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Foco no consumidor e na sustentabilidade aconselham executivos de alto escalão na NRF 2022

Foco no consumidor e na sustentabilidade aconselham executivos de alto escalão na NRF 2022

21 jan 2022

Entre os altos executivos que palestraram na Retail’s Big Show, promovida pela  National Retail Federation – NRF, em Nova York, chamaram muito a atenção as falas de Patrice Louvet, CEO da grife norte-americana Ralph Lauren, conhecida por suas luxuosas camisas polo; e John Furner, presidente e CEO do Walmart nos Estados Unidos.

“Não estamos no mercado do luxo estamos no mercado dos sonhos.  Vamos abrir mais lojas, acreditamos no poder delas, mas queremos os novos consumidores e usamos  tecnologia e inovacão, com experimento para nos engajar com este público”, afirma Louvet.

O executivo diz que a marca está investindo para entregar valor a seus funcionários, consumidores, comunidades, parceiros e investidores em todo o mundo. E entre as inovações da Ralph Lauren está o investimento na produção personalizada de peças sob demanda.

Evidentemente isso exige o uso de ferramentas digitais, já que as fábricas fazem altas produções para muitos clientes. O trabalho personalizado requer muito mais investimento em tecnologia para a criação de um produto específico feito para uma pessoa. Os novos objetivos da marca incluem, até 2025, o uso de 100% de materiais obtidos de forma sustentável, incluindo o algodão.

John Furner, CEO do Walmart (fundada em 1962), nos EUA, e presidente do conselho da National Retail Federation (NRF), ressaltou em sua palestra sobre a importância dos varejistas entenderem as mudanças dos seus consumidores para que possam atendê-los, “pois se o cliente de uma marca achar algo melhor ele vai embora. Hoje as pessoas querem comprar como e onde acharem ideal, gostam do online e, também, de visitar a loja física. “O próprio Walmart relatou um aumento no tráfego de lojas nos últimos trimestres”, afirma Furner, que lidera mais de 1,5 milhão de funcionários e é responsável pela performance de mais de 4.700 lojas.

Diversidade e inclusão estão na estratégia da empresa, onde cerca de 56% das novas contratações são pessoas negras; 44% das pessoas que foram promovidas à gerência no ano passado são mulheres – dessas 39% são negras e 18% latinas. Para cumprir a meta de emissão zero até 2040, o Walmart se aliou a parceiros externos, incluindo The Nature Conservancy. Só cerca de 5% da pegada de carbono da empresa se deve às próprias operações do Walmart; os outros 95% vêm de seus fornecedores.

Com a pandemia, Walmart precisou fazer adaptações, inclusive com o objetivo de ajudar a comunidade. Começou a fazer testes e aplicar vacinas em curto prazo. “A indústria do varejo precisa se unir e trabalhar para ajudar a sociedade, com foco na sustentabilidade”, acredita Furner.

Legenda da foto de abertura: A jornalista Sara Eisen conversa com Patrice Louvet, presidente e CEO da Ralph Lauren, na Retail’s Big Show

Crédito: divulgação NRF