ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Realizando sonhos e entregando resultados através do VM

Realizando sonhos e entregando resultados através do VM

09 set 2021

*Por Sonia Paloschi

Visual Merchandising é sem dúvida uma tarefa que agrega pessoas, ideias, momentos de compras e principalmente resultado. Foi pensando nisso que, depois de mais de um ano, falei presencialmente sobre este assunto tão intrigante e desafiador no evento ABCasa.

A pandemia nos levou para um estado de confinamento onde a casa foi o espaço agregador e muitas pessoas passaram a ver o seu lar de maneira diferente. Muitos procuraram ter mais aconchego e um espaço diferenciado.

As pesquisas revelaram que, neste período, houve um aumento das vendas e que elas foram acontecendo no ambiente físico, mas principalmente no online. Então, falar de VM foi levar para os empresários do setor a manutenção na loja física, a continuidade da busca do aconchego e um PDV com diferencial, que sempre foi fundamental, mas que agora é notória a sua importância, mantendo e até aumentando este resultado positivo.

Ir às compras vai além de adquirir um bem. É transformar esta necessidade em desejo. E isto pode acontecer em um ambiente onde se transmita a mensagem da marca para o seu cliente de maneira agradável e com uma experiência inovadora.

Quem dá as cartas? Arquitetura ou VM? Ter sempre a certeza que estas duas áreas se complementam, onde a arquitetura leva para a marca sua concepção de espaço e o VM transforma seu produto em algo que o cliente queira adquirir, com um valor acima do preço cobrado.

Ao entrar no ambiente da loja, fazer com que o consumidor se sinta dentro de uma casa, levando todas as sugestões para aquele cliente que o lojista conhece e consegue se comunicar. Vender lar, decoração, presentes é mais do que vender produto, é vender o sonho do melhor ambiente na sua casa.

Em VM não existe certo ou errado e sim uma comunicação direta entre produto e cliente e que ao expor este produto na loja ele seja soberano, não pode simplesmente ser colocado, mas sim elevado ao status da importância que cada um dos itens pede.

Cada marca tem sua identidade através do PDV e está comunicação é sem dúvida responsabilidade de um trabalho integrado, na qual o VM vai além da vitrine e cada decisão a respeito deve fazer parte da estratégia do Marketing, compras e da operação da loja, ou seja, conhecer na sua totalidade a marca para se estabelecer no mercado.

Uma loja bem iluminada, trazendo esta linguagem mais aconchegante. Trabalhar as cores, conhecer os produtos e fazer com que converse com os clientes é função do VM e, apesar de muitas vezes o varejo não perceber isto, acredito que estamos no caminho.

Claro que todo este trabalho tem alguns objetivos, como deixar a loja mais bonita, mais aconchegante, mais fácil de comprar, ter a sensação de um ambiente agradável, mas acima de tudo a busca do resultado, promovendo a fidelização do cliente e o sucesso nas vendas.

Falar de VM pós-pandemia com certeza é um desafio, que estamos encarando e certos de que o varejo está se alinhando a esta necessidade, com sensibilidade e objetividade.

Agora é dar continuidade a este elemento fundamental que é o encontro de pessoas e ideias para levar ao cliente o melhor que cada varejista pode e deve dar.

Boas vendas!

*Sonia Paloschi – é diretora de Visual Merchandesing da ABIESV, coordenadora do Comitê de VM da entidade e diretora do Grupo Purchase Comunicação e Marketing. Palestrou sobre o tema “Encante e Venda Mais’, na ABCasa, evento realizado no início do mês de setembro.

Foto de abertura: Schirmann/VM Sonia Paloschi