ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
46% dos pequenos negócios tiveram aumento nas vendas com ações para o Dia das Mães

46% dos pequenos negócios tiveram aumento nas vendas com ações para o Dia das Mães

25 Maio 2023

Personalização de produtos ou serviços foram diferenciais na data

Depois do Natal, o Dia das Mães é a segunda data mais importante do varejo. Pesquisa do Sebrae Rio indica que apenas 27% dos pequenos negócios do Estado do Rio de Janeiro realizaram ações específicas para a ocasião. Enquanto isso, 73% não fizeram nenhum tipo de investimento, o que influenciou no faturamento das empresas. E 46% dos pequenos, que se prepararam para a data, conseguiram aumento nas vendas. Em contrapartida, 10,4% dos empresários não investiram em nenhuma novidade, ainda assim, conseguiram aumento nas vendas em relação a um mês normal.

“O empresariado precisa estar atento a essas oportunidades de mercado. O planejamento aliado as capacitações ajudam em resultados mais assertivos, quando o empreendedor pensa em tirar novas ideias do papel. Ao adotar estratégias, o negócio conseguirá não só aumentar o volume de vendas e seu faturamento, como também fidelizar esse cliente, além de propagar a sua marca a novos clientes”, ressalta Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio.

Das medidas adotadas pelos empreendedores, as que mais tiveram impacto nas vendas foram a personalização de produtos ou serviços e aumento de divulgação e propaganda. Neste ano, as iniciativas que geraram pouco impacto foram a adoção de preços promocionais e o aumento de estoque.

Por causa do Dia das Mães, os principais meios de divulgação dessas ações foram o WhatsApp, Instagram e Facebook. Na média mensal, em comparação aos demais meses, 18,24% dos pequenos negócios tiveram aumento de receita. A data representa 9,17% do total do faturamento no mês das empresas.

Vem aí Dia dos Namorados

Agora, o varejo se prepara para o Dia dos Namorados, com expectativa de faturamento alto. As vendas na data em 2022 movimentaram mais de R$ 6,5 bilhões para o varejo — relatório da All in em parceria com ClearSale, Neotrust e outros, trouxe um balanço sobre a data comemorativa.

Esse ano, a data cai em uma segunda-feira (12/6), com isso muitos casais devem comemorar no fim de semana que antecede (9 e 10 de junho) e a maioria das compras devem ser feitas na semana anterior.

Pesquisas comumente apontam que os destaques nas vendas são artigos de uso pessoal e eletroeletrônicos. Sendo também os supermercados beneficiados por vender mais alimentos e bebidas para atender casais que comemoram em casa, além de bares e restaurantes.

Para chamar a atenção dos clientes, importante usar as redes sociais e o e-mail personalizado; e criar kits de presentes.

Crédito: Freepik