ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Seis pontos para os varejos farma e de higiene, perfumaria e cosméticos ampliarem lucros com menos perdas

Seis pontos para os varejos farma e de higiene, perfumaria e cosméticos ampliarem lucros com menos perdas

30 abr 2021

Confira as dicas importantes de Adriano Sambugaro, da Gunnebo, para que varejistas diminuam especialmente os casos de futuros

Depois do supermercadista, os varejos de perfumaria e o farmacêutico são os que mais sofrem com as perdas. Isso se deve, segundo a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), pela atratividade dos produtos desses segmentos para furtos, inclusive internos, com objetivo de abastecer o mercado informal. Geralmente o departamento de perfumaria, presente nos três setores, é um dos mais afetados para práticas criminosas.

O consumidor de farmácias e drogarias, duas classes do varejo que juntas alcançaram faturamento de R$ 58,2 bilhões em 2020, como aponta a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), há muito tempo deixou de ser apenas aquele que busca um medicamento. Nesses locais é possível adquirir de um simples comprimido para dor de cabeça, passando por esmaltes, tinturas e até doces e chocolates. Esse maior mix de produtos atrai mais compradores, mas também proporciona um aumento nas perdas.

O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC) alcançou um crescimento de 5,8% em 2020 na comparação com faturamento do ano anterior, como revelam dados Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). “Esses varejos precisam ter maturidade e a consciência de que as perdas devem ser tratadas com eficiência e profissionalismo”, afirma Adriano Sambugaro, gerente de Marketing da Gunnebo (www.gunnebo.com.br), uma das principais referências em proteção eletrônica para o varejo nacional.

Sambugaro diz que, sejam varejistas do setor de HPC ou de farmácias e drogarias, eles precisam alguns cuidados adicionais para reduzir as perdas e ampliar os lucros das operações. Confira abaixo seis dicas fundamentais para ambos os setores:

1 – Maior atenção quando o volume de clientes no estabelecimento aumenta, especialmente em períodos de grande movimentação, como às vésperas de feriados e datas comemorativas;

2 – Mantenha arrumação das gôndolas e demais expositores de maneira permanente, pois isso permite a rápida visualização de “buracos” causados por venda ou furto;

3 – Redobre a atenção aos itens de maior risco, os chamados PAR (produtos de alto risco), como os desodorantes, aparelhos de barbear, shampoos e condicionadores;

4 – Tenha maior atenção no “trânsito” de pessoas entre o balcão e o caixa, essa é um momento que gera oportunidades de furtos;

5 – Mantenha um processo de comunicação efetivo e preventivo entre os colaboradores, investindo também em treinamentos;

6 – Faça a integração entre as áreas operacionais e de recursos humanos, que devem interagir de forma preventiva e ostensivamente.

Além das seis dicas mencionadas, Adriano Sambugaro lembra que é muito importante os varejistas dedicarem investimentos na aquisição de tecnologias para reduzir os índices de perdas. “O uso de tecnologias adequadas, com equipe qualificada e as recomendações elencadas, podem reduzir as perdas em até 80%”, avisa.

Com o Gatecash, por exemplo, uma ferramenta de monitoramento da Gunnebo que utiliza sistema de vídeo análise para identificar automaticamente se o consumidor ou o colaborador executou alguma operação suspeita, o varejista diminui as fraudes (cancelamentos de cupons indevidos, descontos irregulares e aberturas excessivas de gaveta) no PDV, além de minimizar os erros operacionais e até mesmo as falhas de inventário.

Os sistemas antifurtos, como antenas e etiquetas, por sua vez, permitem resultados eficientes no combate aos furtos e, uma vez utilizados de forma integrada, aumentam mais o nível de prevenção de perdas. A tecnologia EAS Inteligente da Gunnebo possibilita ao varejista extrair dados através de dashboards e, por meio deles, analisar o tempo de funcionamento dos equipamentos, quantidade de alarmes e de etiquetas desativadas, promover comparativos entre filiais ou análise de dados para correções da operação.

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SOBRE A GUNNEBO (www.gunnebo.com.br)

Com sede na Suécia, e presente em 28 países, a Gunnebo destaca-se no Brasil como fornecedora de equipamentos de proteção eletrônica para o varejo (antenas, etiquetas, cadeados, CFTV e acessórios), além de ser uma referência em soluções de tecnologia para performance de loja (contadores de fluxo, cofres inteligentes, monitoramento de PDV e transferência de mercadorias) que contribuem para melhorar a gestão e os resultados das companhias da indústria e do varejo. A empresa, certificada com a ISO 9001 na categoria Produtos e Serviços, atende redes varejistas em todo o país, como Carrefour, GPA, Sonda, Nordestão, Super Nosso, Koch, Coop, C&A, Riachuelo, Marisa, Centauro, RaiaDrogasil, DPSP, Farmácias Pague Menos, Lojas Americanas, Magazine Luiza, etc.

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