ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Tendências mundiais e o varejo brasileiro em 2022

Tendências mundiais e o varejo brasileiro em 2022

18 fev 2022

*Por Sonia Paloschi

As tendências se renovam e com certeza retornam, o Brasil sempre está atento ao que acontece no mundo e a melhor fonte para as inovações são os USA, na busca para inovar, mesmo que seja com fórmulas já usadas, mas com novos recursos.

Durante a NRF desse ano, o endereço certo foi à loja do Harry Potter, com novas possibilidades, mas com o conceito já utilizado por anos pelo Wall Disney, explorar personagens, levar o ambiente lúdico para dentro do PDV inovando nestes últimos anos com a tecnologia.

Para os fãs dos livros que se tornaram filmes de vantajosas bilheterias, a proposta da loja é mergulhar na experiência de estar vivendo aquele mundo.

Analisando o case Harry Potter, será que o varejo pós-pandemia poderá retornar com o mesmo conceito?

Em resposta podemos dizer que a pandemia acelerou a multicanalidade, hoje o varejo tem que se conectar através das vendas online e ter no ponto de venda físico a busca de novas experiências, ser inovador, sem escolher um caminho único eles – físico e digital — terão que caminhar juntos.

Entender o novo consumidor, entender o que ele realmente quer evoluir com o e-commerce e o novo papel da loja física.

Outra tendência, o metaverso, unindo o mundo virtual ao real foi muito debatido na NRF. Segundo Emma Chiu, Diretora de Inteligência da Wunderman Thompson, o metaverso transita por marcas de diferentes objetivos, de Nike a Burberry, sendo uma ferramenta a ser adotada para diferentes conceitos, porém será uma realidade do varejo brasileiro? Nosso varejista está pronto para isto?

Sem sair dos holofotes, ainda, em pauta a diversidade e a sustentabilidade, reconhecidas como tendência para 2022, porém já exploradas pelo varejo de grandes redes e ainda adormecidas pelos pequenos e médios varejos brasileiros.

Além das tendências e abrangendo vários segmentos, o varejo é um dos principais geradores de emprego em todo país, representando 47,4% do PIB com resultados e investimentos importantes.

Já com resultados positivos neste primeiro bimestre o varejo tem a missão de ir além da venda, seja virtual ou física.

Sonia Paloschi – é diretora de Visual Merchandesing da ABIESV, coordenadora do Comitê de VM da entidade e diretora do Grupo Purchase Comunicação e Marketing

Foto: Loja Harry Potter, em Nova York // Crédito: Divulgação