ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Uma jornada de beleza inesquecível

Uma jornada de beleza inesquecível

18 fev 2021

Por Julio Takano *

Criar experiências para que a cliente tenha momentos memoráveis, em um ambiente aprazível, acolhedor e inovador. Este foi o principal pensamento ao se desenvolver um projeto para uma marca grandiosa de cosméticos: a Soneda Perfumaria. Um conceito de arquitetura de negócio com soluções modulares e flexíveis, replicáveis globalmente. Tropicalizada para os bairros onde as lojas são implantadas e conectando-se com a cultura e anseios da comunidade local de clientes, apaixonados por beleza e sedentos por informação, curadoria e experiências imersivas das marcas.

O projeto cristaliza o DNA da Família Kamachi, controladora da Soneda, por meio de elementos de arquitetura, visual merchandising e design gráfico, que remetem à história dos ancestrais e à cultura japonesa, trabalho assinado e curado pelo escritório Kawahara & Takano Retailing. E que as indústrias de cosméticos serão as grandes parceiras para a cristalização do maior e melhor canal de distribuição de produtos e soluções de beleza no mercado brasileiro.

As lojas Soneda convidam as clientes a um ritual de passagem, onde é possível desfrutar de uma experiência de transformação física, espiritual e mental de beleza. É o início de uma jornada de transformação interior e exterior, onde se pode desfrutar dos espaços das lojas Soneda divididos em mundos, e vivenciar experiências imersivas das mais emocionantes variadas. Os mundos: cabelos e maquiagem com soluções e equipamentos, que promovem degustação de produtos; coloração de cabelos, esmalteria e cuidados para o corpo; e soluções complementares de maquiagem, eletrobeleza, acessórios e caixas.

A ‘Soneda Experience’ é uma das experiências oferecidas nas lojas Soneda que mais desperta emoção. Uma área extremamente aprazível, confortavelmente preparada para que a cliente experimente produtos, com o auxílio de profissionais da loja: maquiagens, massagens, secadores e alisadores de cabelo, serviços de manicure e reflexologia. Também um ponto de encontro entre as pessoas apaixonadas por beleza e que possam vivenciar momentos de bem estar, prazer e convivência social.

Na continuidade do processo de benefícios, que fideliza a cliente, também, foi criado o espaço de experiência ‘Soneda Studio’, onde a consumidora pode aplicar, sem nenhum custo, os produtos de coloração que comprou na loja, através de consultoria, é o ‘compre e aplique’, meticulosamente conceituado – área instagramável, composta por um painel florido com a logomarca icônica da Soneda e um balanço, para a cliente tirar uma self e poder guardar esse momento. Neste espaço, também, é possível agendar uma tricologista, especialista em análise de folículos capilares e couro cabeludo, procedimento que ajuda a construir um prontuário da saúde dos cabelos, orientando quais os produtos que irão promover o máximo de benefícios de transformação, um grande diferencial competitivo para o mercado. Outra comodidade é o serviço ‘Clique e Retire’, na qual se compra pelo aplicativo ou internet e retira nos lockers da loja.

No que se refere ao Visual Merchandising, se criou para a Soneda uma linha especial de equipamentos metálicos expositores e acabamento de pintura eletrostática preto fosco, que, além de retroiluminados, são elementos de mobiliário icônicos, que conferem aos produtos altíssimo valor agregado, aumentando a sua percepção. E logo ao entrar na loja, a cliente vislumbra as mesas de valorização, onde as coleções foram minuciosamente estudadas para essa exposição, para transmitir, como um diretório vivo, a estratégia de lançamento e sortimento de produtos.

Nas lojas, as clientes podem perceber, ainda, detalhes de uma arquitetura dos palácios japoneses, por meio do uso de elementos de madeira, que oferecem um aconchego sem igual, remetendo a momentos de desconexão da rotina das pessoas, como se estivessem passeando em suas férias.

A lojas trazem ainda grande painel de digital signage em LED, onde são transmitidos vídeos institucionais das indústrias “capitães de categoria”, apresentando soluções para cabelo, olhos, rosto e boca, bem como vídeos educativos sobre beleza, produzidos pela Academia Soneda, iniciativa para educar e engajar colaboradores e transformar clientes em fãs da marca.

Soluções modulares e flexíveis

Atualmente a tendência é a de construir com foco no conceito Global (pensar global e agir local), criando em soluções modulares, flexíveis e replicáveis globalmente. Para a Soneda foi assim, sobretudo, mediante ao fato de a marca ter uma rede de 33 lojas, que atingem públicos distintos, dependendo da região que se localiza, entre elas Guarulhos, Diadema, São Bernardo do Campo, Rio Claro (interior de SP), e na capital na Av. Brigadeiro Faria Lima, importante centro comercial e financeiro, com muitos escritórios no entorno, onde a Soneda atinge públicos A e B. Certamente este geoplanejamento de expansão que a KT Retailing faz para a Soneda ajudará a selecionar os pontos com altíssimo tráfego na cidade, democratizando a beleza nos principais bairros de SP.

Vale a pena enaltecer a fachada impactante da loja da Faria Lima: com um pórtico semelhante a um Torii (porém todo revestido em alumínio preto brilhante e retroiluminado), portal tradicional japonês, A construção utiliza ‘placa luminosa’, com grande apelo e impacto visual, diferenciando-se no entorno urbano.

Todos esses fatores obtiveram um resultado excelente visualmente, além de funcional para trabalhar, e que fazem jus a como a Soneda é chamada internamente, ‘Terra do Aconchego’, e, também, a dimensão que cria em sua participação no mercado: mensalmente a rede atende 500 mil clientes; seu mix total de produtos gira em torno de 20 mil SKUs e, segundo dados da Nielsen, no Estado de São Paulo, a Soneda tem 20% do share de perfumaria auditadas.

Meus agradecimentos à Família Kamachi, controladora da Soneda, pela confiança e oportunidade de podermos construir um verdadeiro case de Arquitetura de Negócios, da qual a KT Retailing é especialista, um oásis de beleza, uma linda jornada da qual a cliente não se esquece jamais.

Julio Takano – CEO da Kawahara & Takano Retailing, um dos maiores especialistas em arquitetura de varejo do País; fundador e hoje conselheiro da ABIESV — Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo

Foto: Internacional Shopping, em Guarulhos