ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
32º Backstage do Varejo sobre Branding terá formato inovador

32º Backstage do Varejo sobre Branding terá formato inovador

20 set 2019

Evento promovido pela Abiesv terá palestras e oficinas, nas quais os participantes passarão pela experiência de trabalhar na construção de marcas

Dia 8 de outubro acontece mais um Backstage do Varejo, que tem o objetivo de levar informação e conhecimento a varejistas e fornecedores e promover uma intensa troca de experiências. Nesta 32ª edição, o evento ganha um novo formato na discussão do tema ‘Branding’. “Vamos inovar na apresentação do evento, aproveitando inclusive que o tema facilita está nova proposta e criatividade”, conta a consultora estratégica de varejo e branding Ana Costa, diretora acadêmica e de conteúdo da Abiesv e curadora do encontro.

A proposta é falar de branding e da materialização do branding no varejo, com apresentação de cases, em palestras e oficinas, nas quais os participantes farão a construção de uma marca. As oficinas serão formadas por seis grupos com seis varejistas cada, de segmentos distintos, entre eles supermercado, pet, farma, food, livraria e beleza, entre outros. Cada grupo terá um tutor responsável, especialistas em áreas como tecnologia de varejo, gestão de negócio, comportamento e consumo, brand e arquitetura. Ao final, os grupos farão a apresentação para a plateia dos cases trabalhados.  “Este novo formato de encontro permitirá uma maior interação dos varejistas”, diz Ana.

Com relação ao tema, a especialista explica que hoje a maior discussão é por que comprar de uma ou de outra marca? E a resposta é simples: questão de identificação. “As gerações Y e Z, compradoras com poder aquisitivo, querem marcas que tenham um propósito, e que este propósito não seja puramente comercial e financeiro”. Conforme explica, a marca tem um poder muito grande, que antes impunha o que queria, mas atualmente tem que ter ações alinhadas ao seu propósito para seduzir o consumidor que está mais exigente. “O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões, sobretudo interagir com o cliente para que compre  da sua marca e não da do seu concorrente”, conclui.

No evento, serão apresentados uma média de cinco cases de marcas que constroem as suas estratégias de negócio totalmente voltadas para a necessidade do cliente, como a Ikea, empresa sueca, especializada na venda de móveis domésticos. Na curadoria, Ana tem a parceria de Leonardo Koboldt Araujo, sócio-diretor da Gad’, consultoria que transforma empresas e negócios através das marcas, de maneira disruptiva e consistente.

O 32º Backstage do Varejo será na FAAP / Business Hub, rua Alagoas, 903, portaria G1, das 8h00 às 12h30. Associados e varejistas têm entrada VIP e para não associados o valor é R$ 100,00. Mais informações com Janaina Botelho no secretaria@abiesv.org.br ou pelo tel.: 5548-7124 ou com Lourival Santos no comercial@abiesv.org.br ou pelo cel.: 99353-8828.

O evento tem os patrocínios das empresas Lemca Iluminação e Omega Light. E os apoios da LedWave,  Immergut Mobiliário, Associação Brasileira de Franchising – ABF, Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, Associação Brasileira de Shopping Centers – Abrasce, Associação Comercial de Campinas – ACIC e Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC.

Ana Claudia Costa – Graduada em Gestão Estratégica de Moda, MBA em branding, pós em trade mkt, pós em Neromkt, especialista em tecnologia têxtil, visual merchandising e comportamento de consumo, Master em Pool hunting. Ministra aulas e palestras em comportamento do consumidor, gestão de PDV, trade e shopper mkt, tendências de varejo e environment design.

Leonardo Koboldt Araujo — atua como diretor de criação da operação gad’ como especialista nas áreas de arquitetura – promocional, comercial e corporativa, em sistemas de sinalização e soluções de merchandising. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos/RS. Tem palestrado em importantes eventos acadêmicos e profissionais, no Brasil e na América Latina, apresentando abordagens sobre os temas ligados ao design, arquitetura e comunicação nos PDVs.

Crédito foto: Freepik