ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Showroom – Uma ferramenta de vendas

Showroom – Uma ferramenta de vendas

15 abr 2022

*Por Sonia Paloschi

Vamos encarar uma venda técnica, nosso cliente precisa conhecer nossos produtos tecnicamente e nosso representante e/ou vendedor precisa de uma ferramenta que o auxilie de maneira eficiente para esta jornada.

Investir em um showroom pode ser a solução, onde a demonstração dos produtos seja de maneira prática, promovendo a valorização da marca, no B2B ou no B2C.

O showroom promete um espaço diferenciado e com uma experiência e conhecimento do produto exposto. Para produtos que exigem um maior entendimento técnico, o showroom facilita este entendimento e, o mais importante, promove uma compra mais assertiva, criando assim uma confiança maior para as próximas negociações.

Independentemente do segmento, o foco será para compradores que entendem do produto e, com isto, a venda tem que ser mais qualificada e o ambiente não pode deixar de atender algumas necessidades como:

  • Pensar no ambiente com um layout, que promova uma jornada completa e assim o comprador pode ver todos os produtos e suas aplicações;
  • Intuitivo, mas com uma base sólida na comunicação do ambiente e principalmente do produto;
  • Oferecer um bom café e em um ambiente lúdico, pensando no seu cliente e como irá interagir neste espaço;
  • Em alguns segmentos será fundamental a introdução da tecnologia, tanto para informação do produto, como informação para a compra;
  • Vamos negociar? Ter no showroom um espaço para entrar no detalhe dos produtos e fechar a venda.

Endrigo Pontes, sócio da Vitrail, e Sonia Paloschi, que está à frente da Purchase, no showroom da Omega Brasil, que criaram

 

A Purchase e a Vitrail, escritórios que desenvolvem projetos de varejo, especializados em Visual Merchandising, tiveram a oportunidade de criar o showroom da Omega Light Brasil, onde o maior desafio foi dar aos ambientes pontos fundamentais para que o cliente entenda a diferença da aplicação de cada iluminação para cada ambiente.

Direcionada a projetos comerciais, a Omega interage com engenheiros, arquitetos, merchandisers e designers para que venham buscar no showroom o entendimento de qual será a melhor opção de iluminação para cada produto. O espaço foi dividido em vários ambientes de vários segmentos e para cada um deles foi aplicada a melhor opção de iluminar seus produtos, tendo o cuidado de não mudar suas características. De moda a peixaria, de farmácia a padaria, de hortifrúti a beleza, o showroom foi desenvolvido para atender estes técnicos e auxiliar em um projeto de iluminação tecnicamente adequado e para dar ao varejista uma certeza na compra com excelente resultado ao seu PDV, com maior custo-benefício.

O projeto do showroom tem como premissa entender, junto ao fabricante, o produto e o cliente final com a responsabilidade de ter neste ambiente todos os pontos necessários para esta venda técnica, seja de iluminação, de moda, de UD e de Home Center, etc.

O showroom é a ferramenta para um B2B com todas as suas particularidades e no B2C, de acordo com uma pesquisa realizada pela PWC, 89% dos consumidores brasileiros entrevistados apontam para a experiência como um fator importante para a tomada de decisão.

O showroom é mais um bom exemplo das lojas físicas se reinventando e acompanhando os anseios dos consumidores, cujas mudanças tornam qualquer ação um desafio.

Showroom da Omega Light: rua Salgado de Castro, 265 – Centro, Diadema – SP.  Foto da abertura da matéria: também do showroom da Omega Light

 

Sonia Paloschi – é diretora de Visual Merchandesing da ABIESV, coordenadora do Comitê de VM da entidade e diretora do Grupo Purchase Comunicação e Marketing