de benefícios, o emocional, mais agradável, na qual o consumidor não tem percepção do tempo, e o benefício racional, cujo processo de compra é mais objetivo, e o cliente calcula preço. “80% das compras hoje são supérfluas, e apenas 20% são de uso essencial”, conta. Morgado diz que é imprescindível o bom serviço, “se o cliente pega uma fila muito grande no caixa da loja, e perde tempo, a sua compra passa a ser racional e logo ele desiste de levar alguns produtos, preocupado com a conta alta”. Sua palestra teve frases marcantes, como: “Se o produto é ruim e a embalagem é boa só vende uma vez”.

Outra grande atração do evento foi a palestra da arquiteta e urbanista Carla Lupinacci: “A Neuroarquitetura no ponto físico e como o elemento digital influencia na construção da marca”. Foram vários pontos em que a palestrante abordou a neurociência aplicada na arquitetura e de que forma isso pode estar no varejo. Em um dos tópicos, Carla conta sobre as partes do cérebro que são ativadas ao mostrar uma cor. O efeito do amarelo, por exemplo, é transparência nas negociações, foco nos lucros, otimismo, clareza e, combinada com outras cores, sugere credibilidade. Em outro momento, a especialista falou sobre biofilia. “Na pandemia as pessoas ficaram com mais vontade ainda de ter contato com a natureza e a biofilia veio no resgate disso. No ambiente causa bem-estar, produtividade e tem um efeito restaurador. Especialista na concepção e gestão de projetos em arquitetura comercial, Carla abordou também outras variantes, como iluminação, sons e aromas.

Ana Costa, diretora de Acadêmico e Conteúdo da ABIESV, e curadora do evento, falou sobre “Formas, cores, texturas e sensações no PDV e como usar isso também no digital”. Ressaltou o surpreendente poder de tudo isso no comportamento de compra. “O importante é criar ambientes para que as pessoas não tenham vontade de sair e queiram voltar logo”. Segundo a especialista em comportamento de consumo e gestão em PDV, esses fatores revelam porque algumas lojas e restaurantes estão sempre lotados e outros vazios. “Um conjunto de questões explica o sucesso ou não de um estabelecimento: o trabalho de arquitetura, iluminação e visual merchandising, entre outros”. Para Ana, após esse período de isolamento é importante o varejo se permitir e brincar mais. “É fundamental trabalhar de forma multidisciplinar no varejo, misturar mais as cores, mexer mais com as sensações e os sentidos. Entregar tudo isso para o público”.

Eliane El Badouy Cecchettini, conhecida no mercado como Badu, publicitária premiada, chamou a atenção ao falar sobre “Estratégias de mídias sociais para o varejo”. Iniciou a palestra com uma frase impactante: “Com a pandemia foi como se as pessoas tivessem precisado aprender a nadar, depois de terem sido jogadas na piscina”. Segundo a especialista, com o cenário repentino que se armou no começo de 2020, o varejo foi obrigado a se reinventar e a jornada do cliente mudou para o digital. “E no digital eu estou a um clique de distância do meu principal concorrente”.

Badu explica que formatos que mesclam o virtual e o físico ganharão cada vez mais espaço. “Termos como omnicanalidade, social commerce, social selling, dropshipping serão incorporados às estratégias das empresas, independentemente do tamanho que tenham”. O Social Selling, por exemplo, a publicitária diz que se refere a cultivar relacionamentos nas redes sociais para que o varejista possa construir a sua lista de clientes potenciais. “É uma prática de usar canais de mídias sociais de uma marca para se conectar com clientes e se envolver com leads em potencial. Essa venda social ajuda sua equipe de vendas a construir relacionamentos reais”. Conforme exemplifica a também professora e pesquisadora dos mecanismos de atenção e consumo de mídia contemporâneos: “não subestime o poder do Facebook, por exemplo, de levar as pessoas para a loja física”. Ao final do evento houve um bate-papo entre os palestrantes.

O presidente da ABIESV, Marcos Andrade, conclui: “Agora, mesmo nessa integração de físico e digital, a loja física se tornou ainda mais importante para o engajamento do cliente. Onde ele pode usufruiu das experiências”. Para Marcos, unir esforços no varejo é fundamental “Na ABIESV temos os melhores profissionais que fazem os melhores projetos de varejo em suas áreas. E isso que foi apresentado no nosso evento é, acima de tudo, para levar conhecimento para ajudar o varejista a vender, que é o mais importante de tudo”, conclui.

O 34º Backstage do Varejo tem o patrocínio da LedWave, referência quando se fala em tecnologia em LED no Brasil. O apoio foi da CDL Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte.

Os que perderam o evento podem assistir pelo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=PoX4uQ9wzhs&t=64s.