ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Recikle – quando se tem um propósito claro e bem definido

Recikle – quando se tem um propósito claro e bem definido

16 nov 2020

Ao ser perguntada sobre ‘quais os maiores desafios da Recikle – Moda eco+social?’, a sócia-diretora da marca, Bárbara Paiva, de 27 anos, responde algo que surpreende: “o desafio é educar e conscientizar a população a respeito de questões ambientais”. Na verdade, a pergunta havia sido referente aos desafios de vendas, mas a empresária está tão focada em seu propósito, que confirma que o sucesso que está tendo com sua loja virtual veio como consequência natural do que acredita. “Não nascemos só para vender roupa, mas para que as pessoas aprendam e sejam conscientes sobre meio ambiente e, também, questões sociais. Estes são os maiores propósitos da marca. E fazemos tudo com amor”, explica a empresária, que tem formação em engenharia.

Criada há 6 anos, a Recikle comercializa moda masculina e feminina, no varejo e no atacado. “Somos uma marca de moda minimalista básica. Oferecemos peças essencias no armário, e atemporais, que podem ser usadas em qualquer dia para várias oportunidades. São produzidas com tecidos de qualidade, confortáveis e duradouros”, continua a empresária. No varejo, a marca tem uma variedade de camisetas, incluindo esportivas, de tecido biodegradável, além de peças de jeans. Mais produtos estão sendo desenvolvidos e serão acrescentados no mix. Na Recikle, as garrafas pet, por exemplo, são reutilizas, sendo transformadas em camisetas. Os  tecidos são feitos a partir de peças de algodão reciclado. Retalhos que foram descartados e são reaproveitados.

“O nome Recikle Moda eco+social vem da ideia de se reutilizar os produtos, mas também vem de reciclar o olhar sobre a moda no mundo, rever os conceitos. A marca surgiu com o intuito de ter um impacto ambiental, a partir de atitudes simples que podem ser incorporados na nossa rotina”, diz Barbara.

No que se refere ao público da marca, a executiva conta que pode se basear no público da Akatu, organização não governamental, sem fins lucrativos, que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente.  “Nosso público é aquela pessoa preocupada com o ambiente e o social e que quer ajudar o mundo de alguma forma. Incluindo aqui os veganos e vegetarianos, que vivem e respiram sustentabilidade, além de quem pratica atividades esportistas ao ar livre, como o surfista, pelo próprio estilo de vida, que prioriza a natureza e a preocupação com sua preservação”.

Além do lado ecológico, a Recikle tem muito forte o lado social. Segundo Bárbara, todos os tecidos ecológicos da marca são confeccionados em ateliers de comunidades carentes, valorizando esses profissionais que precisam e estão no ramo da moda.

O forte propósito da marca está evidenciado em seus canais, site, instagram, facebook, e agora estreia um blog, cujo intuito é o de criar uma maior quantidade de conteúdos relevantes sobre ecologia e social. Bárbara conta ter muitos retornos de seus públicos em suas redes sociais. E por ser mercado da moda com peças básicas, concorrentes é o que não falta, grandes e pequenos. Mas isso não parece intimidar a empresária que segue firme em sua finalidade.

No atacado, a Recickle tem em média uns 200 clientes e, segundo Barbara, o melhor é que 90% são decorrentes. A marca faz uniformes e roupas para eventos para empresas de segmentos variados, desde tecnologia, hotéis, supermercados até faculdades e ONGs. “É realmente variado, porque os donos dessas empresas, independentemente do segmento em que atuam, tem em comum a preocupação com a sustentabilidade e por isso nos procuram. Esse ano a procura diminuiu evidentemente em função da pandemia. Mas retornará no ano que vem”.   Luana Minei e Rafael Felsemburg são os sócios nesta empreitada da Bárbara, que participou recentemente do Talk da ABIESV sobre marcas de nicho. “Hoje o consumidor é tão diversificado e tão exigente que, cada vez mais, tem aparecido marcas de nicho. São especializadas em segmentos dentro de um lifestyle”, diz Ana Costa, diretora de Acadêmico e Conteúdo da ABIESV, que foi mediadora do evento online, que pode ser conferido na íntegra no vídeo abaixo:

 

Foto de abertura: William Guimaraes (@willguima)