ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Uma explosão organizada de cores – com vocês ‘O Vitrinista’

Uma explosão organizada de cores – com vocês ‘O Vitrinista’

11 dez 2020

Hoje o bate-papo é com Emerson Santos Aragão, professor de Visual Merchandising no Senac, especializado em vitrinismo e em produção de moda. É um personal stylist. Mas antes do pingue-pongue, o especialista nos apresenta um case bem recente: Flagship Lilla Ka, na Al. Lorena. Primeiramente a coleção Pachamama. As vitrinas são menores, têm de três a quatro manequins. Emerson está desconstruindo os looks, e misturando tecidos. “Está dando muito certo”, conta. Exploramos, também, uma ilha de manequins no interno da loja.

As araras uma explosão de cores, que deve estar bem trabalhada para não bagunçar a visão do cliente.  Aqui também a exposição dos acessórios.

 

E finalizando com a coleção cápsula da Claudia Bartelli.

 No VM como saber oferecer uma boa experiência ao consumidor, qual o passo a passo neste sentido?

Acredito que as marcas têm que olhar a sua própria identidade e trabalhar com as novidades do mercado, mas sempre dentro de sua própria cultura e propósito de existência. Por exemplo, muitas marcas agora dizem que vão ser recicláveis. Seria incrível, mas não funciona assim. Tem que combinar com o estilo, com o caminho que se decidiu trilhar e assim transmitir mais verdade.

Interatividade, também, é a palavra da vez, certo?

Interatividade é a palavra da vez, mas a questão é que muitos ainda não sabem usá-la. Ou seja, deu certo para um, todos começam a seguir neste mesmo caminho, copiar mesmo. Não há critério. Você pode aprender a usar algumas ferramentas, algumas mídias e se aprimorar com elas, agora, interatividade tem que saber como fazer certo.

Qual tem sido a evolução do VM, o que tem visto de diferente?

O VM vem crescendo gradativamente através dos anos. E o varejo sempre traz novidades, seja em iluminação, em mobiliários, manequins, arquitetura, tecnologia…etc. Sinto um movimento no segmento online, o comércio atirando para todos os lados, em busca da ‘galinha dos ovos de ouro’. Também acho que tem havido muitas lives sobre o segmento e algumas nem passam credibilidade, talvez, após a pandemia uma parcela até continue, mas vão vingar as que tiverem mais conteúdo. Acredito, também, que a tecnologia cresça mais com novas invenções e o mercado volte a olhar para as coisas simples, como treinar e capacitar as suas equipes, que acho algo grandioso.

Pode falar sobre storytelling na vitrine ou outro conceito que ache interessante?

Storytelling é a habilidade de contar histórias, utilizando recursos audiovisuais, além das palavras. A técnica ajuda a promover seu negócio e vender seus serviços de forma indireta, com caráter persuasivo. O storytelling é utilizado com frequência na TV, no marketing e publicidade. Quando marketing e VM se unem com um único interesse, esta história fica muito bem contada.

Dicas para interior da loja e iluminação?

Tenho trabalhado com lojas menores, varejo e atacado. O VM interno tem que estar bem alinhado com a proposta da marca. Loja organizada, com produtos bem expostos vão facilitar na hora da compra. Equipes bem treinadas farão a diferença nos resultados das metas. E se você ainda não tem um VM, contrate um para trabalhar na sua empresa.

Muda algo com a pandemia?

A pandemia pode ser vista como algo positivo. O que fazer? Algumas empresas olharam para dentro e neste momento que estamos passando foram revendo a sua trajetória, revendo produtos, se reinventando. É hora de fortalecer e começar o ano mais seguro, embora ainda não tenhamos nenhuma resposta sobre o fim da Covid.