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Sustentabilidade e Arte no PDV são tendências do varejo nos próximos anos

Sustentabilidade e Arte no PDV são tendências do varejo nos próximos anos

27 mar 2020

Solange Renault, sócia-diretora do A6 Arquitetura + Design, traz várias novidades e tendências do varejo após sua visita à Euroshop (em Düsseldorf/Alemanha), este ano. “A feira é imensa e vimos como a indústria está se movimentando e os novos conceitos. Percebe-se uma sociedade que está elevada em muitos pensamentos e experimentando coisas que ainda não chegaram no Brasil”, conta Solange.

O que mais a sensibilizou como uma real mudança do varejo foi a sustentabilidade. “As empresas estão empenhadas na questão ambiental, material reciclável e reaproveitamento”. Entre os exemplos estão: carrinho de supermercado feito de material retirado do fundo do mar, prateleiras feitas de tecidos de roupas que foram doadas, manequins com plástico reciclável e diminuição do uso de embalagens nos produtos.  Além de material para mobiliário: como a madeira da prateleira feita com palha de arroz.

A arquiteta falou também sobre a integração do verde como fator de humanização. O verde em tudo, em detalhes, nas paredes mesmo que não natural, mas como uma mensagem ligada a natureza, o verde em soluções de acrílico, como ponto focal, ambientação, e como reforço de conceito que dá sensação de bem-estar. “Muitas empresas grandes estão se mobilizando porque o consumidor pede por isso”.

Solange visitou uma loja do Carrefour, em Madri, totalmente de produtos sustentáveis, e que pretende melhorar o mundo agregando alimentação sustentável, cujas metas são emitir menos 40% de CO2 até 2025, diminuir o desperdício em 50%, usar produtores locais e incentivar a produção orgânica, entre outras.

Conforme a especialista mais uma questão presente na Euroshop foi o varejo trazendo com força a arte. “A arte como componente na decoração do PDV. A feira fez uma parceria com o escultor Udor Sander e logo no acesso principal se via uma enorme escultura, e no fundo do pavilhão de Visual Merchandising tinha uma grande exposição do artista, com quadros e esculturas, que podem ser inseridos no PDV”. Este conceito foi reafirmado ao visitar a loja de roupas, cosméticos e móveis Anthropologie (em Düsseldorf), com grandes painéis pintados a mão, quadros, artesanatos, cerâmicas, humanizando a loja e trazendo um contato mais suave com o consumidor.

“O Design + Experiencia + Arte está sendo muito usado nos mais variados segmentos do varejo, que propicia uma grande comunicação com o público jovem, traz mais descontração em ambientes descolados. A loja apresenta os produtos, deixa experimentar, e permite a interação com as artes”.

A impressão 3D é um fazer artístico também, conta Solange, e não tem limite para essa criação. Como exemplo tem os manequins da Hans Boodt – Expor, que  parecem humanos, com atitude e super realidade . “Muito interessante o que a tecnologia está nos permitindo fazer”.

Mobiliário e Iluminação

E mais um destaque, as empresas na Europa estão preparadas para readequar mobiliário, com versatilidade e flexibilidade. “Mobiliários múltiplos usos e designer mobiliário não estático, como uma estante que vira mesa, prateleiras com elementos móveis que mudam de posicionamento. A indústria está bem adiantada, customiza, pormenoriza e não quer mais jogar nada fora”.

Conforme conta a arquiteta, elementos móveis, dobráveis, fáceis de serem alterados e colocados na loja. Criando diversas possibilidades de visual merchandising, trazendo nova vida a loja existente, gerando surpresa, atração e emoção para o cliente.

Outro encantamento, segundo Solange, foi a loja de carros, com tamanho bem menor e digitalizada. “Pode ver o modelo do carro, um especialista explica tudo, oferece possibilidade de teste driver digital em pistas de corrida a escolher.  “Interessante a mudança de paradigma da venda de um segmento que é tão identificado com espaços enormes”.

A especialista destaca, ainda, a iluminação como atmosfera: a iluminação especifica da loja nos diversos horários do dia, acompanhando o clima, e diferenciada dependendo dos produtos, aliada ainda as possibilidades geradas pelo LED, que dá muita liberdade de formato, permite brincar e tematizar a iluminação. “Percebe-se a iluminação em algumas lojas como uma cenografia apresentando um grande diferencial.  Tudo isso torna o ambiente muito atraente. O mundo está se movendo para melhores projetos”.

Como exemplo de tudo isso, a especialista contou sobre o hipermercado Zurheide (em Düsseldorf), de 10 mil m2 de experiência, dois andares, gastronomia diferente, que apresenta muitas das tendências sustentáveis e boas experiências, com equipamentos de refrigeração iluminados e que oferece uma gama de mais de 60 mil produtos. Quase 40% do espaço é reservado aos produtos sustentáveis, onde se destaca a utilização da madeira. E a área de refrigerados e congelados de total transparência para mobiliário. Os equipamentos sem nenhum perfil e impedimento visual se tornam um ponto de atração na loja.   Entre as experiências deste hipermercado tem um açougue onde é possível experimentar a carne especial argentina; e em outra seção se faz degustação de vinho e champagne e profissionais da área dão dicas. “Assim mostra a compra de encantamento”, afirma Solange.

Solange Renault foi uma das palestrantes do 33º Backstage do Varejo realizado online recentemente sobre as tendências do varejos 2020/2021 e as novidades da Euroshop e da NRF. Siga a Abiesv nas mídias sociais:

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Foto: área de refrigerados do supermercado Zurheide, em Düssseldorf, Alemanha