ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO

Raia Drograsil e Gunnebo Gateway: O maior projeto de prevenção de perdas de drograrias

21 jun 2016

A Raia Drogasil, a maior rede de drogarias do país, de acordo com o ranking da Abrafarma, em parceria com a Gunnebo Gateway Brasil (www.gateway-security.com.br), anuncia o maior projeto de prevenção de perdas do país. Até o fim do ano, as quase mil lojas da rede passam a receber produtos já com as etiquetas antifurto fixadas nos itens de maior risco. Com esse procedimento, conhecido por etiquetagem na origem, a tecnologia que protege as mercadorias contra furtos e extravios, entre outras ocorrências, é introduzida na linha de produção ou de distribuição do fabricante. Dados da mais recente Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, realizada pelo Provar, revela que 22% das farmácias e drogarias utilizam a etiquetagem na origem. “Historicamente, a adoção desse instrumento de prevenção de perdas proporciona redução dos custos operacionais em 20% e aumento de até 70% nas vendas”, destaca Luciano Raposo, diretor Comercial da Gunnebo Gateway Brasil, líder no país em soluções tecnológicas para a proteção eletrônica de mercadorias no varejo e uma das maiores companhias do mundo na área de segurança.

Esses ganhos, de acordo com o diretor da Gunnebo Gateway Brasil, são possíveis pois, com a utilização das etiquetas antifurto, os produtos considerados de alto risco (protetor solar, cosméticos finos e lâminas de barbear, entre outros) bastante visados por pessoas mal-intencionadas, deixam de ficar confinados e são expostos com segurança ao alcance das mãos do consumidor. “Outro benefício é a redução do tempo gasto pelos funcionários no processo de etiquetagem até então realizado no interior da loja”, completa Luciano Raposo. Segundo o gerente de Prevenção de Perdas da Raia Drogasil, Anderson Ozawa, entre 8% e 10% dos chamados produtos de alto risco e com maior preço de venda da rede já sairão das indústrias com as etiquetas de segurança.

Finame e padronização de tecnologia – A parceria da Raia Drogasil com a Gunnebo Gateway Brasil inclui também a padronização da tecnologia utilizada em toda a rede. No caso, a tecnologia acusto magnético (AM), cujas principais vantagens são: a possibilidade de desativação e reativação das etiquetas antifurto, níveis de detecção elevados e imunes a alarmes falsos. A parceria entre as empresas prevê ainda a implementação de outras soluções inovadoras de segurança, como: equipamentos de CFTV IP, alarmes monitorados, software de controle de furtos no PDV e cofre inteligente. “O acordo também contempla  o treinamento dos funcionários sobre a utilização da tecnologia para a prevenção de perdas. O equipamento em si é uma ferramenta que depende da ação diária dos colaboradores, que devem estar atentos, por exemplo, às operações e às atitudes suspeitas na loja. É uma cultura que deve ser alimentada sempre”, explica Anderson Ozawa.

Um dos fatores determinantes para o negócio foi a disponibilização de aquisição dos ativos através do FINAME, com linhas de financiamento para a compra de equipamentos novos fabricados no país e inclusos no Cadastro de Fornecedores Informatizados (CFI). “Investimos por anos em nossa fábrica no Brasil para nacionalizar nossos produtos e isto se tornou um dos fatores chaves para o fechamento deste tipo de negócio. A Gunnebo Gateway Brasil foi a primeira e, até o momento, a única companhia do setor a ter seus equipamentos homologados pelo BNDES Finame”, diz Luciano Raposo.