ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Como entender o Visual Merchandising

Como entender o Visual Merchandising

16 out 2020

“O que precisa ser estimulado é a imaginação. Quando isto acontece, o restante torna-se fácil. A mercadoria sempre norteará”.

Joe Cotugno, diretor de criação da Bloomingdale’s

“Nós atuamos nos bastidores, dirigindo e produzindo todo o efeito geral, enquanto o departamento de compras escreve a história e proporciona o conteúdo. Nossa responsabilidade é fazer tudo isto ganhar vida”.

Alannah Weston, vice presidente da Selfridges

Diante destes depoimentos, entenderemos que a matéria-prima é o produto e que, a partir dele, tudo acontece:

. Vitrine

. O produto certo, no lugar certo, no tempo certo

. Exposição do produto……..

Itens básicos que para chegar neste momento é preciso falar com a:

. Marca

. Estrutura arquitetônica

. Público-alvo

. Gerenciamento de categoria

Estamos vivendo um momento que teremos que rever a formatação deste trabalho, porém sempre com a certeza que nada individualmente fará a loja física encarar os novos desafios.

Case

Mix K (Combina com Você) — Marca para o público jovem, que busca uma moda descontraída. A marca norteará toda a comunicação, em todos os materiais, fazendo assim com que o público-alvo reconheça todas as ferramentas, desde a fachada, até as redes sociais.

 Mix K é projeto do Grupo Purchase

É importante alertar que o varejista deve conhecer todas etapas para que o resultado deste trabalho traga vendas e, principalmente, a admiração do cliente.

Não importa em qual segmento/classe social/faixa etária que este trabalho irá atender, mas com certeza é importante ter visão destas etapas e como o produto poderá ser valorizado neste processo.

Antropologie NY

Elementos que farão do produto o protagonista da loja:

.  Manequins

. Equipamentos adequados para cada tipo de produto e segmento

. Displays para valorizar o produto

Hoje vivemos o “glamour” do VM, o que tem trazido alguns enganos e pseudoprofissionais, que o “novo normal” trouxe através das redes sociais.

Para isto, é fundamental reconhecer as etapas de um desenvolvimento e ter com as demais áreas da empresa o entrosamento necessário.

  • Sonia Paloschi – é diretora de Visual Merchandesing da ABIESV, coordenadora do Comitê de VM da entidade e diretora do Grupo Purchase Comunicação e Marketing

Foto de abertura: Antropologie NY