ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Stands emblemáticos no Salon Maison & Objet,  em Paris

Stands emblemáticos no Salon Maison & Objet, em Paris

04 nov 2021

*Por PhD. Sylvia Demetresco

A feira Maison & Objet, voltada ao universo de decoração que acontece na Europa, cria um tema a cada edição. “Desenvolvimento Desejável” foi o desse ano cuja tendência verbal quer dizer “durável” e “desejável”, apontando termos como serenidade, espiritualidade, solidariedade, durabilidade e natureza.

Para nós do varejo dois stands foram os mais emblemáticos:

Materiautheque (materiais tecnológicos e inovadores pesquisados no mundo) destacava-se em um enorme espaço, cuja parede e solo são negros, apresentando novos materiais para qualquer uso na fabricação ou na exposição ou ainda na utilização de matérias de forma inusitada.  

A exposição da empresa https://materio.com/en, nominada na feira como Materiautheque, eram bolhas de acrílico transparentes, nas quais estavam enclausurados produtos diversos, que subiam e desciam como uma gangorra.

As informações de cada material estavam descritas por QR code, adesivado no chão, indicando de forma precisa cada uma de suas especificidades.

Light Trend (a importância do papel da luz em tudo) empresa de iluminação da dupla Akari-Lisa Ishii & Motoko Ishii, https://www.icon-lighting.com/fr/ alocada em Paris e Tóquio, líder mundial na iluminação, propôs a ideia do “Além De” (Beyond) para criar e incentivar uma palheta incrível na iluminação com uma metodologia sensível.

Sua identidade simboliza o bem-estar do usuário. High-giene, High-brid, High-ligth, High- tech, High-touch — estas foram as palavras que estavam presentes no seu stand, mostrando luminárias esculturais e caixas que higienizam calçados, máscaras, espaços para meditar ou trabalhar.

Tudo com um design majestoso, com praticidade como a luminária que é mancebo; a cápsula para os atletas olímpicos; e a sapateira que higieniza.

Tudo extremamente pensado e útil, sempre focando o bem-estar das pessoas, nas casas, escritórios, hotéis, lojas, restaurantes, eventos, exposições, feiras, espaços urbanos, museus, bibliotecas e, ainda, foi parceira nos jogos olímpicos de Tóquio.

*Sylvia Demetresco é especialista em Visual Merchandising, integrante do Comitê de VM da ABIESV, com experiência acadêmica internacional, leciona VM na FAAP e Belas Artes e é autora de dezenas de livros sobre vitrina.