ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
O que esperar do Dia dos Namorados

O que esperar do Dia dos Namorados

05 jun 2020

Comemorado nessa sexta-feira, 12 de junho, o Dia dos Namorados promete ser mais uma data que terá as vendas ameaçadas pela pandemia, apesar de haver indícios mais animadores do que nos primeiros meses do ano. Dados de pesquisa nacional, realizada pela ShopFully, plataforma de geolocalização especializada em shoppers, mostram que 57,2% da população brasileira pretende comprar um presente, e 34% investirão entre R$ 50 e R$ 100. Foram entrevistadas 1.508 pessoas de todas as regiões do Brasil.

Ainda com parte do comércio brasileiro de portas fechadas, o Dia do Namorados deverá ter forte impacto no e-commerce que, em abril deste ano, faturou 9,4 bilhões, conforme dados de mercado. “As vendas online darão um sossego as perdas e em alguns lugares do Brasil já teremos o comércio aberto, tanto shopping, como lojas de rua. Mas, mesmo assim, os indícios de recuperação são muito pequenos, considerando a baixa do emprego, da renda e da confiança da população, conforme confere a plataforma Mercado e Consumo”, afirma Sonia Paloschi, diretora de Visual Merchandising da Abiesv, com 30 anos de atuação na área de varejo e hoje à frente do Grupo Purchase Marketing & Visual Merchandising.

Sonia leva em consideração, ainda, que para se obter boas vendas já nesta data próxima, o lojista terá que aprender rápido uma tarefa essencial: atender aos protocolos de segurança e deixar seus clientes ao máximo tranquilos.

Ana Costa, diretora de Acadêmico e Conteúdo da Abiesv, especialista em trade marketing e comportamento do consumidor, aposta no aumento do ticket médio em função de não termos a concorrência dos restaurantes, cinemas e baladas, que ainda continuarão fechados. “Então, será um ponto para os presentes”. A especialista acredita que as vendas não conquistadas no Dia das Mães podem ser alcançadas agora no Dia dos Namorados, “apesar da data ser historicamente menos rentável em valores do que o Dia das Mães, é possível que seja mais promissora porque várias lojas já estão abertas e com a demanda por fazer uma comprinha reprimida. Ir às compras vai se encher de experiências, mesmo que ainda estejamos amedrontados”, diz confiante.

Segundo Ana, também especialista em gestão de PDV, a data pode trazer muitos significados emocionais para o varejo este ano e, com isso, ter um bom resultado financeiro. “Estamos saindo da quarentena, retomando nossas vidas, com esperanças e bastante impactados emocionalmente. Isso pode ser um gatilho para comemorarmos e querermos presentear pessoas com fortes significados para nós”, conclui.

Medo como fator emocional importante

 “Tendo o medo como um fator emocional importante a ser considerado e em regiões do País onde este medo é mais latente, mais visível e significativo, vão se diferenciar as marcas que elevarem a barra do nível de proteção, quer dizer, quem fizer além do recomendado pelo Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), e também mais do que o vizinho, vai ter um maior fluxo dentro de loja. E se fizer com design, então, vai sair na frente e vender mais”, afirma Juliana Neves, diretora da Abiesv Regional RJ e sócia-diretora da Kube Arquitetura.

Para a especialista, quem tem medo vai optar por lojas que tangibilizam melhor essa questão da segurança. E dá como exemplo o restaurante Mediamatic Eten, em Amsterdã, na Holanda, que fez pequenas cabines transparentes, onde duas ou três pessoas podem compartilhar a refeição, e que já não tem reserva para mês de junho inteiro. “Tem outros bem legais e originais como W Hotel, em Bali e Snow Globe Restaurant, em Londres”, conta Juliana, que também é professora IED Rio/PUC-Rio e mestre em Design pela PUC-RJ, com pesquisa em Design e Emoção e ênfase em Design para todos os sentidos.

Para os varejistas na reabertura da loja, a Abiesv criou o projeto Loja + Segura: www.lojamaissegura.com.br. Leia a reportagem: http://portaldovarejo.com.br/iniciativa-da-abiesv-e-conaje-em-parceria-com-a-vtex-cria-programa-emergencial-apoie-o-pequeno/

E aos pequenos empresários que quiserem comercializar digitalmente seus produtos e serviços, a Abiesv criou a loja digital gratuita www.apoieopequeno.com.br. Leia a matéria: http://portaldovarejo.com.br/abiesv-lanca-projeto-loja-segura-que-ajuda-o-varejista-na-reabertura-do-comercio/