ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Porque visitar a Euroshop Fair 2020 e o que não pode perder

Porque visitar a Euroshop Fair 2020 e o que não pode perder

13 dez 2019

A Euroshop, maior feira do mundo voltada ao varejo, será realizada de 16 a 20 de fevereiro de 2020, na cidade de Dusseldorf, na Alemanha. Acontece a cada três anos. Em 2017 foram 2.368 expositores, de 61 países, 113.906 visitantes, 18 pavilhões, em uma área de exposição de 127.598 m2. O acesso de qualquer lugar da cidade e mesmo de regiões dos arredores é fácil e seguro por metrô e trem.

A feira apresenta as tendências e inovações para a área de varejo em diversos segmentos. Cada pavilhão tem um tema diferente: iluminação, visual merchandising, equipamentos, tecnologia, marketing e store design, entre outros. Paralelamente são realizados congressos e palestras.

“Imagine quanto network acontece durante a feira, e com pessoas do mundo todo. O interessante é que a delegação brasileira é uma das maiores. Os estandes apresentam produtos e serviços inovadores e são muito inspiradores na sua construção, forma, cor e materiais. E têm pessoas atendendo em diferentes idiomas, inclusive em português”, diz Endrigo Pontes, cofundador da Vitrail, especializada em Visual Merchandising.

Como a feira é muito grande, Pontes recomenda criar um roteiro partindo do que é mais relevante. “O site da Euroshop (www.euroshop-tradefair.com/storefinder) tem todas as informações necessárias para o roteiro”. O especialista também indica ficar ao menos dois dias inteiros na feira e usar calçados confortáveis, pois a caminhada é grande.

Há associados da Abiesv que marcam presença na feira, como o escritório de arquitetura Kawahara & Takano, que, em 2020, terá um estande na Vila dos Arquitetos. “Participamos da feira para ampliar relacionamento com os próprios varejistas brasileiros, que sempre participam”, afirma Rosely Kawahara, sócia-diretora do escritório de arquitetura de negócios que tem projeção internacional. A KT Retailing irá apresentar seus projetos mais recentes: Riachuelo, Mobly e Tramontina, entre outros. O CEO do escritório, Julio Takano dará duas palestras na Euroshop.

Sonia Paloshi, diretora de VM da Abiesv, e sócia-diretora da Purchase Comunicação e Marketing, aconselha a quem for à Euroshop aproveitar para assistir aos debates, “serão mais de 600 palestrantes e mais de 500 palestras temáticas, que valem a pena, pois são apresentadas muitas inovações e serviços, o que há de mais avançado”.

Além da Feira

“Dusselfort é um dos centros comerciais alemães mais importantes, com uma grande diversidade de setores, com novos conceitos de lojas revolucionárias. Todos se encantam com a cidade”, conta Sonia.

Endrigo Pontes recomenda aproveitar a viagem e visitar o centro da cidade. “Observe como as pessoas se comportam, como consomem, como são as lojas, restaurantes e o que oferecem de novidades, em produtos, serviços e tecnologia. Visite locais de segmentos diferentes da sua atuação, é sempre inspirador. Visite galerias de artes e museus, faz parte do aprendizado e da imersão”, sugere. Segundo o especialista, há algumas cidades próximas a Dusseldorf com acesso fácil de trem e que vale a pena conhecer, como Colônia, Frankfurt e Berlim.

“Este ano as delegações brasileiras estão incluindo em seu roteiro a cidade de Madri, que promete ter muita novidade sobre o varejo. As vantagens de ir com delegações são as visitas em lojas e até em empresas locais, com horário marcado e um responsável exclusivo para apresentar cada detalhe”, conta. “Mas é possível também ir de forma independente e aproveitar. Eu mesmo já fui a duas edições e foi bem proveitoso”.

Uma das opções de delegações para a Euroshop é a Visual Merchandising Retail Design – VMRD, uma parceria entre Ronald Nossig, sócio-fundador da Oasis Lab, com experiência de mais 10 anos na coordenação e formação de delegações internacionais de varejo; Marcos Andrade, CEO da Expo Manequins, presidente da Abiesv, que concede palestras nacionais e internacionais sobre temas que permeiam sua ampla vivência no varejo; e Julio Takano, CEO da Kawahara & Takano, conselheiro da ABIESV e da SBVC – Sociedade Brasileira do Varejo de Consumo.  Trata-se de um grupo focado em criar um fórum de antecipação de tendências, através de viagens técnicas de pesquisas, workshops e congressos voltados para o varejo. Mais informações:  https://vmrd.com.br/.

Se não for à Euroshop

Caso não consiga ir à Euroshop, fique sossegado, pois várias associações brasileiras e empresas de consultoria, arquitetura e Visual Merchandising fazem eventos pós-Euroshop, para apresentar um resumo de tudo o que foi visto.