ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO

Tecnologia contra perdas: do fator inibidor às ferramentas de gestão

16 dez 2016

pilulas-do-varejo  Luiz Fernando Sambugaro – conselheiro da Abiesv e diretor de comunicação da Gunnebo, enviou mais uma contribuição para a nossa rede de informações sobre o setor: as Pílulas do Varejo.

Confira no post abaixo.

 

 

 

Tecnologia contra perdas: do fator inibidor às ferramentas de gestão

Como vender é a prioridade número um, dois e três do varejista, a tecnologia moderna deve sempre ser voltada sempre para o objetivo de prevenir; isto é, evitar que o oportunista entre na loja com o intuito de furtar, ou que seu funcionário tenha uma oportunidade de praticar um delito por falta de “fiscalização ostensiva”. Lembre-se do velho ditado: “ a ocasião faz o ladrão”.  Com este propósito em mente, fica a pergunta:

– Quais são as tecnologias mais avançadas em segurança existentes no mercado?

Olhando sob o prisma da prevenção, a primeira coisa que se recomenda são as câmeras de CFTV. Elas funcionam tanto contra o furto externo quanto contra o interno e devem ser monitoradas por um serviço local ou remoto. Através de um serviço de monitoramento profissional é possível detectar atitudes suspeitas e eventos que provoquem riscos, permitindo uma atuação proativa antes que as perdas ocorram.

Em seguida, do ponto de vista de inibição, as antenas eletrônicas na entrada das lojas são mais eficazes, pois o delinquente ao vê-las, com muita probabilidade, evitará entrar em seu estabelecimento, principalmente se houver um vizinho menos preocupado com isso.

Lembramos que não queremos prender um delinquente, queremos evitar que ele chegue até nós.

Existem outras ferramentas complementares, tais como etiquetas especiais de proteção, espelhos convexos, cadeados eletrônicos, cabos de aço, cofres inteligentes (menor manipulação com dinheiro), inventário constante e mais efetivo em épocas de maior movimento como final de ano, além de, logicamente ter uma equipe treinada para lidar com as eventuais ocorrências na loja.

Um ponto interessante a se destacar é a tendência das novas tecnologias se tornarem verdadeiras ferramentas para além da Prevenção de Perdas, permitindo ao gestor atuar também na gestão de pessoas, na melhor organização do mix de produtos, na gestão de numerário e em outros diversos processos do varejo, reduzindo perdas e maximizando resultados.

Para saber mais entre em nosso site ou confira nosso blog com colunistas super especializados nos temas acima.