ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Quem são as gerações Y e Z?

Quem são as gerações Y e Z?

30 out 2020

Você conhece bem o público Z — nascidos entre 1995 e 2010 (7 a 22 anos)? Sabe o que gostam de consumir e seus hábitos? E o que consome o público Y – nascidos de 1980 a 1994 (26 a 40 anos)? Nesta entrevista pingue-pongue, a especialista em comportamento de consumo e em gestão de PDV, Ana Costa, diretora de Acadêmico e Conteúdo da ABIESV, explica a respeito e dá boas dicas de estratégias que as marcas podem adotar para atrair essas gerações. Graduada em Gestão Estratégica de Moda, com MBA em branding e pós em trade Mkt e em Neuromkt, Ana também ministra aulas e palestras sobre todas essas áreas.

  1. Quem são esses consumidores da geração Z? Nascidos junto à tecnologia, mostram-se mais exigentes e querem marcas sustentáveis — meio ambiente e causas sociais?

A.C. – Os nativos da Geração Z constituem o primeiro agrupamento de indivíduos que nasceu digital, conectado, móvel e que nunca viu o mundo sem internet. Prever, antecipar e simplificar são suas características marcantes. Viver completamente imersos em tecnologias e redes dá a eles muita flexibilidade, se mobilizam para se comunicar e estimular ações em um nível nunca praticado ou experimentado por nenhuma geração. Outra característica: são pragmáticos, adeptos do pensamento lógico e autodidatas. São conservadores, no sentido de serem ativistas, compassivos e ponderados.

A geração Z prefere marcas socialmente responsáveis e que se posicionam a favor de causas sociais – desde que o discurso seja autêntico.

  1. A geração Y se enquadra nestas mesmas características? Caso não, no que se difere?

A.C. – Geração Y, os millennials são fascinantes: estão sempre conectados, são questionadores, priorizam a experiência em detrimento da posse, são embaixadores da sustentabilidade. Essa geração cresceu em uma época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica, e facilidade material, e efetivamente, em ambiente altamente urbanizado. Uma geração familiarizada com a baixa durabilidade e efemeridade dos produtos, em um ambiente volátil, protagonizou a queda de diversas profissões e a relativização de outras, a lógica do trabalho adquiriu novo significado e grau de comprometimento.

     3. Quais são os atributos das marcas mais valorizados pelas gerações Z e Y?

A.C. – Os Zs chegaram ao mercado de consumo ancorados no desapego à posse, isto explica o sucesso de Uber, Netflix e Spotify. A geração X, que entrou para a história como a geração Coca-Cola, adorava marcas e sonhava em fazer carreira em grandes multinacionais e bancos de investimento. Os Ys, como resposta, detestam marcas e também não querem saber de fazer carreira. Cultuam as startups. Os Zs dão um passo atrás. Não veem problema em gostar de marcas ou em fazer carreira, desde que os produtos e as empresas sejam condizentes com sua visão de mundo.

A geração Z prioriza a realidade e a transparência, abandonando a ânsia por imagens perfeitas e padrões de beleza inatingíveis, e buscam visões realistas e conteúdos mais honestos.

    4.O que consumidores dessas gerações Z, Y mais consomem?

A.C. – A Geração Z quer um mundo melhor, se preocupa com sustentabilidade, alimentação orgânica e veganismo. São mais responsáveis.   A Geração Y acha importante que as empresas sejam socialmente responsáveis, em vez de apenas lucrarem. Está cansada das grandes e gananciosas corporações e ainda está em recuperação da recessão financeira de 2008. Eles gostam de marcas que apoiem comunidades locais. A Y quer estar envolvida na produção, estão interessados em ajudar as empresas a desenvolver futuros produtos e serviços. Cocriação.

Ao consumir notícias, preferem autenticidade ao conteúdo. Eles precisam confiar na plataforma antes mesmo de lerem o que é produzido. Os blogs tendem a ser mais verdadeiros e comandados por poucas pessoas. A Geração Y se conecta melhor com indivíduos do que números. É uma geração que acredita que a publicidade não é autêntica – é por isso que TV em streaming online e os bloqueadores de propaganda no Facebook e no Youtube fazem tanto sucesso.

A geração Z possui um poder de compra significativo e personalização é a palavra-chave para conquistá-la. Os dispositivos móveis são os meios favoritos de navegação e, apesar da preferência por transações online, a Geração Z valoriza muito a experiência nas lojas físicas, aumentadas pela tecnologia.

  1. Como atingir essa geração Z? O que ajuda na estratégia das empresas para atingir esses públicos? Qual passo a passo para criação de um plano neste sentido?

A.C. – Estratégias que as marcas podem adotar para se conectar com a geração Z:

  1. PRIORIZE AS REDES SOCIAIS
  2. PERSONALIZE SEM FERIR A PRIVACIDADE
  3. ADOTE UMA CAUSA PARA VALER

   6. Essas gerações são fiéis às marcas igual a geração X (adultos de 30 a 45 anos)?

A.C. A Geração Y é leal às marcas que consomem, quanto mais cedo se estabelece uma conexão forte melhor para as empresas, porque estes indivíduos continuarão a usar seus produtos conforme forem envelhecendo.

Foto da Abertura: Freepik