ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO

Visual Merchandising: estratégia que pode contribuir com o desempenho do comércio

01 dez 2016

pilulas-do-varejo As Pílulas do Varejo são uma iniciativa da Abiesv que visa promover o compartilhamento de conhecimentos do varejo. As primeiras foram produzidas por diretores e conselheiros da entidade ligados a diferentes segmentos dentro do varejo, como iluminação, visual merchandising, arquitetura, mobiliário, segurança eletrônica, manequins, gerenciamento de projetos etc. Mas se você também tiver um conteúdo relevante para dividir conosco, mande sua sugestão para imprensa@abiesv.org.br

A Pílula de hoje foi enviada pela Sonia Paloschi, umas das integrantes do departamento de Marketing da Abiesv e executiva no Grupo Purchase. Confira!

 

Visual Merchandising: estratégia que pode contribuir com o desempenho do comércio

Hoje a competitividade no varejo está mais acirrada e para que haja um bom resultado é necessário se diferenciar dos demais. O Visual Merchandising (VM), por meio de suas técnicas e de seu design, oferece aos estabelecimentos o seu DNA, para melhor se comunicar com seu público. Com VM sua loja terá personalidade própria, em função dos materiais, cores, cenografias, tipo de equipamentos de exposição e formato da exposição dos produtos. É importante, no entanto, enfatizar que esse trabalho dependerá das áreas envolvidas, como Marketing, Operações e Compras, que juntas deverão participar desse processo.

O VM, diferentemente do que muitos pensam, não é somente cenografia e vitrine. Esses elementos fazem parte de um conjunto de ações estratégicas muito maior, que inclui estudo do mix, avaliação do layout, da capacidade de exposição, circulação e do público-alvo. Após essa análise, o profissional irá adequar e criar novas formas para enriquecer o mesmo espaço, com foco no resultado de vendas. A cenografia interna e de vitrine irão enriquecer o processo no final do projeto.