ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Venha participar de um Talk da ABIESV

Venha participar de um Talk da ABIESV

04 set 2020

Os assuntos mais importantes e atuais são discutidos nos Talks da ABIESV, que agora passam a ser quinzenais, todas as quartas-feiras e em novo horário: 8h00. Logo cedo, todos do setor de varejo já poderão se informar sobre os principais assuntos do momento. “Destacamos que os associados da ABIESV podem participar propondo e apresentando um tema de interesse do setor. O importante é que haja essa interação e que todos se envolvam”, afirma Thais Moro, diretora de Marketing da ABIESV.

Os Talks da ABIESV reuniram especialistas em varejo das mais várias profissões como: visual merchandisers, arquitetos, advogados, economistas, publicitários, agrônomo e chefs de cozinha . Entre os temas abordados nos Talks estão: o Grab and Go, nova aposta de negócio que está mudando ambientes e comportamentos; o crescente segmento PET e a experiência para o varejo que se tornou a entrega da marca. Neste último assunto, a mediadora Ana Costa, diretora de Acadêmico e Conteúdo da ABIESV, ressaltou: “O diferencial neste momento é a força dos valores da marca, ainda mais por termos uma geração que acredita em um consumo mais consciente e responsável”. A ABIESV também promoveu um bate papo sobre ‘Os restaurantes e as mudanças no pós-pandemia, quais rumos tomará’, na qual um grupo multidisciplinar “discutiu formas criativas sobre como executar um bom projeto”, avaliou Ana, que também é especialista em trade marketing e comportamento de consumo.

No total foram 11 Talks, onde também se falou das expectativas do público e reposicionamento do PDV no pós-pandemia, com mediação do arquiteto Manoel Alves Lima, diretor de estratégia da FAL Design, que abriu o evento online com os dizeres: “Em uma sociedade de consumo como a nossa, ir ao shopping representa satisfazer desejos e não apenas necessidades. Acredito que mindset do consumidor após a vacina vai ser muito parecido com o do pré-pandemia, ou seja, associar o consumo à celebração e prazer”.

Outro assunto debatido foi as dimensões e perspectivas para o consumo no Brasil, com apresentação de pesquisas revelando o impacto da pandemia no varejo: “Os estudos mostram que 59% dos brasileiros dizem terem sofrido impacto sobre sua renda com a pandemia, 37% afirmam não terem sido afetados, enquanto 4% alegam estarem ganhando mais”, contou o economista Marcelo Villin Prado, especializado em marketing estratégico, sócio-diretor da IEMI – Inteligência de Mercado.

Segundo o economista, os impactos foram diferentes em proporção por segmento e região, reagindo à pandemia de maneira muito distinta, o que irá afetar, inclusive, o seu desempenho nos próximos meses. “Por exemplo, os produtos relacionados à casa e decoração venderam mais, comparativamente, aos de uso pessoal, como roupas, calçados e acessórios”, completa Prado, que também é diretor de pesquisa da ABIESV.

Já o primeiro Talk da ABIESV foi sobre exemplos de cidades que estão colocando em prática junto aos varejistas a Cartilha/Selo Loja + Segura (www.lojamaissegura.com.br), criada pela ABIESV. A conversa foi conduzida pelo presidente Marcos Andrade, que compartilhou experiências com Adriana Flosi, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas – ACIC, e com Tatiane Betat Kohlrausch, secretária interina de Desenvolvimento Econômico e Inovação SEDECI – Juazeiro do Norte/CE. “A forma clara e objetiva da cartilha torna as práticas acessíveis aos pequenos negócios, que sofrem mais para fazer as adaptações necessárias, por falta de recurso ou mesmo informação assertiva”, ressaltou Adriana Flosi.

E no último Talk da ABIESV assistimos as orientações sobre todas as providências que pequenas e médias empresas devem tomar com relação a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei n. 13.709), que acaba de entrar em vigor. “Será uma mudança de atitudes, que demandará de providências atuais e continuamente. Muitas empresas, desde 2018 (quando a lei foi criada), já começaram a se adequar a essa lei. Outras acreditam naquela história ‘quando chegar a hora a gente vê o que faz’, mas o assunto merece mais atenção. Outros ainda acharam que a norma não vingaria, mas a Lei é resultado de um aperfeiçoamento universal e veio para ficar”, afirmou no Talk o advogado Fernando José Fernandes Junior, diretor Jurídico da ABIESV e sócio da Fernando José Fernandes Advogado.

A lei estabelece um roteiro, um procedimento. A Fiesp editou uma cartilha a respeito, que conduz o empresário que vai incorporar a lei em seu negócio. “A LGPD simplesmente dá poder ao indivíduo de controlar as informações que lhe dizem respeito. Então, temos uma reflexão a fazer: como tratamos os dados pessoais?”, completou Fernandes Junior. E o advogado dá uma dica: as empresas devem formar um comitê envolvendo as várias áreas da empresa: recursos humanos, financeiro, vendas, entre outros. O Comitê seria o encarregado de fazer o meio de campo dos dados pessoais.

A Cartilha da Fiesp: http://www.ciesp.com.br/noticias/fiesp-e-ciesp-atualizam-sua-cartilha-de-protecao-de-dados-pessoais-lgpd-entrara-em-vigor-nos-proximos-dias/?fbclid=IwAR3gKX-2K4ayyLjXjdSX7I4P31y4WeB8CsHIgB7sivp3LGHeznJkBvvyTTw

Passagem para o VM

Os encontros online deram espaço também ao Comitê de VM da ABIESV, criado recentemente, que neste período promoveu três temas: o do próprio lançamento do Comitê, que abordou as técnicas deste trabalho e a necessidade do profissional no mercado; VM X Arquitetura é um embate? — bate papo sobre como estes trabalhos se complementam e qual a importância de cada um; e ainda uma conversa sobre Varejo Sensorial.

“A proposta principal é valorizar a área de Visual Merchandising, que trabalho há 33 anos, e hoje com a oportunidade de fazer algo para a categoria. Queremos desmistificar o que o VM é perante o mercado, e mostrar a importância que essa área tem para o varejo no geral”, explicou no bate papo online Sonia Paloschi, diretora de VM da ABIESV, coordenadora do Comitê de VM e que mediou alguns destes Talks. “No exterior o VM já é reconhecido há muitos anos, mais de 100 anos talvez, e no Brasil ainda é muito jovem. Hoje tem até quem não saiba o que é VM e estamos aqui pra isso e fazendo esses encontros sob vários subtemas”, completou a especialista, diretora da Purchase Comunicação e Marketing.

Quem quiser assistir qualquer um dos Talks que já aconteceram ou acompanhar os próximos, basta entrar nas redes sociais da ABIESV: Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCa1tcjrK8Xel6mfxHUqdCUg/) e Facebook (https://www.facebook.com/Abiesv2).

Os associados interessados em sugerir tema, favor enviar e-mail para: marketing1@abiesv.org.br.

Agradecimento aos participantes: