ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Varejo da construção deve ficar atento às perdas para manter crescimento em 2021

Varejo da construção deve ficar atento às perdas para manter crescimento em 2021

07 jun 2021

Em ano de pandemia, além de vender mais, é fundamental que os varejistas do setor também diminuam as perdas, que chegam a 1,08%

 O varejo da construção deve continuar crescendo em 2021, mesmo com a pandemia. A projeção é da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) que prevê um crescimento, na pior das hipóteses, de 1% a 1,5%, a, no máximo, 5%. Em 2020, o faturamento do segmento foi 11% maior em comparação a 2019, atingindo o valor de R$ 150,55 bilhões, segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE).

Em ano de pandemia, além de vender mais, é fundamental que os varejistas da construção também diminuam as suas perdas para manter a sustentabilidade e a saúde financeira da empresa. O setor, como apontam dados da 3ª Pesquisa de Perdas no Varejo Brasileiro, elaborada pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) em 2020, registra perdas de 1,08%, especialmente com rupturas no estoque, avarias, quebras, fraudes e furtos.

“Percentualmente, o índice parece ser pequeno, mas para um setor que fatura bilhões, o número é assustador. A redução desses prejuízos, com princípios e recursos que já estão à disposição dos varejistas, se traduzem na melhoria efetiva dos resultados”, afirma Adriano Sambugaro, diretor de Marketing da Gunnebo (www.gunnebo.com.br), empresa que é referência na proteção eletrônica para o varejo.

As perdas físicas (quebras e avarias) estão concentradas em produtos com datas de vencimento (como tintas e massas, etc) e também no controle do manuseio de produtos sensíveis, como bacias e pias. Quanto aos produtos mais furtados, os destaques são os fios e cabos elétricos, ferramentas, chuveiros, torneiras, cadeados e fechaduras de porta. “Para o controle dessas perdas, é fundamental investir em um sistema de monitoramento de frente de caixa, antenas e etiquetas antifurtos, além de um bom sistema de CFTV para visualização de toda a área de loja e também na retaguarda”, afirma Sambugaro.

O executivo da Gunnebo menciona a atenção à área de retaguarda, pois é nela que as companhias do varejo da construção encontram sérios problemas. “Áreas de recebimento, trocas e retiradas de produtos costumam registrar um grande fluxo de pessoas, entre fornecedores e compradores, o que favorece cenários para fraudes e possíveis conluios entre clientes e funcionários”, adverte o executivo. Ele também lembra que uma área de retaguarda sem controle gera erros operacionais que podem trazer graves prejuízos financeiros.

Tecnologias indispensáveis ao varejo – Para auxiliar o varejo da construção da reduzir as perdas, a Gunnebo disponibiliza, para a frente de caixa, o Gatecash, uma ferramenta que disponibiliza análises de vídeos por meio de um avançado algoritmo que identifica automaticamente se o consumidor registrou alguma operação suspeita ou o colaborador cometeu uma fraude ou erro operacional. De forma similar, a solução Gatetransfer atua no monitoramento das operações de recebimento nas docas.

Quanto aos sistemas antifurtos, a tecnologia EAS Inteligente disponibilizada pela Gunnebo possibilita ao varejista, além de inibir a ação das pessoas mal-intencionadas, extrair dados importantes através de dashboards e, por meio deles, confrontar o tempo de funcionamento dos equipamentos, quantidade de alarmes e de etiquetas desativadas, promover comparativos entre filiais ou análise de dados para correções da operação.

“No passado, a tecnologia era muito restrita aos grandes varejistas. Hoje, as soluções tecnológicas ficaram mais acessíveis para o pequeno e médio varejista. E, definitivamente, a questão prevenção de perdas deve ser discutida por toda empresa, independentemente do seu tamanho e setor”, justifica Adriano Sambugaro.

______________________________________________________

SOBRE A GUNNEBO (www.gunnebo.com.br)

Com sede na Suécia, e presente em 28 países, a Gunnebo destaca-se no Brasil como fornecedora de equipamentos de proteção eletrônica para o varejo (antenas, etiquetas, cadeados, CFTV e acessórios), além de ser uma referência em soluções de tecnologia para performance de loja (contadores de fluxo, cofres inteligentes, monitoramento de PDV e transferência de mercadorias) que contribuem para melhorar a gestão e os resultados das companhias da indústria e do varejo. A empresa, certificada com a ISO 9001 na categoria Produtos e Serviços, atende redes varejistas em todo o país, como Carrefour, GPA, Sonda, Nordestão, Super Nosso, Koch, Coop, C&A, Riachuelo, Marisa, Centauro, RaiaDrogasil, DPSP, Farmácias Pague Menos, Lojas Americanas, Magazine Luiza, etc.

__________________________________________________

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA GUNNEBO BRASIL

Core Group (www.coregroup.com.br)

Sandra Takata (sandra@coregroup.com.br) – Tel. (11) 2832-5507

Helder Horikawa (helder@coregroup.com.br) – Tel. (11) 2832-5511

Foto de abertura: Freepik

<a href=’https://br.freepik.com/fotos/negocio’>Negócio foto criado por yanalya – br.freepik.com</a>