ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Redes de lojas se tornam referência no interior de Minas por suas estratégias de vendas na pandemia

Redes de lojas se tornam referência no interior de Minas por suas estratégias de vendas na pandemia

28 Maio 2021

Os três irmãos João Flávio Apolinário Braga, 33 anos, Fernando Apolinário Braga, 31, e Alana Lazara, 32, proprietários das redes de lojas de calçados e moda, Sete4Sete, Pop e Zamara, localizadas no interior de Minas Gerais, tiveram que se reinventar na pandemia e, desde o ano passado, criaram várias ações para que os faturamentos de suas lojas se mantivessem em alta.

Em uma das dessas ações, os irmãos firmaram parceiras/permutas com quatro influencers da região, que têm muitos seguidores. Com as postagens que fazem das lojas das marcas, os blogueiros ganham um vale compras nas lojas. Mas não foi só com influencers que os donos das marcas firmaram acordos. “Em um dos desfiles realizados em uma das lojas, conhecemos uma modelo bonita e comunicativa, que tem 7 mil seguidores. Fizemos a proposta e ela topou e tem postado nossos produtos em seu Instagram, no storie e feed. Deu muito certo. O mesmo foi acordado com outras pessoas comuns, até com clientes”, conta João.

Uma providência bem assertiva foi a aquisição de bikes elétricas para agilizar as entregas, mesmo no período em que o comércio teve que fechar, uma vez que eles possuem vários dos contatos dos clientes no WhatsApp. “A lista não chega a ser completa e nem temos um CRM, mas nos viramos bem e vamos aperfeiçoando”, diz o sócio. Só a marca Sete4Sete tem 7 mil clientes cadastrados no crediário, na cidade de Buritis que possui 25 mil habitantes. “Chega a ser 25% da população, um número significativo”, completa.

Com as ações criadas, as redes das marcas se tornaram referência na região. “Essa pandemia fez acontecer um processo de transformação inimaginável”, diz João. Tivemos que nos reinventar e ajustar muitas coisas, processo e custo operacional, a forma de fazer marketing e manter foco total nos resultados. Com isso, ao invés de fechar lojas, como muitos nessa pandemia, pretendemos expandir.

Em abril desse ano, os sócios também decidiram reinaugurar a loja Pop (da Chapada Gaúcha/MG), em outro ponto, e fizeram propaganda com um veículo volante, como de costume, mas ‘foi um fiasco’, conta. “Percebemos que a estratégia de firmar parceria com influenciadores era mais assertiva e vendia mais”. Em outra ação, a Pop realizou um desfile na porta de uma das lojas, pela primeira vez com transmissão pelo Facebook e 10 mil pessoas acompanharam e gerou muitas vendas. A façanha foi repetida recentemente, no último dia 27, e o sucesso também foi grande.

Cada marca tem um perfil, então, as ações de marketing se diferenciam. A Sete4Sete (Buritis/MG) nasceu há 14 anos, e vende calçados de marca, como Nike, além de acessórios, masculino e feminino, e tem ticket médio alto. A novidade é que, em breve, vão transformá-la em magazine e venderão também móveis. Na Rede Pop são quatro lojas (em Buritis, Chapada Gaúcha, Arinos/MG e Cabeceiras/GO), existe há 11 anos, e é mais popular, com calçados, roupas masculino e feminino, para a classe C. Por fim a Zamara foi criada em novembro do ano passado, em Buritis, e oferece modelos e calçados feminino (selecionados por número).

As marcas não são vendidas no e-commerce. “Vendemos por 2 anos calçados pela internet, mas não foi viável financeiramente. Chegamos a faturar R$ 100 mil/mês (bruto), mas os custos eram muito altos. Acho que e-commerce não é para nós, preferimos o presencial”, explica João.

O Desfile na loja Pop, transmitido pelo Facebook, sucesso de público e de vendas

O desafio dos números

A pandemia, sem dúvida, afetou muito o segmento de moda e calçados. “Nosso setor está totalmente relacionado com a autoestima, e com essa questão de doença, as pessoas não querem comprar roupa nova. Passamos por muitos momentos difíceis, então, a princípio uma das medidas foi reduzir a carga horária dos colaboradores”, conta.

Segundo João, até o mês de março desse ano a situação estava delicada, em função do aumento de mortes pelo Covid, mas melhorou com as vendas para o Dia das Mães, a partir de abril. “Houve um crescimento na média de 27,3% se comparado ao mesmo período do ano passado”. Conforme conta, a loja que mais vendeu foi a reinaugurada (mudou de ponto), a Pop, da Chapada Gaúcha, que alcançou um aumento de 123%”.  E a loja que está tendo mais mudanças é a Sete4Sete, inclusive com o trabalho da diretora de Visual Merchandising da ABIESV, Sonia Paloschi, junto com a arquiteta Rayssa Fernandes, para se tornar uma magazine.

Outra mudança estabelecida nas redes foi com relação aos colaboradores que passaram por um treinamento e a ter metas bem traçadas. São feitas análises de vendas por marca. “É um desafio grande, pois tem funcionários que trabalham conosco há muito tempo, mas têm resistência, pois as formas de se comunicar e vender mudaram, além de vender no presencial, tem que fazer storie e atender WhatSapp e Instagram. Também o atendimento deve ser muito personalizado, pois ainda têm gente com medo de ir na loja”, explica o dono.

Segundo João, também está havendo um controle maior das compras junto aos fornecedores. Hoje, as redes sociais das marcas são alimentadas pela própria família.  Mas, em breve, será feita a integração de tudo em um só atendimento, em uma só comunicação. E analisam, também, a ideia de contratar uma profissional só para esse trabalho de estratégias das redes sociais.

 João Braga —  começou a trabalhar vendendo picolé, com 9 anos de idade, quando mudou da roça (Fazenda Santa Tereza) para a cidade de Buritis. Desde então é um empreendedor nato. Já com 16 anos foi emancipado para poder tocar os negócios. Teve sua primeira loja com 18 anos, a Sete4Sete. Conta que, na época, ao invés de comprar um carro, resolveu fazer um curso no Sebrae, em seguida, fez um financiamento e investiu na loja. Depois, sua irmã Alana se uniu aos negócios e, após alguns anos, o irmão Fernando.

As redes sociais das marcas: @popcalcadosburitis // @popcalcados_cabeceiras //@pop_calcadosarinos // @zamaracalcados // @popcalcados_chapadagaucha