Pratique a Clientividade
A Pílula do Varejo desta semana traz a quarta e última dica assinada por César Souza, considerado um dos maiores experts brasileiros em Estratégia, Liderança e Cultura da Clientividade. Acompanhe semanalmente as nossas Pílulas no site da Abiesv.
Pratique a Clientividade
Isso mesmo, “Clientividade”, uma palavra que não existe…
Você certamente está mais acostumado com os termos “competitividade” e “produtividade”. Um se refere a competidores e outro a produtos.
Criei o conceito e a metodologia da “Clientividade” baseando-me em uma palavra que não existia justamente para provocar um descondicionamento dos pensamentos e práticas ultrapassados da era Industrial.
Pare de pensar nos produtos e nos competidores. Pense no que interessa, na razão de ser de nossa vida e de nossas empresas: O Cliente, nosso verdadeiro empregador, aquele que paga nossos salários e bônus, que tem o poder de recrutar e admitir quando está satisfeito, e por isso compra mais e gera empregos. Ou que pode demitir quando está insatisfeito e deixa de consumir nossos produtos ou serviços.
Mas como praticar a Clientividade? Em primeiro lugar não se trata de um conjunto de técnicas e ferramentas. A ideia passa longe do marketing tradicional, que ainda pensa nos 4Ps (produto, preço, promoção e place, que significa distribuição) e esquece o cliente.
A Clientividade é uma questão de atitudes e posturas. Resgata a possibilidade de humanizar a relação com os clientes. É a chave da Competitividade.
Entre na comunidade da Clientividade! Bem-vindo à Era do Pós Marketing! A Era da Paixão por Encantar Clientes!