ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Uma iluminação bem planejada e executada traz mais vendas

Uma iluminação bem planejada e executada traz mais vendas

27 ago 2021

O Designer de Produtos Thiago de Salles Penteado, atua no mercado de iluminação desde 2005. Com formação pela Universidade Federal do Paraná, atualmente é Diretor de Marketing e P&D na Lumicenter Lighting, onde juntamente com sua equipe é responsável por desenvolver e lançar soluções cada vez mais inovadoras para iluminação de ambientes de varejo, corporativos, industriais, entre outros.

Em entrevista, Penteado conta um pouco sobre esse universo da iluminação tão importante para o varejo. “Existem diversas pesquisas, tanto no campo científico quanto mais experimentais, que nos mostram os resultados de uma iluminação bem planejada e executada em ambientes de varejo. O próprio SEBRAE já divulgou um estudo que mostra um incremento de até 40% nas vendas a partir da melhoria do aspecto visual da loja, onde a iluminação tem um papel fundamental”, conta Penteado. “Recentemente, uma rede de lojas de produtos de nutrição internacional teve um aumento de 76% no tráfego, 112% no tempo de permanência, e o triplo de vendas, em função de melhorias na iluminação”.

Na entrevista, o especialista fala também sobre o que existe de mais atual em iluminação no varejo e como são feitas as combinações de iluminação dependendo do estilo, perfil e segmento da loja, entre outras informações valiosas. E ao final da entrevista, um vídeo com case de sucesso da Lumicenter.

Loja O Boticário | Curitiba – PR

  1. Qual o papel da iluminação no varejo?

Já é conhecido que a iluminação tem uma grande importância em ambientes de varejo por ser responsável por destacar os produtos, guiar o shopper, estimular as compras e ajudar a construir a marca. Com a aceleração da adoção do e-commerce por conta da pandemia, o varejo físico está se reinventando, pois pode criar experiências que o varejo online não consegue explorar, e a iluminação tem papel importante nisso. A loja passa a ser um espaço de lazer, de bem-estar, onde as pessoas precisam vivenciar boas experiências e serem cuidadosamente estimuladas a procurar, experimentar, e por fim satisfazer seus desejos e necessidades. A visão é responsável por 80% das informações que percebemos, e a iluminação tem um papel fundamental nessa percepção visual. Um projeto que explore bem todas as camadas de iluminação com a adequada intensidade e uniformidade da luz, a temperatura de cor, o jogo de sombras e a valorização das cores é fundamental para criar um ambiente que convide o shopper ao interior da loja, que o estimule a permanecer no ambiente e explorar os produtos, e que o ajude a tomar a decisão de comprar. Além disso, a iluminação ainda tem um importante papel na percepção da identidade da marca, ajudando o shopper a se conectar e ser envolvido por todo o conceito da marca. O varejo físico pode criar experiências que o varejo online não consegue explorar, e a iluminação tem papel importante nisso.

  1. O que existe de mais atual em termos de iluminação do varejo?

Quando falamos em iluminação LED, logo pensamos em eficiência energética. Mas se antes os LEDs evoluíam principalmente em relação à eficácia, atualmente eles evoluem muito em características de qualidade da luz, para aplicações cada vez mais específicas. O desenvolvimento da tecnologia abriu um grande leque de novas opções para iluminação de escritórios, hospitais, hotéis, e, também, varejo. LEDs com índices de reprodução de cores altíssimos, ou então que mimetizam o espectro da luz solar, ou ainda LEDs específicos para iluminar mercadorias – como carnes, peixes, vegetais, pães – estão à disposição da criatividade dos lighting designers. Além dos LEDs temos também um papel importante da automação, que possibilita a criação de cenários com atmosferas cada vez mais envolventes. Sem contar, ainda, o design das luminárias, que vem evoluindo cada vez mais, com produtos dos mais interessantes e que ajudam a melhorar a percepção de todo o conceito da loja, desde a arquitetura até a valorização dos produtos. Por fim, temos uma contribuição cada vez maior da customização de produtos e da sustentabilidade. A fabricação de luminárias totalmente customizadas utilizando impressão 3D e o uso de matérias-primas recicladas, às vezes provenientes de sistemas de coleta do próprio varejista, ajudam os produtos de iluminação não só a iluminarem, mas também a serem parte integrante de toda a percepção que os consumidores terão da marca. Em resumo, podemos dizer que se antes falávamos muito de economia de energia, hoje falamos principalmente em usar a iluminação LED para melhorar o desempenho de vendas.

  1. A iluminação ajuda a loja vender mais. Existem pesquisas recentes que demonstrem isso?

Existem diversas pesquisas, tanto no campo científico quanto mais experimentais, que nos mostram os resultados de uma iluminação bem planejada e executada em ambientes de varejo. O próprio SEBRAE já divulgou uma pesquisa que mostra um incremento de até 40% nas vendas a partir da melhoria do aspecto visual da loja, onde a iluminação tem um papel importante. Também já vimos experiências práticas realizadas em ambientes de varejo em outros países que mostram resultados muito interessantes. Li recentemente sobre uma rede de lojas de produtos de nutrição fora do Brasil que viu um aumento de 76% no tráfego, 112% no tempo de permanência, e com o triplo de vendas.

  1. Como são feitas as combinações de iluminação dependendo do estilo, perfil e segmento da loja. Fale a respeito das opções (jogos de luzes e sombra/luz quente….)?

Não existe uma fórmula básica que sirva para todos. Cada marca tem o seu propósito e sua identidade, e a luz precisa ser trabalhada especificamente para cada perfil e segmento de loja. De uma maneira geral, a iluminação é feita em camadas, onde temos uma camada de iluminação ambiente (geral), que preenche todo o espaço, outra camada de iluminação de destaque para realçar os produtos de maneira adequada, a iluminação de tarefa por sua vez é aplicada nos provadores e nos check-outs, e, por fim, a iluminação decorativa, que tem função mais estética no ambiente do que propriamente iluminar algo. O posicionamento e identidade de cada marca, assim como o tipo de produtos que vende, vai determinar o balanço correto entre essas camadas. Se eu quero que a minha loja tenha uma atmosfera mais intimista, vou trabalhar a iluminação ambiente com menos intensidade e explorar mais o efeito dramático da iluminação de destaque, utilizando temperaturas de cor mais baixas (amarela). Por outro lado, se eu quero que a minha loja transmita uma sensação de maior energia, eu posso deixar a iluminação ambiente com mais intensidade, mais vibrante, e usar temperaturas de cor mais neutras ou até um pouco mais altas. Para cada caso vai existir um projeto de iluminação dedicado, para promover a melhor experiência que o shopper pode ter com aquela marca.

  1. Como é feita a utilização da luz cênica? E, também, o trabalho de luz para valorização de produto?

Um produto pode ser valorizado de diferentes maneiras. Podemos valorizar um produto simplesmente iluminando-o com um alto nível de iluminância, de forma uniforme. Mas também podemos iluminá-lo de forma mais dramática, utilizando fachos de luz mais fechados e explorando mais o jogo de luz e sombras e a dramaticidade, com uma iluminação ambiente mais baixa e a iluminação de destaque mais presente. Também podemos valorizar um produto explorando mais a reprodução das cores, utilizado LEDs com índices de reprodução de cores mais altos (IRC 90, 95 ou até 98), ou até mesmo utilizar LEDs com espectro de cores específicos para realçar determinados tipos de produtos. Em um açougue de carnes premium, por exemplo, eu posso utilizar LEDs específicos para valorizar o vermelho da carne, e assim por diante. O balanço de tudo isso nada mais é do que o desenho de um cenário, que vai variar conforme o tipo de produto, tipo de público, etc.

Sobre a Lumicenter Lighting:

Desde a sua fundação, há 40 anos, o Grupo Lumicenter Lighting é reconhecido como uma empresa que investe em tecnologia e inovação, e por oferecer de forma consistente um amplo escopo de produtos a LED e convencionais, bem como soluções customizadas, para os mais diversos tipos de projetos e ambientes.

Com investimentos contínuos na melhoria de seus processos produtivos, a Lumicenter Lighting conta com uma planta fabril moderna, com processos de produção otimizados que garantem excelentes prazos de entrega. Faz parte desta planta uma fábrica de eletrônicos com grande capacidade produtiva, com equipamentos de última geração como a máquina de inserção SMT com inspeção de solda automatizada, onde são fabricados os módulos de LED, drivers e reatores. Além disso, a fabricação das luminárias LED é apoiada por uma estrutura industrial robusta e com alto grau de automação, dispondo de centros automatizados para dobra de chapas metálicas, robôs para instalação de cabeamento nas luminárias e outros equipamentos que garantem a confiabilidade dos produtos, mais eficiência para a produção e reduzem as perdas de materiais.

Contando com um time de Pesquisa e Desenvolvimento altamente especializado e com modernos e bem equipados laboratórios, a Lumicenter garante a qualidade de todos os seus produtos, a renovação e o aperfeiçoamento contínuo das suas linhas e, atenta às necessidades dos clientes, desenvolve também soluções exclusivas e customizadas, entregando ao mercado soluções de iluminação de bom design e alta eficiência.

 Foto de abertura: Padaria Monte Libano | Vila Velha – ES . Crédito: Sandro Gozzi

A seguir vídeo de case de sucesso da Lumicenter: