ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Visual Merchandising e Branding são os assuntos de especialistas da ABIESV em palestras na ABCasa

Visual Merchandising e Branding são os assuntos de especialistas da ABIESV em palestras na ABCasa

20 ago 2021

A tradicional feira de artigos para casa e decoração acontece de 30 de agosto a 3 de setembro, no Expo Center Norte

A ABCasa Fair volta a ser presencial e terá palestras de especialistas da ABIESV: Ana Costa, diretora de Acadêmico e Conteúdo, falará sobre “Home Branding, a casa se torna nosso centro”, dia 30 de agosto, às 16h00; e Sonia Paloschi, diretora de Visual Merchandising, terá como mote “Encante e Venda Mais’, no dia 2 de setembro, às 14h00. Os Talks estão no link: https://abcasafair.com.br/talks/

A tradicional feira da Associação Brasileira de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas, flores e têxtil será no Expo Center Norte, de 30 de agosto a 3 de setembro.

Sonia irá falar no painel ‘Utensílios Domésticos e Têxtil’. “Essa é uma área que cresceu muito por causa da pandemia. Todos ficaram dia e noite em casa, tornando esse ambiente ainda mais importante”, explica a especialista.  “Nesse novo contexto, as pessoas começaram a buscar mais ainda ter o aconchego no lar, no convívio com a família, até para elevar a autoestima, fazendo com que os utensílios domésticos fossem muito procurados e crescessem em vendas”.

A especialista ressalta que as lojas devem fortalecer a sua marca e os seus produtos e terem um ambiente que transmita essa sensação de aconchego, de confiança e de tranquilidade na apreciação do belo, tanto do local como dos artigos expostos e, assim, incentivar os consumidores a levar isso que sentem e veem para suas casas. “Nos dias de hoje as pessoas estão precisando muito ser acolhidas, abraçadas, e estão com vontade de compartilhar e de ter em seus lares o que existe de melhor”, afirma Sonia, que também é coordenadora do Comitê de VM da ABIESV e está à frente da Purchase Comunicação e Marketing.  Há 30 anos na área, é uma das principais responsáveis pela sua evolução.

Nesse cenário, ela conta que desenvolverá o tema na feira enaltecendo o quanto o Visual Merchandising pode facilitar para que um PDV transmita essas sensações; o impacto que pode ter no faturamento do negócio, e as estratégias e tendências de VM no ambiente da loja, inclusive na exposição do produto.

Novos tempos, novos comportamentos ….

Palestrante no painel ‘Festas + Decoração’, Ana Costa explica a abordagem que dará a sua fala na feira, retornando ao início dos anos 80. “Quando a Faith Popcorn, consultoria de tendências e marketing, detectou uma profunda mudança na maneira como as pessoas estavam vivendo suas vidas: entrar dentro de uma concha segura, para que você não fique à mercê de um mundo ruim e imprevisível. Vivemos uma reedição deste momento, só que agora provocado por um inimigo real, a pandemia”, afirma.

Segundo ela, atualmente, se vive (forçadamente) algo parecido, “mas que fez com que se percebesse como nossas vidas eram corridas e movimentadas, mesmo com tanta tecnologia para torná-la adaptável à realidade”.

Para Ana essa mudança toda abriu espaço para um novo olhar comportamental, para novos mercados e principalmente fez com que as marcas fossem obrigadas também a se reinventar. Então, na palestra, a especialista irá falar como a casa se torna o centro de tudo e com isso o que será tendência e o que veio para ficar. “Mais casas, menos apartamento. Móveis podem ter mais funções. Condomínios de luxo crescem. Estamos tentando ser pessoas melhores. Meditar é preciso. Se adaptando a novas formas de socializar. E quando o assunto é relacionamento… Nos demos conta do outro. Faça você mesmo”, reflete Ana, fazendo um apontamento de novos comportamentos. A especialista ministra cursos e palestras sobre comportamento do consumidor, gestão de PDV, trade e shopper marketing, além de consultora em estratégia de varejo e branding.

Ela apresentará cases de marcas que apostam nessa mudança a longo prazo. E questiona: com tudo isso, quais são as categorias relacionadas ao Cocooning*?:

. Construção civil Compra/aluguel de imóveis

. Fabricação de automóveis

. Fabricação de bicicletas e acessórios

. Móveis e móveis planejados

. Fabricação de alimentos

. Fabricação de eletrodomésticos

. Serviços in-home (cabelereiro, manicure, massagem)

. Aplicativos (namoro, yoga, ginástica, meditação)

. Cursos on-line Fabricantes da área de cosméticos e perfumaria.

  • Cocooning – Nome dado a uma tendência que se vem observando nas últimas décadas em grau mais acentuado: a menor socialização dos indivíduos, que faz com que estes passem mais tempo recolhidos à casa

No ABCasa Fair, que tem o apoio da ABIESV, cerca de 50 mil visitantes profissionais (lojistas, arquitetos, decoradores, designers) de todo o país se reúnem para conhecer tendências, lançamentos e fechar bons negócios diretamente com os principais importadores, distribuidores, fabricantes e artesãos de todo o Brasil.

Serviço:

ABCasa

30 de agosto a 3 de setembro (de 30/8 a 2/9 das 10h00 às 20h00; e dia 3/9 das 10h00 às 17h00)

Local: Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme

Inscrições: https://www.mbxeventos.online/AOL6ABCasa_212/Home

Imagem da abertura Freepik