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Trabalho, foco, liderança e prazer no que faz  – é o que aconselha João Appolinário

Trabalho, foco, liderança e prazer no que faz – é o que aconselha João Appolinário

13 Maio 2022

Fundador e CEO da Polishop, empresa varejista que tem faturamento anual acima de R$ 1 bilhão, João Appolinário dá orientações valiosas aos empreendedores e mostra um case de sucesso, o Sagrado Boulangerie, que contou com seu investimento.

Appolinário é um dos integrantes do programa de TV Shark Tank Brasil, exibido pelos canais Sony Channel e Rede TV, na qual empreendedores apresentam seus projetos a investidores anjos. Foi nele que o empreendedor Fabio Freitas, que está à frente do Sagrado Boulangerie conquistou a confiança e, como consequência, um novo sócio para seu negócio, nada mais nada menos do que João Appolinário.

Na última semana, o empresário renomado fez uma série de lives em seu instagram: @joaoappolinario, denominadas ‘Acelerando Negócios”, na qual fala sobre mentoria, desafios e resultados de negócios, e conversa com empreendedores que receberam seu investimento e estão decolando. O Portal do Varejo acompanhou uma dessas lives, que começou com Appolinário respondendo perguntas do público:

. Eu investi em um negócio, porém até agora não sei quando vem o retorno, o que faço?

J.A.- A primeira coisa é verificar os seus números para descobrir se está trabalhando de fato com margem e se essa margem faz sentido para que você tenha o retorno que deveria. Assim descobrirá por que não está conseguindo ter o resultado almejado. Outra questão é verificar se aquilo que está oferecendo para o seu consumidor está tendo realmente valor. Se está retendo seus clientes e conseguindo o máximo possível deles. O importante é conhecer e trabalhar melhor quem já compra seus produtos e serviços. O que acontece muito é que o empresário vai buscar novos clientes e esquece de atender bem e dar o melhor aos que já tem. É importante se preocupar e cuidar mais dos que já estão com você.

. Como ser um bom gestor?

J.A.: Para ser um bom gestor precisa se dedicar. Depende exatamente de conhecer o negócio e o que ele oferece. Isso significa foco, dedicação e trabalho, que fará com que realmente tenha mais sucesso e de fato crie algo que faça a diferença para o seu cliente.

. Como arranjar um anjo investidor?

J.A. É a mesma história já dita. Você tem que ter conhecimento, ser dedicado, ter uma consultoria bem-feita e boa mentoria para conseguir escalar rapidamente seu negócio e fazer com que cresça. Precisa estar com seu negócio validado e já organizado para conseguir um investidor anjo. Não conseguirá ter esse investidor se não tiver o conhecimento pleno de seu negócio. Tem que ser visto como um empreendedor que conhece o que faz, que sabe o que está oferecendo e que garanta um retorno para o seu investidor. Porque no final, todos os investidores estão buscando o retorno da aplicação de seu dinheiro.

João Appolinário no programa de TV Shark Tank Brasil. Crédito: Divulgação

 

Padaria artesanal

Um dos negócios que ganhou investimento de João Appolinário na segunda temporada do Shark Tank (em 2017), o Sagrado Boulangerie, do segmento de padaria artesanal, está em franca ascensão.  Seu fundador, Fabio Freitas, era executivo de finanças e sempre quis empreender. “Ao ter a ideia do negócio, se dedicou, trabalhou e se informou bastante sobre o ramo até se tornar um grande conhecedor desse segmento. Além disso, ele foi buscar profissionais que o ajudassem nesse sonho. E ao levar o negócio ao programa Shark Tank, já apresentou um produto de muita qualidade e com um conceito bacana, que é o de levar um pão fresco, feito na hora, com fornadas constantes, até o consumidor. Após o meu investimento, o negócio expandiu para o modelo de franquias”, conta Appolinário.

Inicialmente, Freitas fez contas da rentabilidade das vendas só do pão francês para ver se valia a pena o negócio, e quando teve um retorno positivo iniciou os projetos de investimento. Começou assando os pães em foodtruks, que iam até os condomínios, em Alphaville. “Meu interesse no Shark Tank não era apenas a parte financeira, eu queria o conhecimento desses empresários de sucesso”, explica Freitas. De início, a marca já oferecia mais de 50 produtos e hoje tem mais de 200 itens no portfólio.

Apesar de terem iniciado com os foodtruks, Freitas achou que seria interessante começar a investir em lojas físicas. “Se eu fosse iniciar o negócio hoje, com todo o conhecimento que adquiri, teria aberto uma loja física, porque ela dá o respaldo as unidades móveis. Isso significa que a unidade móvel foi colocada de escanteio? Não, ela é um projeto extremamente importante para todos os ativos que a gente oferece dentro da Sagrado Boulangerie”, explica o empreendedor.

Segundo ele, a loja física veio depois de uma conversa com o João Appolinário, baseada na necessidade de fortalecer as unidades móveis. “A ideia era de que o cliente entraria na loja, provaria o produto e se interessaria para tê-lo em seu condomínio”, afirma Freitas.

Appolinário completa a ideia: “Isso é bacana para mostrar que não vale a pena as vezes ficar só no seu projeto inicial. O ideal é que seja modernizado, ajustado e voltado para que você realmente esteja no caminho melhor, para o dia a dia e o futuro do negócio”.

Com o passar de cinco anos, a Sagrado saltou de uma loja para oito lojas próprias e 12 franquias, e tem tanto modelos grandes, com mesas e pessoas servindo, como modelos pequenos. Estão localizadas em São Paulo na região de Alphaville, São Bernardo do Campo e Guarulhos, e nos bairros de Perdizes, Brooklin, Campo Belo, Vila Mariana e  Vila Olímpia, além do interior São José do Rio Preto, Avaré e Sorocaba; e outras cidades: Dourados/MS e, Rio de Janeiro.

Na pandemia a marca cresceu porque foi classificada como serviço essencial, e pode utilizar o delivery e o atendimento no balcão. No final de 2020, Freitas lançou a linha de doces, a Profano. “A capacidade máxima de produção ainda suporta o dobro do que tem hoje. Pretendemos abrir mais 20 lojas até o final de 2023”, afirma o empreendedor.

Appolinário conclui a conversa com mais orientações: “A zona de conforto não leva ninguém a lugar nenhum. No empreendedorismo não existe uma bala de prata, uma forma única, e sim trabalho, foco, liderança e ter prazer no que você faz. O sucesso vem graças a dedicação ao negócio”.

Foto de abertura, crédito: Divulgação